Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Parlamentares críticos ao orçamento secreto debatem transparência

11.11.21 15:19

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a execução do orçamento secreto e a necessidade de publicidade para as chamadas emendas de relator, parlamentares buscam formas de garantir transparência para esses repasses. O objetivo é liberar o pagamento dessas emendas e retomar obras paradas pela suspensão da execução.

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso discute o tema na tarde desta quinta-feira, 11. O evento foi organizado pela deputada Adriana Ventura, do Novo, e tem entre os convidados técnicos especializados em orçamento e representantes de órgãos como o Tribunal de Contas da União.

“As emendas de relator têm sido criticadas com muita razão. Precisamos discutir como dar transparência, porque nosso papel é fiscalizar o Executivo e cuidar do orçamento”, explicou Ventura. Ela lembrou que as chamadas emendas de relator não permitem a identificação dos parlamentares envolvidos na decisão de carimbar os gastos. “Não sabemos que são os beneficiários, quem escolhe, quais são os critérios, e não temos como fiscalizar. Isso traz vários problemas para o país, acrescentou a parlamentar do Novo.

Eugênio Greggianin, diretor da Coordenação de Legislação e Normas Orçamentárias da Consultoria de Orçamento da Câmara lembrou que “há necessidade de compatibilizar as transferências discricionárias com as políticas públicas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. interessante estes deputados "criticos" votaram A FAVOR de bilhões para o tal fundo partidário .. os mesmos votaram CONTRA a bolsa de $ 400 para matar a fome dos pobres .. entenderam? não .. só engoliram claro.

    1. com todo respeito mas político rejeitar dinheiro? descilpe mas só vou vendo.

    2. Boa noite. A deputada Adriana Ventura é do partido NOVO, que não aceita e não usa verba do fundo partidário.

    3. A pec do calote vai botar o brasil numa espiral inflacionaria que engolira todo esse dinheiro q seria usado para "matar a fome dos pobres". É comprar o voto dos miseráveis distribuindo ouro de tolo. Mas é bom que sejam críticos agora com esse esquema de orçamento secreto, deveriam ser sempre assim. Estranho mesmo é vermos um governo q se elegeu com a bandeira da transparência e do combate a corrupção se valendo desse esquema claramente fraudulento e lesa pátria. Pior e ver gente defendendo isso!

  2. Muito bem colocado. O papel do Legislativo é fiscalizar o Executivo e cuidar do orçamento. Em momento algum podemos deixar de elencar prioridades, buscando gastar os nossos recursos de forma justa. Numa crise, isso é questão de sobrevivência. É inadmissível não sabermos como estão sendo alocados os nossos recursos de um lado, e do outro, o governo recorrer à irresponsabilidade fiscal, para eleitoreiramente fazer um programa de transferência de renda capenga. "Um Brasil

  3. Está mais do que na hora de partidos ou parlamentares que não compactuam com a emenda, divulgar a lista de deputados ou partidos beneficiários dessa verba. Os eleitores não têm como ficar procurando que se “beneficiou” ou não. E na hora de votar é importante sabermos em quem não votar.

  4. Emendas do relator !!! Palhaçada!!! É dinheiro no bolso desses fdp ! Nada para o país, dinheiro para obras ?!?! Faz-me rir !!! Moro Presidente para acabar com esse nojento troca troca

    1. Francisco, quem mais se beneficia desse subterfúgio corrupto são os politicos do Centrão, qual a diferenca deles para um "CaGalheiros"? Seu comentario carece de lógica e bom senso, pois claramente pretente atacar os corruptos e defender a corrupção...rs...

    2. va ver para você só vale emendas se o relator for o criminoso CaGAlheiros.

  5. Que tristeza. Sou admirador dessa revista, mas sou inigo da vingança. Deem um adeus às Cristiana lobo, não tira pedaço e a grandeza flui

Mais notícias
Assine agora
TOPO