Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governo mantém regalias em agências reguladoras

16.04.19 14:01

O Ministério da Economia cedeu à pressão das agências reguladoras e manteve a funcionários comissionados desses órgãos o direito a regalias, como não bater ponto e receber auxílio moradia de 1,8 mil reais por mês quando são transferidos para outras cidades.

Em 27 de março, a pasta havia publicado portaria revogando uma outra, de 2000, que previa a equivalência dos cargos comissionados nas agências aos demais cargos de Direção e Assessoramento Superior, os chamados DAS, do Executivo. Na prática, essa equivalência garantia as regalias.

Diante disso, representantes das agências procuraram o secretário-executivo do ministério, Marcelo Guaranys (foto). Ex-presidente da Anac, a agência reguladora do setor de aviação civil, Guaranys acabou cedendo e publicou na semana passada nova portaria devolvendo os benefícios.

Procurado, o Ministério da Economia confirmou que foi procurado pelas agências reguladoras e que houve um entendimento de que a pasta não tinha dado “atenção devida aos efeitos práticos” da portaria de 27 de março.

“O ministério explicou às agências que não era a intenção enfraquecê-las, muito pelo contrário, a intenção é fortalecê-las. Por isso, a portaria foi revogada”, afirmou o secretário-executivo em nota enviada a Crusoé.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já vi vários comentarios que houve um concurso para Anac. A dois anos atrás aAgencia chamou poucos concursados qual o motivo? Se tem comissionados por não os concursados? Tem que rever essas nomeacçoes.

  2. Fica cada vez mais difícil acreditar que o Brasil tem solução. Jamais venceremos o corporativismo que tudo faz para beneficiar apaniguados com o dinheiro do contribuinte. Se não estão satisfeitos demitam-se e não fiquem aumentando os penduricalhos.

  3. Governo mediocre q reune condiçoes de continuar, ate pq nao sabe o q quer. Ao admitir todas essas regalias pra esses funcionários podemos deduzir q por via diversa é tão corrupto como os anteriores. Afinal, se a uniao paga e o pessoal faz como quer, a união os esta corrompendo ou eles estao corrompendo a uniao. Podem dizer o q quiserem, mas a uniao é o patrao e exige o serviço, se nao vem, ou nao vem na medida exigida, é corrupçao. O resto é lorota!

    1. Imagino que nessa estrutura haja um corpo funcional qualificado que, agindo de outro modo, poderiam sentir-se tentados a trocar o governo pela iniciativa privada. Nem sempre os funcionários públicos concursados detém toda a expertise necessária para a condução dessas agências reguladoras, sendo necessária a contratação de funcionários extra-quadro, com cargo em comissão. O rapaz que se denomina "Anarquista" tem medo de mostrar a cara porque sua motivação nos comentários é parcial e ideologizada

    1. Também sou da área de saúde e nunca ví nada de elogiável na atuação da ANS. O que de fato estas agências reguladoras são é cabide de emprego.

  4. ja que mantiveram as regalias, deveria agora cobrar mais trabalho serio e diretrizes de trabalho, para essas agencias que ate aqui serviram apenas para as empresas que elas deveriam fiscalizar

  5. Os Ministérios aos quais as Agencias são vinculadas me parece uma atribuição em duplicata. Ou Ministérios ou Agencias Reguladoras. Chega de embromação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO