Sputnik

Argentina inicia vacinação contra a Covid-19

29.12.20 10:50

O governo de Alberto Fernández iniciou nesta terça-feira, 29, a vacinação da população argentina contra o novo coronavírus. O país tornou-se o primeiro da América Latina a imunizar cidadãos com a Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, da Rússia.

Na etapa inicial do programa de vacinação, apenas funcionários da saúde serão inoculados com as primeiras 300 mil doses que chegaram ao país. O acordo assinado entre o governo argentino e os russos prevê o fornecimento de 25 milhões de doses do imunizante.

Somados ainda os quantitativos de vacinas estabelecidos no acerto firmado com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford e na aliança internacional Covax, a Argentina espera receber um total de 54.431.000 doses de imunizantes.

Considerando que o esquema consiste na aplicação de duas doses, calculando-se a taxa de perda estimada de 15% (média entre as apresentações de dose única e frasco multidose), atingiremos de 23 milhões a 24 milhões de pessoas vacinadas”, diz o plano de imunização.

O governador de Buenos Aires, Axel Kicillof, foi um dos primeiros políticos a se vacinar no país. “Hoje é o começo do fim da pandemia na Argentina”, escreveu no Twitter.

A Argentina é o quarto país da América Latina a iniciar a imunização contra a Covid-19. O país ficou atrás somente de Chile, México e Costa Rica. No Brasil, o governo federal ainda não fixou uma data para o começo da vacinação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO