Fellipe Sampaio /SCO/STF

Advogados pressionam Kassio em ação por impeachment de Bolsonaro

17.04.21 12:02

Advogados que entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal há um ano para obrigar o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a analisar um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro resolveram pressionar o relator da ação, ministro Kassio Marques, a analisar o caso.

Durante a semana, eles juntaram à ação o parecer produzido por uma comissão de juristas da Ordem dos Advogados do Brasil que descreve crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro durante a pandemia. O documento é assinado por nomes como Miguel Reale Júnior, autor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e pelo ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto.

Quando ajuizado, o mandado de segurança ficou sob a relatoria do então ministro Celso de Mello, que, antes de deixar a corte, notificou o presidente pedindo para que ele se manifestasse, caso houvesse interesse. Agora, o mandado de segurança está parado no gabinete do ministro Kassio Marques desde o dia em que ele tomou posse.

A ação foi apresentada pelos advogados José Rossini Campos do Couto Corrêa e Thiago Santos Aguiar de Pádua. Uma reportagem da mais recente edição de Crusoé lista cinco fatos que podem configurar crime de responsabilidade do presidente da República.

Os autores do mandado de segurança querem que o Supremo determine que o atual presidente da Câmara, Arthur Lira, analise a denúncia em um prazo máximo de 15 dias.

Os advogados também apresentaram uma petição para pedir que Kassio Marques analise imediatamente o pedido de liminar. Os autores lembraram que a ação foi ajuizada há mais de um ano e que, desde então, “o presidente da República continua praticando crimes de responsabilidade de maneira continuada”. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Kassio o apoiado pela escória do centrão ,jamais IRÁ CONTRA SEU PADRINHO .MINISTRO TEM QUE SER CONCURSADO PARA NÃO VIRAR PANO DE CHÃO

  2. Uma dúvida que tenho, por que esses advogados não pedem, também, para dar prosseguimento às dezenas de processos contra Renan Calheiros e outros do Senado e da Câmara?

  3. A CRUSOÉ nem precisa se dar ao trabalho de publicar texto algum sobre esse "nada"..... basta que, quando houver "alguma" "notícia", publicar sempre essa foto fantasticamente interpretativa do zezinho kopia-e-kola..... 😆😆😆😆😆😆.... todos nós já sabemos o que ele não fez, não faz e não fará...... 🤗🤗🤗🤗🤗🤗....

  4. Não sou advogada, mas acho que ele deveria ser impedido desse processo, acabou der indicado por ele! Misericórdia !!!! Só Deus pra nos livrar desse assassino de brasileiros, Bolsopai !!!!

  5. De um lado, ruim por que o filhinho que mama no papai tem o supremo poder na caneta de ouro. Por outro lado as traições existem nesse meio também. Vai que essa caneta resolva de uma hora pra outra dar um “Taokei” pro impeachment.

    1. barto, se fosse do pessoal togado lulista, a liminar teria sido concedida. vá disputar uma eleição, não igual a da OAB, arranje voto popular e pleitear. fdp

  6. O problema é que o papai não vai ver o filho Mamar até aos 75 anos qd se aposentará com todas as regalias que o cargo requer.

  7. Por que esses juristas não pedem o mesmo em relação aos ministros do STF que diuturnamente desrespeitam a CF, causando insegurança jurídica???

  8. "Nosso Kassio" jurou sob a cajuína do Piauí, que nem o pantaneiro Gilmar o fará deixar de amar o Bolsonaro, afinal, o empregão que ganhou dele é terrivelmente confortável para contrariar papai. Já existe uma porta semiaberta esperando o Bolsonaro, é só uma questão de tempo, não precisa nem ajudar.

    1. O espanto do Edvaldo é pelo fato que o dono do Joãozinho, o Bozo genocida, prometeu uma nova política, sem corrupção e baseada no mérito. Deu no que deu. O dono do Joãozinho é igual ao Lularápio, o ser degenerado que causa tremores no corpo do nosso querido muar!

    2. João, o papai do Lewan foi o próprio muLLa. Ele tb nomeou Carmen Lúcia e Dias Toffoli. DilmANTA nomeou Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e, por último, Luís Edson Fachim, para ocupar o lugar de Teori Zavaski, morto em acidente de avião

    3. Normal Edvaldo,o papai do Lewandowski foi a Dilma,do Gilmar oFHC,e assim por diante,por que ao espanto??

    4. Por que esses juristas não pedem o mesmo em relação aos ministros do STF que diuturnamente desrespeitam a CF, causando insegurança jurídica???

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO