Reprodução

China se torna principal parceiro comercial da União Europeia

15.02.21 14:38

A China tornou-se o maior parceiro comercial da União Europeia (UE), ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos.

Segundo divulgou o Eurostat, serviço de estatística da UE, nesta segunda-feira, 15, o comércio com a China chegou a 586 bilhões de euros em 2020. O ano registrou um aumento de 2,2% nas exportações para a China e de 5,6% nas importações.

Enquanto isso, as exportações europeias para os Estados Unidos caíram 13% em 2020 e as importações, 8%. Uma das razões para essa queda nas transações com os americanos está na imposição de tarifas ao aço e produtos diversos, como bebidas, pelo governo de Donald Trump.

No final do ano passado, a China e a União Europeia assinaram um acordo de investimentos, que poderá aumentar ainda mais o intercâmbio de bens e serviços entre as duas partes. Em um discurso no Fórum Econômico de Davos este ano, a chanceler alemã Angela Merkel (na foto, com o presidente chinês Xi Jinping) se recusou a tomar uma posição automática contra a China e a favor dos Estados Unidos. “Eu gostaria muito de evitar a construção de blocos. Não acho que faria justiça a muitas sociedades se disséssemos que aqui estão os Estados Unidos e ali está a China e estamos nos agrupando em torno de um ou de outro. Esse não é o meu entendimento de como as coisas devem ser“, disse Merkel no Fórum feito de maneira remota. A chanceler entende muito bem a importância que os chineses têm para os europeus.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem aprecia e zela pela liberdade não pode jamais descuidar da China! Estou certo de que teremos muita saudade da liderança dos Estados Unidos quando a China se tornar a grande protagonista no cenário econômico mundial. Este país trabalha para minar todo e qualquer país que puder e como num mosaico está levando o mundo no bico para chegar lá e se não forem utilizados os recursos diplomaticos que ainda existem ao ocidente para freia-los, logo, logo será tarde demais. Um enorme perigo! 🇨🇳🎁🎎🧧🏮

  2. Essa merkel representa bem a europa. Sempre mamou nas tetas americanas, enquanto estacionadas em seu país. Assim que os EUA exigiram maior colaboração nas despesas com segurança, o "gato" saltou do balaio. Que aliado, que nada! Em contrapartida o exército alemão está sucateado sem a ajuda do Tio Sam. A mudança no tabuleiro geopolítico pode custar caro quando se lida com um regime de força, cuja diplomacia é a do canhão. Comunismo não é apenas detalhe, todo cuidado é pouco.

  3. Chinês onde passa acaba com tudo. Que o diga o presidente do Equador, que precisou pedir ajuda da ONU pra extirpar a praga das ilhas galapagos. A flotilha de quase 400 barcos destruiu parte do santuário, pertencente àquele país, com a pesca predatória. Quase afundaram um pesqueiro brasileiro próximo à nossa costa pelo mesmo motivo. Agora, navios de guerra do Brasil e EUA patrulham o Atlântico pra expulsar a praga, que já invadiu as águas de seus vizinhos com a diplomacia do canhão. Esse é o pcc

  4. Por que a Merkel não dá asilo a mais imigrantes da Ásia? Sirios, paquistaneses, afegãos, etc, todos esperam em acampamentos na Turquia e não conseguem chegar à Europa. Que gente mais desumana parece ocupar as chefias dos governos europeus. Há vídeos onde se vê afegãos que chegaram à Grécia sendo devolvidos para a Turquia.

  5. 1.1 - Quem é empreendedor sabe da importância da diversificação. A priori é melhor ter uma venda fragmentada em vários clientes, pois isso minimiza riscos. Também é importante, desde que possivel, ter o máximo de fornecedores possiveis. Nas Relações Internacionais isso é multilateralismo. E a frase de um chinês: "Não importa a cor do gato, contanto que ele cace o rato", sintetiza a abordagem pragmática que devemos adotar nessa relação. Se Ernesto Araújo não gosta da China, o problema é dele.

    1. Sr. Lava Jato, escreveu um textão só para dizer que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta.

    2. Isso mesmo. Tem toda razão. Vc está dando uma boa assessoria e de graça, kkkkk!!

    3. 1.2 - Agora, se a sua ideologia, atrapalha tomar decisões que sejam melhores para o Brasil, o problema é nosso. O Bolsonaro, que é um estúpido, é dado a manter vacas sagradas. Por isso esse imbecil ainda está a frente das Relações Exteriores.

  6. Grande China, também já uma potência tecnológica que manda sondas à lua e marte, enquanto nos foguetes explodem no solo. Uma parceria estratégica com a China pode, em 20 anos, levar o Brasil à 5a. economia do mundo. Só cego não ver isso... e como tem cegos neste país!!

    1. Hildebrando muito cuidado. A China é governada por uma ditatura que não respeita direitos humanos, não permite liberdade de imprensa e política e persegue qualquer governo ou empresa que critique o gov. Chinês.

    2. A China comunista já é dona do Brasil há muito tempo. Só não ver quem não quer!

  7. Acima de tudo e antes de mais nada Angela Merkel é uma estadista - e a última coisa que faria é fechar qualquer porta que não pudesse abrir amanhã em caso de necessidade.

    1. Não é atoa que Frau Merkel está no cargo a tanto tempo.Muitos políticos e chefes de estados tem muita inveja da Chanceler Alemã. Melhor não comparar com o imbecil daqui.

Mais notícias
Assine agora
TOPO