Divulgação/Alesp

Assembleia de SP cogita anular CPI que mira corrupção em governos tucanos

03.10.21 08:05

A Assembleia Legislativa de São Paulo, presidida pelo deputado Carlão Pignatari (foto), do PSDB, analisa um pedido para anular a criação da CPI da Dersa, que pretende investigar fraudes e desvios de dinheiro em obras feitas pela estatal durante os governos tucanos, especialmente na construção do Rodoanel.

Já faz oito meses que a proposta de abertura da CPI apresentada por deputados do PT foi publicada no Diário Oficial, mas até agora a comissão não foi instalada.

Em agosto, o deputado Campos Machado, do Avante, apresentou um requerimento ao presidente da casa alegando “inexistência de fato determinado” no objeto da CPI, que mira “fraude nas licitações e contratos do governo” e “desvio de recursos públicos” das obras viárias contratadas pela Dersa entre 2007 e 2019.

O plano é que a comissão investigue a atuação do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, operador tucano preso pela Lava Jato, que abarca o primeiro ano do governo de João Doria, dois mandatos do ex-governador Geraldo Alckmin e a gestão do senador licenciado José Serra, todos do PSDB.

Em acordos de colaboração premiada fechados com a Lava Jato, executivos de empreiteiras como a Odebrecht confessaram ter formado cartel e distribuído propina a agentes públicos e políticos paulistas para a obtenção de contratos de obras bilionárias da Dersa.

Autor do pedido de anulação da CPI da Dersa, Campos Machado é aliado histórico de Alckmin, que vai deixar o PSDB para se candidatar novamente ao governo de São Paulo nas eleições do ano que vem — o tucano está decidindo se vai para o PSD de Gilberto Kassab ou para o União Brasil, novo partido que nascerá da fusão do DEM com o PSL.

Pelo regimento interno da Assembleia, o presidente da casa tem 60 dias para decidir sobre o pedido do deputado. Ele também pode submeter a decisão ao plenário. O prazo termina nesta segunda-feira, 4. A Crusoé, a assessoria de Carlão Pignatari informou apenas que a questão “está sob análise técnica”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É urgente reformar os regulamentos internos das casas legislativas. Uma CPI aprovada não é instalada a 8 meses e o presidente da casa pode anulá-la como se nada fosse. É ridículo tanto poder concentrado na mão de uma única pessoa.

  2. Que saudades sa Lava-Jato, quando os corruptos eram punidos. Agora está tudo liberado, pode-se roubar a vontade que nada acontece.

  3. PARA QUE CPI? VAI ACABAR EM CPIZZA. TODO MUNDO JÁ SABE QUE HOUVE GRANDE ROUBO NA CONSTRUÇÃO DO RODOANEL. QUEM TEM QUE BOTAR PRÁ FRENTE É O MPSP. CPI E NADA SÃO A MESMA COISA.

    1. errado o PSDB é a ARENA sem calcinha.

  4. onde já se viu tucano roubar? os petistas ex-ladrões canonizados pela Suprema Corte Talibã sabem como dói a injustiça . somos mesmo a nação do cinismo da vergonha onde a justiça caga nas leis e estupra o povo . o pior pode vir em 2023 tornando-nos uma nação que não usará papel higiênico . por inútil como os venezuelanos que não comem e nem cagam.

  5. "Inexistência de fato indeterminado". Inexistência de bom senso, boa vontade, de vergonha... Na hr de proteger amigos qqr desculpa esfarrapada serve...

  6. Está é a verdadeira política brasileira, todos se protegendo, fazem política honesta, só por conveniência, eu como não tenho bandido de estimação e não passo pano para político ladrao e vagabundo,não acredito em nenhum candidato que venha de dentro do sistema que se perpetuou até agora!!!Ou nós mudamos o Brasil, ou vai ficar impossível ficar neste país tomado por bandidos e corruptos!!!Tentamos mudar e acabamos na Milícia!!!Este genocida pertencia e apoia o Sistema!!!

    1. Concordo sobre a necessidade de mudança pelo voto em 2022. Temos cidadãos que tem noção de bem comum e administração fiel e idônea aos interesses da Nação.Talvez faltem os votos e a base legislativa necessária para isso.Portanto, a mudança terá que vir pelo executivo e pelo legislativo.Mudar a fragmentação partidária e tornar os partidos existentes financeiramente desvinculados do Estado, também é uma necessidade.

    2. tá é brabo pro povo de Sampa .. se correr o Dória pega e se ficar o Kassab com o Picolé de Xuxu comem . no sentido bíblico do termo visse? MAS tem a opção de eleger o Cirio que é de Pindamonhangada kkkkkkkkk.

    3. meu véi no Natal de 2023 você estará louco de saudade do malucão . o peru vai virar pescoço de frango é só esperar . prefiro panelada.

    4. De estupro em estupro o povo brasileiro perde o que tinha de dignidade e para sobreviver pode ter de arriar o rabo ao comunazismo em breve . venezuelanos nós somos vocês em 2023 . haja papel higiênico em rabos apertados que não cagam.

Mais notícias
Assine agora
TOPO