Adriano Machado/Crusoé

Com entrevista, Mandetta quis se vacinar a tempo contra ataques de Bolsonaro

13.04.20 15:07

Aliados de Luiz Henrique Mandetta (foto) dizem nos bastidores que a entrevista do ministro da Saúde ao Fantástico, da TV Globo, no domingo, 12, foi pensada estrategicamente para ele se “vacinar” a tempo contra futuras tentativas do presidente Jair Bolsonaro de culpá-lo pela explosão de casos da Covid-19.

Segundo aliados, Mandetta já admite que sua demissão é hoje apenas uma questão de “quando”. Entre alguns auxiliares, a aposta era a de que, depois da discussão pesada do ministro com o presidente na reunião ministerial de segunda-feira, 6, ele só duraria mais uma semana no cargo.

Sem saber quando exatamente será demitido, o titular da Saúde resolveu se precaver e conceder a entrevista, já no último fim de semana, para “expandir” ao grande público alcançado pela televisão sua posição em defesa do isolamento social como principal medida de contenção do vírus agora.

Embora a frase de maior efeito na imprensa tenha sido a de Mandetta cobrando uma “fala unificada” do governo, aliados ressaltam que o principal recado que ele quis passar está na parte em que ressalta que o Ministério da Saúde será o “mais questionado” pelo aumento dos casos de Covid-19.

“Maio, junho, em algumas regiões julho, nós teremos dias muito duros. Dias em que nós seremos tachados de ‘olha, vocês não fizeram o que tinham que fazer, por isso o sistema está entrando em colapso. Olha, vocês deveriam ter sido mais duros, menos duros, porque a economia está assim, está assado'”, afirmou.

“Teremos uma confrontação entre o que somos e para onde queremos ir constante nesses meses que temos pela frente. Serão dois a três meses de muito, muito questionamento das práticas de todos. E obviamente que o Ministério da Saúde vai ser o ministério mais questionado”, emendou.

Aliados ressaltam que, com as falas, Mandetta tentou se resguardar contra as futuras cobranças por erros, que tenta atribuir ao presidente nos trechos seguintes da entrevista, quando, por exemplo, chama de equivocada atitudes como a de entrar numa padaria, como Bolsonaro fez na semana passada.

A seus aliados, Mandetta reconheceu que a entrevista poderia “antecipar” sua demissão. Com a certeza de que será mandado embora mais cedo ou mais tarde, achou melhor passar sua versão dos fatos ainda como ministro do que como ex-ministro, quando acredita que sua fala teria menos força.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois como os PREDADORES DO JUDICIÁRIO querem ficar do LADO VENCEDOR, se Mandetta for a VÍTIMA e for REMOVIDO do CARGO em virtude da sua RECUSA EM CEDER, fica mais fácil IGNORAR A LEI.

  2. Poderia haver ainda outra opção, que é Bolsonaro ENQUADRAR Mandetta e dar um ULTIMATO a ele: ou segue as DIRETRIZES dele ou será DEMITIDO. Sem dúvida que isto já seria o SUFICIENTE para que ele APANHASSE, pois o INTUITO óbvio seria que ele está querendo FORÇAR a DEMISSÃO de Mandetta. Aliás, nada impede que ele seja DEMITIDO por NÃO CEDER, mas aí seria MAIS DRAMÁTICO e RASTEIRO, o que poderia servir para se GERAR o RESULTADO ESPERADO se for a INTERFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO.

  3. Claro que isto tem MAIOR VALOR se vier do LUGAR CERTO, não poderia ser nem Lewandowski, teria que ser justamente Gilmar Mendes. Ainda mais pq seria CURIOSO Gilmar se demonstrar PREOCUPADO com a SAÚDE PÚBLICA quando foi ele que CONCEDEU HCs para PREDADORES ACUSADOS DE DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS DA SAÚDE (só para a IRONIA ser MAIOR). Claro que enquanto Mandetta dá as ÚLTIMAS VOLTAS, ele deveria aproveitar para fazer uma VOLTAS RÁPIDAS: ALERTAR para a PIOR FASE do SURTO.

  4. Afinal, dentro do SISTEMA TRIPARTITE, eles precisam CANALIZAR os RECURSOS PÚBLICOS para seus BOLSOS, portanto, precisam VIOLAR o PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES. Dentro disto, não seria INTERESSANTE se o MINISTRO Mandetta fosse DEMITIDO e houvesse uma TENTATIVA DE INTERFERÊNCIA dos OUTROS PODERES, mais especificamente do JUDICIÁRIO? Se a DEMISSÃO dele fosse levada para o STF, qual seria o RESULTADO? Não seria BIZARRO se a DEMISSÃO do MINISTRO DA SAÚDE fosse OBSTADA?

  5. Esta INSUBSTITUIBILIDADE está na RAIZ da CORRUPÇÃO que DOMINA o ESTADO: a CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO. É lá onde a INSUBSTITUIBILIDADE é mais LETAL, pois a IMPOSSIBILIDADE de se SUBSTITUIR os MAGISTRADOS CORRUPTOS é o MECANISMO que simplesmente OBSTRUI a ADMINISTRAÇÃO DE JUSTIÇA e o IMPÉRIO DA LEI. Se quem deveria JULGAR é quem DESVIRTUA as LEIS, como é que a CORRUPÇÃO será DESBASTADA? Mas não para aí, pois os TOGADOS CORRUPTOS tb precisam INTERFERIR nos DEMAIS PODERES.

  6. Tecnicamente em um DEMOCRACIA ninguém deveria ser INSUBSTITUÍVEL, pois este é um PRINCÍPIO BÁSICO de qq DEMOCRACIA a SUBSTITUIBILIDADE de qq INDIVÍDUO, desde que isto atenda ao INTERESSE PÚBLICO e COLETIVO. Mas como se sabe, o Brasil não é realmente uma DEMOCRACIA, pois há uma CASTA DE INDIVÍDUOS que uma vez INSTALADOS no ESTADO são INSUBSTITUÍVEIS, estes INDIVÍDUOS INTOCÁVEIS se chamam SERVIDORES PÚBLICOS, incluindo os que não foram CONCURSADOS.

  7. No SISTEMA TRIPARTITE BRASILEIRO, a qual PODER está VINCULADO o MINISTÉRIO DA SAÚDE? Não é ao EXECUTIVO? O PRESIDENTE DA REPÚBLICA pode FECHAR o CONGRESSO? E o JUDICIÁRIO? A RESPOSTA DEMOCRÁTICA é não. Pois bem, se dentro dos PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ele não pode, dentro destes mesmos PRINCÍPIOS ele está AUTORIZADO a DEMITIR Mandetta, pois enquanto PRESIDENTE é ele quem MANDA e DESMANDA no EXECUTIVO. Se Bolsonaro DEMITISSE Mandetta, quem poderia REVERTER ou OBSTRUIR a DEMISSÃO?

  8. Mandetta nunca deveria ter sido nomeado Ministro da Saúde. Existem outros médicos muito mais gabaritados para o cargo, assim como o Deputado Osmar Terra que é médico e experiente. Dar entrevista na Globo contra o Bolsonaro foi pra matar mesmo...

  9. O ministro se confundiu. Eleição de presidente acontece a 4 anos. Ministros, são trocados a qualquer momento por conveniência do Presidente.

  10. Certíssimo ministro ! Saem dessa gestão e deixa caminho p o Presidente impor as ideias dele , assim as consequências irão cair nas costas dele !

  11. Olha eu até estava achando o Mandetta uma pessoa sensata. Mas gente que se associa a Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre não deve ser coisa boa mesmo. Tb tem o problema na gestão dele no Mato Grosso. Mandaria embora logo e colocaria gente técnico, competente e NÃO POLITICO. MUITO MENOS ALGUÉM QUE SEJA DO CENTRÃO COMO O MANDETTA.

    1. mandetta tem razão Bolsonaro é um inconsequente em relação a pandemia que para ele é uma gripezinha

  12. Acho que o Ministro Mandetta já deveria ser demitido a muito tempo, Antes o pico da doença seria Abril, hoje ja vi falar que em junho seria o pior Mês quando a doença deve aumentar e atingir o maior número decasos, Se BOLSONARO esperar até junho com este ISOLAMENTO HORIZONTAL DO MINISTRO MANDETTA, o BRASIL já deve esta com sua economia totalmente arrasada e não terá mais recuperação econômica até o final do GOVERNO BOLSONARO, Coragem BOLSONARO o POVO está de seu lado demite logo este MINISTRO

  13. Mandela está esticando a corda de propósito. É só um jogo político. Caso seja demitido agora sai como o herói , aquele que não abandona o doente , calculando que sua popularidade atual lhe renderá frutos nas futuras eleições. Também de forma esperta quer sair antes que o pior venha a acontecer é assim não seria responsabilizado. Ele fala tanto em se pautar pela ciência porém, não há qualquer referência científica de que o isolamento reduz a transmissão. O mesmo ocorre com a hidroxicloroquina.

  14. Esse deputado travestido de médico é um baita oportunista , que joga desavergonhadamente com o “corona-vírus” para candidatar-se a cargo político de maior projeção.

    1. Tiraram a caneta da mão da criancinha birrenta.

    2. Eu fico me perguntando, porque o presidente ainda não o demitiu? Será que já acabou a tinta da caneta?

    3. Amigo Paulo, o presidente está usando o mesmo "corona-vírus" para tentar capitalizar voto para 2022, pois sabemos pelo exemplo pífio da coleta de assinaturas do "Aliança" que o eleitorado do mito não existe mais.

  15. Bolsofrouxo, como é muito “homem”, vai tentar de todo jeito tirar o corpo fora de qualquer responsabilidade. É um “mito” mesmo.

  16. Ciente de que é uma questão de tempo, o ortopedistazinho político nada mais fez do que seguir as ordens dos seus gurus Nhonho/Botafogo e Batoré. O que ele não levou em conta é que a audiência do "fantástico" despenca a cada dia e nos mesmos níveis da hoje emissora mais odiada do país. Qualquer pessoa que tenha neurônios funcionais não dá a mínima importância ao que a #GloBOSTA mostra.

    1. A globo está perdendo audiência como qualquer outro canal. As pessoas estão perdendo menos tempo nos canais abertos e ficando mais tempo nos canais digitais e internet. Eu vejo Globo, SBT, Record e Bandeirantes normalmente, menos que antes mas ainda vejo. O segredo é saber separar o joio do trigo, a informação válida da mentira. Mas para gadinho bolsolavista eu sei que isso deve ser difícil. Aí o jeito é focar exclusivamente na live do presidente e dizer amém (muuu) a tudo que ele diz.

    2. Você, nada mais faz do que seguir as ordens da Carluxa; e a audiência da Globo só cresce, graças a seu “mito”. Trouxa.

    1. Ninguém assiste o que vai contra as suas crenças, exceto aqueles que são sábios de ouvir antes de julgar. Por outro lado, há quem prefere seguir uma ideologia e eleger um representante, sem ter o trabalho de formar opinião própria.

    2. Eu assisto, assim como assisto R7, Band e SBT (não tenho canal de TV paga), ultimamente bem menos pela vida corrida (tenho filhos pequenos), mas continuo vendo dentro do possível. O segredo, caro gadinho bolsolavista, é saber separar o joio do trigo, pois "excesso, omissão, erros e mentiras" haverão em qualquer canal ou plataforma de comunicação. Sem o uso do discernimento, do raciocínio, do bom senso e da lógica, vc será apenas mais um gado no meio da boiada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO