Foto: @br_resistencia no XMilitantes do Nova Resistência durante ato em 7 de setembro

Departamento de Estado dos EUA investiga facção neofascista dentro do PDT

21.10.23 07:47

O Departamento de Estado dos EUA tornou público, nesta sexta-feira (20), um relatório especial com uma investigação sobre o Nova Resistência, um grupo de orientação neofascista com ligação pró-Rússia, instalada dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O governo americano acusa o movimento, braço nacional do movimento New Resistance, de serem exportadores de desinformação russa no país.

O grupo, alega o Departamento de Estado americano, atua em coordenação com Moscou para defender uma agenda pró-Rússia, alinhada com os preceitos de Alexander Duguin, considerado um dos mentores intelectuais da estratégia global de Vladmir Putin. Um dos eixos de atuação estaria na propaganda pró-Rússia na invasão da Ucrânia,

“Os esforços da organização não se limitam à coordenação política e à filosofia, estendendo-se também ao apoio a atividades paramilitares”, anota o departamento de Estado em seu sumário-executivo. “Além da propaganda aberta e da desinformação da Nova Resistência em apoio à guerra da Rússia contra a Ucrânia, a organização tem se envolvido em esforços visando mobilizar brasileiros a fim de lutar ao lado da Rússia e de seus representantes na região de Donbass, no leste da Ucrânia.”

Os americanos ainda acusam o grupo de atuar junto a uma Rede Sincrética de Desinformação, ligadas diretamente a Duguin e a outros nomes que são ou já foram próximas do Kremlin, como o do ex-chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin.

O relatório completo tem 27 páginas e fui disponibilizado apenas em inglês, e define o braço brasileiro como o mais avançado do grupo no mundo todo.

O grupo de extrema-direita está infiltrado dentro do PDT. No ano passado, o  líder do grupo, Raphael Machado, chegou a ser expulso da legenda — apesar de a legenda reconhecer ter dificuldades para encontrar e retirar os nomes ligados ao movimento pró-Rússia das suas fileiras. Não se sabe ao certo, hoje, quantos deles ainda estão ligados ao Partido.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou vendo propaganda da Prefeitura de São Paulo aqui no site da revista. Parece que aquela atitude anti-propaganda oficial, que deixava o site e a revista sem qualquer influência política via anúncios, que era ponto de honra para os fundadores Mario Sabino e Diogo Mainardi está indo pro brejo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO