Anderson Riedel/PR

Crise com militares preocupa embaixadas e afeta imagem do país no exterior

31.03.21 09:16

Embaixadas em Brasília acompanham atentamente a crise inaugurada por Jair Bolsonaro com a mudança no Ministério da Defesa e no comando das Forças Armadas. A situação “acende um alerta” em diplomatas estrangeiros encarregados de informar seus governos sobre a situação política brasileira.

A avaliação em parte das embaixadas estrangeiras em Brasília é que a turbulência política não colabora com a situação da pandemia no país, que por si só já é grave. Além da tensão com os militares, embaixadores também estão informando aos seus governos sobre os demais movimentos da reforma ministerial, já que o próprio Itamaraty está envolvido nas trocas de comando.

“Estamos com a respiração suspensa. Os acontecimentos inspiram muita preocupação”, diz um diplomata europeu, sob reserva. “A situação política é preocupante. Todos sabemos que ter um político encurralado é preocupante, porque ele pode se atrever a fazer qualquer coisa”, alerta outro funcionário de um país latino-americano, referindo-se às concessões de Bolsonaro ao Centrão. Uma ruptura no Brasil geraria “consequências para toda a região”, avalia outro diplomata de um país vizinho.

No exterior, embaixadores brasileiros foram procurados, de maneira informal, para explicar a situação. Os relatos chegaram aos ouvidos de auxiliares diretos do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu, inclusive, vi um tanque de guerra voando sobre BH em direção a Brasília. Deve ser por causa dessa matéria! kkkk. Palhaçada!!!

    1. NA seita do Antônio deve ter uns desenhos de tanques voando...

  2. Não dá pra entender a estratégia do pr. Nosso país não tem muita importância no cenário mundial. Só lembram da gente quando as florestas pegam fogo. Economicamente somos exportadores de comida. The end.

  3. A VENEZUELA É AQUI E AGORA . misterioso luar de fronteira, derramando no espinhaço quase um mar, clareando a aduana, VENEZUELA DONDE ESTAS ?? CANÇÃO NOTURNA--SKANK

  4. Desde o golpe militar de 1889, de golpe em golpe, o Brasil chegou na situação atual. Não é necessário muita inteligência para desconfiar que o caminho a seguir deve ser outro!

  5. Pô caras, o embaixador só contou pra vcs em off. Ele por acaso não perguntou pq vcs bandearam para o governo que em plena pandemia retirou 30 milhões da saúde e enviaram para gastar em publicidade entre eles o bloco de vcs. Respondam, sem enrolar. esse cala boca vai surgir

  6. A QUEM DE DIREITO, O QUE ESTAMOS ESPERANDO PARA TIRAR ESSE ERGÔMENO DA CADEIRA DE PRESIDENTE. (ESSES DOIS DEMÔNIOS ,LULA E BOLSONARO, ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL)

  7. Não acontecerá nada. Há duas razões. Primeira, o Bozo é incapaz de planejar e executar qualquer coisa, por isso foi expulso das forças armadas. Segundo, as forças armadas aprenderam que elas bala sabem e não foram preparadas para governar coisa alguma, basta ver o fiasco da gestão dos ex-militares no governo atual. A meta do Bozo é concluir o mandato e esperar que a memória curta do brasileiro o ajude a se reeleger. Simples assim!

    1. Concordo contigo 100%, o cara não serve nem pra gerente de posto de gasolina, não vai ter nunca a capacidade de dar um alto-golpe até porque as forças armadas são compostas por gente grande não vão embarcar nessa estupidez do pobre bozo...

  8. A questão jurídica é delicada, pois a ausência de parcialidade é imprescindível para um julgamento válido, pois integra um dos pressupostos de existência da própria jurisdição. De um juiz é considerado parcial sequer houve julgamento válido e o processo será anulado an ovo, desde as diligências por ele ordenadas na fase da inquisa. Mas a questão do mérito no que toca à suspeição é matéria do órgão jurisdicional que a julgou . Cumpra-se .

  9. Este Presidente, até agora é só vergonha! Já está claro que seu interesse é dominar a tudo e a todos. E esse ministro GM age como um cafajeste protegendo corruptos e bandidos. Os maiores estão todos no STF.

    1. Verdade! E outra coisa, não é o presidente acuado que irá reagir, e sim o povo acuado é que irá reagir. Pois nos, povo brasileiro decentes não aguentamos país essa bagunça de STF e damos corruptos. Chega, se precisar vamos sim acionar o exército, que esperamos, é claro, estar do lado do povo brasileiro.

  10. Vou apostar que os militares brasileiros não destruiriam o Brasil por dinheiro, como os da Venezuela. Neste país não haverá amanhã para os descendentes e a história terminará e será esquecida um dia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO