Divulgação

Aneel barra corte de energia de inadimplentes por 90 dias

24.03.20 19:12

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, decidiu, nesta terça-feira, 24, proibir cortes no fornecimento de energia decorrentes da inadimplência de consumidores por causa da crise do novo coronavírus. 

Vigente por 90 dias, a medida vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços essenciais, como hospitais, institutos médico-legais e centros de produção. A norma pode ser prorrogada, se necessário.

“É importante destacar que isso não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplente em cadastros de crédito”, esclareceu, em nota, a agência.

De acordo com a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e o nível de inadimplência é de 5%.

“Caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico”, completou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se ele não paga nem os SERVIÇOS ESSENCIAIS, como vai PAGAR UM EMPRÉSTIMO para um BANCO "MALVADO"? Portanto, uma MÍSERA conta SEM PAGAR não diz muito sobre um INDIVÍDUO? Será que é esta a IMAGEM que as pessoas querem de vc? Não é a PRIMEIRA IMPRESSÃO que fica? Numa INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, qual é a PRIMEIRA IMPRESSÃO? Se vc veste uma ROUPA SUJA e TODA FURADA, o que as pessoas vão pensar sobre vc? Se o seu CADASTRO DE CRÉDITO é SUJO e FURADO, o que um EMPRESTADOR vai achar de vc?

  2. E se ao invés de ATRASAR ou NÃO PAGAR a CONTA, o CONSUMIDOR ECONOMIZASSE ENERGIA para REDUZIR o VALOR dela? Será que não seria mais INTELIGENTE e ESPERTO (ESPERTEZA BOA)? Claro que todo mundo está sujeito a IMPREVISTOS, mas não se sai MELHOR nestes MOMENTOS quem está MELHOR PREPARADO? Será que uma COISA SIMPLES como uma CONTA DE ÁGUA, LUZ ou TELEFONE não diz muito sobre o INDIVÍDUO? Será que não INDICA que ele não tem CONDIÇÕES de TOMAR UM EMPRÉSTIMO?

  3. Junto com a CAMPANHA poderia vir tb a INFORMAÇÃO acerca da NEGATIVAÇÃO do nome e as INSTRUÇÕES para RENEGOCIAÇÃO de DÉBITOS VENCIDOS para REGULARIZAR o CADASTRO. Há um CONEXÃO interessante neste quesito, pois quando é que o CONSUMIDOR mais precisa de CRÉDITO? Não é quando a SITUAÇÃO ECONÔMICA APERTA? Mas se ele já está com o NOME SUJO na PRAÇA, como é que vai SOLICITAR CRÉDITO quando precisar? Ter o NOME SUJO não traz CONSEQUÊNCIAS e COMPLICAÇÕES que poderiam ser evitadas?

  4. Por outro lado, no CORTE DE ENERGIA já está IMPLÍCITO a INADIMPLÊNCIA e deveria se tratar de alguém que encontra dificuldades de PAGAR A CONTA e que, por isto, deveria ter uma ATITUDE MAIS CONSCIENTE e que visasse ECONOMIZAR ENERGIA AO MÁXIMO. Aliás, em PERÍODO DE PROVÁVEL RECESSÃO, uma CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO quanto à NECESSIDADE de se ECONOMIZAR ENERGIA seria OPORTUNA, não precisa nem ser algo OSTENSIVO, bastando que fosse VIA REDES SOCIAIS e APLICATIVOS DE MSG.

  5. Uma coisa é SUSPENDE O CORTE, outra é SUSPENDER OS PAGAMENTOS. Esta segunda opção jamais deveria ser tomada, pois seria o SUFICIENTE para que ALIMENTASSE um EFEITO BOLA DE NEVE. O INDIVÍDUO que normalmente PAGA as suas CONTAS decide que com a RENDA "EXTRA" vai GASTAR POR CONTA e o DINHEIRO que seria para PAGAR A CONTA DE LUZ de repente vai para TOMAR umas CERVEJAS ou algum outro SUPÉRFLUO. Após o PERÍODO de SUSPENSÃO, cadê o DINHEIRO para PAGAR A CONTA DE LUZ?

  6. Parabéns pela iniciativa. Quanto menos o consumidor ou empresário for poupado, evitaremos desempregos,suicidios e saques.

Mais notícias
Assine agora
TOPO