Gage Skidmore via Flickr

Latitude#78: Tribunal virou palanque para Donald Trump

19.05.24 12:11

A obrigatoriedade da presença do republicano Donald Trump nos tribunais este ano não atrapalhou suas ambições presidenciais.

Pelo contrário, as notícias constantes de Trump se defendendo em processos diversos melhorou sua posição nas pesquisas de intenção de voto. Hoje, o republicano se sai melhor que o presidente democrata Joe Biden em cinco dos seis estados-pêndulo.

Em março do ano passado, quando começaram esses processos todos na Justiça, a análise predominante era que Trump estaria acabado. Mas, desde 2016, a gente já não pode mais alegar surpresa com Donald Trump. O que nós aprendemos com ele, há tempos, é que funciona muito para ele a ideia do ‘falem mal, mas falem de mim’. Ele tem uma capacidade tremenda de ficar no centro das atenções e de sugar todo o oxigênio político. Só se fala no Trump”, diz Carlos Gustavo Poggio, professor de ciência política do Berea College, no estado americano de Kentucky.

Entendo isso, o Trump ia ao tribunal como uma parada de campanha. O tribunal para ele nada mais é do que um palanque. O que aconteceu foi exatamente o contrário do que os analistas estavam falando“, diz Poggio. “E ele ainda conseguiu colar a ideia de que ele é um perseguido do sistema.”

Poggio acaba de lançar dois livros em português, O Império Ausente e Política dos EUA.

Na conversa para o Latitude, ele também falou sobre a importância que a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas pode ter na eleição presidencial de novembro e sobre a questão da imigração, que está sendo muito explorada pelos republicanos.

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da Revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Assista a um trecho do Latitude abaixo:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO