Reprodução/redes sociais

Metade dos venezuelanos paga propina para ter serviços públicos

23.09.19 18:56

O relatório sobre corrupção na América Latina e Caribe publicado pela Transparência Internacional nesta segunda-feira, 23, aponta que 50% dos venezuelanos afirmaram ter pago propina para ter acesso a algum serviço público nos últimos doze meses. É o valor mais alto em toda a região. No Brasil, 11% dizem tal coisa.

Na Venezuela, é comum que os cidadãos tenham de pagar algo “por fuera” para ser atendido em um hospital, receber uma cesta básica do governo ou obter um documento. Os valores são cobrados sempre em dinheiro vivo, em notas de dólares. Os funcionários da ditadura de Nicolás Maduro costumam ser rigorosos e muitas vezes recusam notas amassadas ou muito usadas.

Para obter um passaporte, a propina pode ser de 1 mil dólares. Mas o salário mínimo no país é de apenas 2 dólares.

“Com os venezuelanos ganhando apenas 2 dólares de salário mínimo, eles começaram a ver como poderiam obter algo a mais para sobreviver. Funcionários públicos então passaram a comercializar os serviços que eles deveriam oferecer gratuitamente para a população”, diz o venezuelano Feliciano Reyna, presidente da ONG Acción Solidaria, que defende o direito dos venezuelanos à saúde. “A corrupção na Venezuela não é algo novo, mas ela se exacerbou com a situação geral de pobreza e de desvalorização da moeda.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. nOS ANOS 1990, logo após a saida do ORTEGA do poder na Nicaragua, tudo ainda funcionava na base da propina. habito da ESQUERDALHA NO MUNDO TODO . um amigo meu GASTOU 11MIL DOLARES PARA RESOLVER PROBLEMAS DE SUAS TERRAS LÁ, CONFISCADAS PELOS SANDINISTAS.. E ORTEGA "depenou" o Banco Central da Nicarágua antes de sair !!! foi o que ouvi LÁ em 1990!!! onde entra a ESQUERDA é o que acontece !!!

  2. O pior é que há milhares de "progressistas" que defendem, em nosso país, esse regime regressivo de Caracas. Como diria Nelson Rodrigues, o subdesenvolvimento não se improvisa - é obra de séculos.

  3. Muito triste, mas queira ou não isso é próprio do ser humano, não de todos, mas de uma grande parte, seja pobre ou seja rico!

  4. Venezuela de hoje seria o Brasil do futuro, caso a seita criminosa e corruPTa fosse mantida no poder. Os dois anos de governo Temer foram apenas a continuação (em escala pouco reduzida) do desastre da canalhada petista. Afinal, o vice da dementA foi escolhido - com reprise - pelo AliBabá-mor presidiário. Ademais, dezesseis anos de dilapidação não podem ser recuperados em 10 meses. Outrossim, com esse congresso composto por maioria de facínoras e oportunistas, já avançamos muito.

    1. A dementA foi impeachada de comum acordo com os canalhas do partido dela , e por todos os bandidos que queriam se livrar da Lava Jato. Ela era muito burra, porém orgulhosa, e não aceitava opiniões. Se achava a máxima! Se o Aécio tivesse sido eleito, a história seria outra... estaríamos nós uma Venezuela!

  5. Onde estão os esquerdopatas que não se unem para levantar a Venezuela, manda os médicos cubanos para lá, cria o mais médicos venezuelanos! O que sobrou do trabalho desses esquerdopatas incluindo os petralhas e suas ramificações tipo PSOL PCdoB PSB é o Brasil com o problemas que tem, ter que receber esse pessoal trazendo doenças e problemas! PT raça maldita!

  6. É mentira. A Greta não sei das quantas não denunciou a Venezuela na ONU. Então podemos concluir que é mais uma intriga neo-fascista da extrema direita.

    1. Observador, pode até ser sarcasmo, mas já cansei de ver comentários desse naipe por aqui, feitos por esquerdalhas legítimos!

    2. É mais um petralha convicto. O pior cego é aquele que não quer ver.

  7. A esquerdalha deveria ir para a Venezuela ajudar o povo com a solidariedade que tanto prega. E nós ficaríamos livres dessa praga.

Mais notícias
Assine agora
TOPO