Bedel diplomático

03.05.19

O chanceler Ernesto Araújo fez circular entre seus subordinados, semanas atrás, um documento explicando a nova estrutura do Itamaraty e descrevendo as atribuições de cada área. Chamou atenção, em especial, o item que trata da Inspetoria-Geral, chamada de Isex. O documento diz, sem mais explicações, que, além de manter suas atribuições originais, a repartição passará a cuidar da “aderência às regras”. O texto, genérico, tem dado margem a interpretações diversas. Discordar do chanceler, por exemplo, significaria infringir as regras?

Adriano Araújo/CrusoéAdriano Araújo/CrusoéErnesto Araújo: o chanceler quer “aderência às regras”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa "aderência" a que se refere o ministro parece ter o mesmo significado do "alinhamento" às ideias da agenda vencedora das eleições a que se referiu Bolsonaro em relação aos seus ministros. Ou concorda ou se cala. Acho coerente.

    1. Concordo, falta agora que o jornalista da Crusoe entenda!!! e divulgue.

  2. Seus expoente espancadores são, não necessariamente nesta ordem: Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, Abrão Weintraub, Ernesto Araújo e Filipe Martins, valorosos galardoados com a Ordem de Rio Branco.

  3. É o governo Bolsonaro espancando a Língua Portuguesa. Pelo jeito é a nova política dita pela nova língua portuguesa. Vergonha!

  4. Deve significar seguir as instrucoes do Deputado Bolzonaro e de seu guru o astrológo da Virginia. De resto ele não passa de moleque de recados do deputado Bolsonaro que se achando principe resolveu se autonomear Chanceler sem pasta. Q piada.

  5. O Ministro está certo, tem que erradicar a esquerda da nossa diplomacia, simplesmente seguir para o que foi eleito o presidente

    1. Pedro Amaro Ramos Machado Penso que quem aceitou um cargo no governo, deve alinhar-se a ele; caso contrário, fica mais bonito, demitir-se.

  6. O presidente foi eleito para por ordem na casa. O Ministro só está cumprindo o prometido. Regras são feitas para serem cumpridas.👏👏👏

  7. Inspetoria Geral é igual a uma Auditoria Interna. Tem normas a serem cumpridas. Simples. Terá fiscalização e busca de harmonia com os projetos e os resultados. Não se pode trabalhar sem a exigência de pé no chão e razão senão tudo sai voando no Itamaraty.

  8. O Itamaraty foi aparelhado por Olavo e os Bolsonaros. Não é mais um órgão de Estado, passou a ser um balcão ideológico da extrema direita populista-messiânica. Já caiu em descrédito no mundo civilizado. E o Arnesto é aspone do Dudu Bolsonaro, uma "sumidade" em geo-estratégia. Presente do papai, outra "sumidade".

    1. Quanta ideologia meu Deus , essa extrema direita está ficando que nem os petistas !

  9. É a Gestapo do guru da Virgínia atuando no Itamaraty. Diplomata deve estar alinhado com uma política de Estado não com as idéias personalístcas do chefe do Itamaraty.

  10. Parabéns ministro. Coragem, sinceridade e inteligência, virtudes que vc tem, são excepcionais pra mudar os rumos deste país!

    1. O Arnesto faz sangrar de vergonha, a todo momento, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso.

  11. Esse sujeitinho me da nos nervos. O diplomata jr não passa de um barbudinho que pouco antes do impeachment era Dilmista roxo, força um sotaque inglês para chamar atenção já que sua mediocridade é notória. O barbudinho só ocupa a cadeira de Chanceler pq é fraco suficiente para o papel de testa de ferro do filho do presidente que gostaria de ocupa-la. Mediocridade é a definição para o Itamaraty de hoje.

    1. Concordo Cris estamos mal aparelhados com esse ministro , ele é muito fraco e não faz jus ao nosso Itamaraty!

    2. Roberto vc me força a concordar com o Alckmin, esse governo é tão somente o PT d3 ponta cabeça. Sinceramente Roberto, o Brasil é maior que isso, merecemos mais que isso. O Fernando tem razão, o atual Itamaraty é incapaz de produzir um powerpoint com metas para os próximos anos.

    3. A META É A DETEPTIZAÇÃO GERAL DO MINISTÉRIO E AS AÇÕES ESTÃO DE ACORDO!!

    4. O PT queria (vide Venezuela) e deixou terra arrasada. Quando li que não ia precisar mais saber inglês para entrar no Itamaraty... que a orientação do Itamaraty era se inspirar no "Líder"... Mas o Itamaraty nunca foi esta bola toda que muitos fazem crer. Capacidade intelectual é fundamental para a profissão, isto sempre tiveram, mas não é sinônimo de competência. E. Araújo, como todo o novo governo, tem problemas de "equipe e máquina pública" óbvios. Destruir é fácil, construir leva mais tempo.

    5. Pois é, encheram a boca pra falar que esse governo ia primar pela meritocracia, mas eu desafio o chanceler a fazer um powerpoint explicando qual é o planejamento da pasta para esse ano, para 2020 e até 2022, quais são as metas a serem atingidas e quais são os passos para atingir essas metas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO