Jornais estrangeiros dão pouco destaque ao Sete de Setembro, mas citam ‘risco à democracia’

07.09.21 15:40

Os principais jornais do mundo não deram destaque às manifestações do Sete de Setembro realizadas em várias cidades do país. Os atos de caráter golpista organizados pelo presidente Jair Bolsonaro, com a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal e a destituição de parlamentares e ministros do STF, tiveram pouco espaço nas capas de veículos estrangeiros nesta terça-feira, 7.

O americano New York Times adotou um tom crítico e, citando especialistas, escreveu que os atos do Sete de Setembro podem ser podem ser o “prelúdio de uma tomada de poder”. O jornal fez um paralelo das ofensivas antidemocráticas de Jair Bolsonaro com a invasão do Capitólio, articulada pelo ex-presidente americano Donald Trump. Para o NYT, o Sete de Setembro é uma reação de Bolsonaro à queda vertiginosa de seu nome nas pesquisas eleitorais. A notícia apareceu na capa do site do New York Times nesta terça-feira, mas com pouquíssimo destaque.

O jornal inglês The Guardian mostrou na primeira página o confronto entre manifestantes e a polícia na Esplanada dos Ministérios, registrado na noite de segunda-feira, 6. O Guardian mencionou ainda especialistas que citaram o “risco à democracia”.

O americano Washington Post afirmou que o presidente Jair Bolsonaro busca um “show de força”, sob o risco de o “tiro sair pela culatra”. O jornal americano citou as ameaças de Bolsonaro contra a Suprema Corte, e os gritos da multidão contra o ministro Alexandre de Moraes.

O francês Le Monde afirmou que as manifestações do Sete de Setembro são uma “tentativa de mobilização” do presidente, que o veículo classifica como de “extrema-direita”. O jornal mostrou que dezenas de milhares de pessoas foram às ruas nesta terça-feira, sob a promessa feita por Bolsonaro de “escrever uma nova história”. Na capa do francês Libération, as manifestações brasileiras não tiveram espaço na capa, que dedicou manchetes apenas à suspensão do jogo entre Brasil e Argentina e a cirurgia do jogador Pelé.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A culpa da democracia brasileira encontrar-se em perigo decorre tao somente de um congresso pra la de omisso, mas submisso ao STF pelo fato de que a maioria dos membros tanto da camara quanto do senado federais terem processos no supremo e dependerem do julgamento dos sinistros, dai que a cumplicidade sempre prevalece, um nao condena o outro que nao condena um e correm pro abraco. So no Brasil. E continua tudo como dantes,no quartel de abrantes.

  2. A esquerda gosta é de roubar e mamar nas tetas do governo e do povo brasileiro. Inclusive os artistas e jornalistas. Acabou a mamata.

    1. Herbert, deixe o PATETA José em paz, ele é assim igual aos Bozobostas: apenas um doente mental.

    2. Somente os filhos do presidente tem o direito de mamar nas tetas, ou nas rachadinhas da república

  3. BOM MESMO SÃO KASSIO INDICADO PELO PP ,O AMIGODOAMIGODOMEUPAI QUE AJUDOU O 01 ,MENDES QUE DEU PROTEÇÃO AO LIRA ,ficha suja

  4. Por quê falar sobre um presidente que nem sequer consegue articular “ A Praça dos tres poderes”? Um Bozo perfeito com seus seguidores mugindo e carregando cartazes com dizeres em inglês. Que vergonha! Pobre de nós brasileiros. Além de conviver com uma pandemia e o custo de vida cada vez mais alto, ainda temos que suportar esse ignorante na presidência.

Mais notícias
Assine agora
TOPO