Latitude #58 - Boric aos trancos e barrancos. Arte: O AntagonistaLatitude #58 - Boric aos trancos e barrancos. Arte: O Antagonista

Latitude#58: Boric aos trancos e barrancos

30.12.23 18:00

A quase três meses de completar dois anos de mandato, o presidente do Chile, Gabriel Boric, tem vivido aos “trancos e barrancos”.

Essas foram a expressões que usou o cientista político Rodolfo de Camargo Lima, da Universidade Católica de Temuco, no Chile, na edição do podcast Latitude deste sábado, 30 de dezembro.

“Boric vem com uma aprovação relativamente ruim no último ano. Ele vem com dificuldades para governar e emplacar as suas reformas”, disse Lima.

“Ele optou por fazer um governo minoritário, teve problemas com ministros chave, que acabaram entrando em polêmicas ou tiveram derrotas significativas em projetos de lei e reformas. Então, o governo Boric vem aos trancos e barrancos”, acrescentou.

A mudança da Constituição chilena, talvez a mais importante reforma proposta por Boric, mesmo desde as eleições de 2021, se arrastou por dois anos de mandato presidencial sem sucesso.

Duas Assembleias Constituintes foram convocadas e nenhuma conseguiu aprovar uma nova Carta Magna, que precisava passar por referendo popular.

A última tentativa, rejeitada em votação em 17 de dezembro, acabou ironicamente se tornando um alívio ao governo Boric.

Afinal, ela foi elaborada por uma Constituinte controlada pela oposição conservadora e continha propostas controversas, como a restrição ao direito ao aborto.

“O resultado da Constituinte dá um pequeno fôlego ao Boric. O governo sai fazendo um chamado a união nacional, levantando pontos de possibilidade de reformas legislativas ou mesmo constitucionais pela via da política tradicional”, afirmou Lima.

“Então, é um pouco uma tentativa do Boric de costurar e tentar buscar um meio-campo de acordos, e ganhar algum fôlego ou inclusive algum projeto com base nesse processo”, acrescentou.

Lima, que também é um pesquisador do Itamaraty no Chile, ainda comenta a história da Constituição chilena, a diplomacia de Boric em comparação à de Lula e as principais questões sociais chilenas pós-protestos de 2019.

Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:

https://assine.oantagonista.com.br/

Assista ao Latitude completo abaixo:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Luladrão é irrelevante no cenário internacional. Ele é um pelego, um bêbado que apareceu como um personagem exótico, do tipo um chimpanzé que toca violão

Mais notícias
Assine agora
TOPO