Agência Brasil

Funai demarcada

12.12.18 17:01

O presidente eleito Jair Bolsonaro planeja tirar da Funai, a Fundação Nacional do Índio, a exclusividade de comandar as demarcações de terras indígenas no Brasil. A ideia discutida pela equipe de transição é criar um conselho interministerial para cuidar destes processos.

Os ministérios da Justiça, Defesa, Cidadania e Agricultura indicariam representantes para essa conselho, que seria coordenado pela pasta dos Direitos Humanos, da advogada e pastora Damares Alves (foto).

Atualmente, a Funai comanda todo o processo, e a demarcação é assinada pelo presidente da República.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando se pensa que os índios eram os verdadeiros donos destas terras...E foram dizimados, ou catequizados, até escravizados pelos colonizadores; depois cooptados por interesses escusos, é que se vê o desrespeito que o ser humano tem pelo seu semelhante.

  2. Entre índio e agricultor invasor de terra, fico com os índios. Até agora o capitão não falou o que fazer a com uma quantidade boa do seu eleitorado que leva a vida invadindo terra pública, explorando recursos naturais de forma ilegal e mamando no dinheiro público via subsídios. Para mim estes são tão ou mais corruptos que os petralhas.

  3. ÓTIMA IDEIA. A FUNAI TEM QUE TER SUA AÇÃO LIMITADA, NÃO HÁ NENHUMA DÚVIDA. CURIOSO É QUE A TURMA PETISTA VIVE PREGANDO DEMOCRACIA, CRIANDO GRUPOS PARA DISCUSSÃO, IMPLANTANDO COMISSÕES PRA TODO LADO (CLARO QUE APENAS PARA CRIAR CARGOS E REMUNERAÇÕES), MAS CERTAMENTE SE POSTARÁ CONTRA ESSA IDEIA, AFINAL ELES TÊM QUE SER CONTRA.

  4. Será o primeiro passo para melhor selecionar as terras a serem demarcadas, sem interesses espúrios estrangeiros nas riquezas do solo

  5. UFA!!! O Brasil é de todos nós, inclusive dos índios!!! Proteção ambiental, demarcação de terras indígenas (DA UNIÃO) com diretos para a união utilizar parcelas, com restrições e responsabilidades ambientais etc. Não existe uma nação indígena que foi invadida, onde os índios recuaram e sobrou algo do territorio deles.... TUDO foi invadido pelos portugueses, que expandiram nosso território até além do tratado de Tordesilhas (caso contrário, a amazônia ficaria com os Espanhóis e aí imagina?

  6. O Presidente eleito está certo. É muita terra para pouco índio e também muito poder para um órgão como a FUNAI onde já se viu muita tramoia acontecendo por lá que o povo não toma conhecimento.

  7. O ideal mesmo seria acabar com esta "fundação" que já perdeu a razão de ser. Nossos "índios" agora, querem cobrar pedágios, receber de garimpeiros, ajudar "ongs" contrabandear nosso ouro e diamantes, desconto em Hilux e antena parabólicas, aeronaves, etc.

  8. Tem que mudar essa gestão mesmo! Até hoje sempre as ONGs emplacaram os presidentes da funai! Toda demarcação feita até hoje só leva em conta o lado filosófico da funai. O índio é massa de manobra e barganha, e o produtor é o bandido! Ele não tem direito nem a indenização, e o juiz da questão é um antropólogo com a ideologia plantado para inviabilizar a exploração (minérios),obstrução (rodovias, portos ,hidrelétricas) e nos agronegócio a produtividade! Tudo coordenado pelas potências mundia!

Mais notícias
Assine agora
TOPO