Reprodução/YouTube/PLValdemar com Bolsonaro: dono do PL quer um puxador de votos

Fundo limitado e bancada inflada: deputados do PL temem falta de dinheiro em campanha

01.01.22 18:02

Ao filiar Jair Bolsonaro ao PL, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, tinha um objetivo fixo na cabeça: fortalecer a bancada na Câmara, já que o número de deputados federais está diretamente atrelado à fatia do fundo eleitoral a que cada legenda tem direito. O raciocínio é simples. Com Bolsonaro candidato à Presidência da República pelo partido, o PL elegerá mais deputados do que sem ele.

Mas o ingresso de Bolsonaro, oficializado em novembro, trouxe um outro problema de divisão de verba, que pode fazer até mesmo com que antigos deputados deixem a legenda. Isso porque, em 2022, o PL poderá usar um fundo eleitoral equivalente à eleição de 33 deputados, que foi o número de cadeiras que a sigla conseguiu em 2018. E a expectativa é que a legenda, que já conta hoje com 44 deputados — nove ingressaram no PL no decorrer do mandato — chegue a 65 em abril, com a abertura da janela partidária e a entrada de políticos bolsonaristas.

Ou seja, além de ter que reservar parte do caixa para a eleição presidencial, o PL deverá ter cerca de 65 deputados querendo se reeleger em 2022, mas podendo fazer uso de um fundo eleitoral compatível apenas com a metade da bancada. Resumindo: tem parlamentar antigo no partido temendo receber pouco dinheiro para a campanha. Alguns até já manifestaram a Valdemar a preocupação, com o argumento de que “antiguidade é posto”. Eles pleiteiam uma fatia do fundo eleitoral mais generosa do que a que será destinada aos recém-filiados ao partido.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. com a chegada dos gafanhotos bolsonaristas vai faltar dinheiro para a campanha dos nobres deputados do PL. a autofagia vai rolar.....

  2. . o ruim é que se lavar mais volta prá cadeia afinal o PL agora se opõe ao ladrão com quem prontificou . eita povim de memória curta.

  3. Um raciocínio rápido. De 33 subiu para 44, podendo chegar a 65. Digamos que 50% do valor do fundo, será gasto com a campanha presidencial, que terá entre 15% e 25% dos votos, gasto esse que não tiveram na eleição passada. Realmente o mensaleiro Valdemar está focado apenas no presente, na chave do cofre. Moro Presidente 🇧🇷

  4. “Calendário das Eleições 2022 é aprovado pelo TSE Primeiro turno será dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro“ (faltam só 9 meses para nosso país nascer tão bonito e renovado que todo mundo vai querer ser da mesma família e festejar um grande Revéillon!

    1. será mesmo? una nação tão dividida tem tudo para ser mais una vez algoz de si mesma .. que Zeus nos proteja.

  5. E preparem seus pescoços sangue-sugas.... a coisa toda se inverterá: NÓS ELEITORES é que seremos os DRÁCULAS DA FAXINA GERAL DAS URNAS!!! 🧛‍♂️🧛‍♀️😆😆😆😆😆😆 🧛‍♀️🧛‍♂️🧛‍♀️🧛‍♂️🧛‍♀️🧛‍♂️🧛‍♀️

  6. Kkkkkkkkkkkk. Os delinquentes brigarão até a morte por umas migalhas…Acabarão perdendo seus mandatos pois não terão dinheiro para comprar votos de outros delinquentes.

    1. Nem 30% dos que se elegeram na onda bolsonarista vão conseguir se reeleger.

    2. Quem briga por migalhas somos nós ! Eles tao rico p carai…

  7. Que gastem os seus próprios recursos; já não basta tanta roubalheira, corrupção, fundo eleitoral, negociatas de gabinetes e todo tipo de contravenções? É muita hipocrisia.

    1. Esqueceu do orçamento secreto, a maior roubalheira...

Mais notícias
Assine agora
TOPO