RuyGoiaba

Novas sugestões para a bandeira brasileira

14.12.18

O patriotismo está na moda, o mundo aplaudiu. Sim, é aquela mesma ideia que Samuel Johnson chamava de “o último refúgio do canalha” e Millôr Fernandes adaptava dizendo que, “no Brasil, é o primeiro”. O presidente eleito já disse que quer “resgatar o orgulho de ser brasileiro” –isto é, habitante de um país em que metade da população faz cocô no buraco–, então vamos lá.

Quem sabe mudar os dizeres da bandeira ajude: todo brasileiro sabe que “ordem e progresso” é um projeto falido. Na verdade, o lindo pendão da esperança já começou meio torto incluindo coisas escritas –tende a não dar certo, como atesta a tradução errada de Virgílio na bandeira de MG (“liberdade que, embora tardia”).

E, como se sabe, o lema original de Auguste Comte falava de amor (“o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”). Mas suponho que os milicos positivistas que fundaram a República tenham achado que era frescura demais escrever também “amor” no símbolo augusto da paz.

Seja como for, se é para ter letrinhas na bandeira, que seja alguma frase que exprima melhor a essência da brasilidade. Como esta coluna não se furta a oferecer propostas para o bem do Brasil, listo uma série de lemas que combinam muito mais com o verde da esperança e o amarelo do desespero (como disse a um jornal, certa vez, uma senhora questionada sobre os significados das cores).

1. “Crime ocorre nada acontece feijoada”

É o meme de internet que melhor descreve o país, de longe. Consegue abranger, numa formulação sucinta, os mais de 60 mil homicídios por ano, a inação e/ou incompetência dos poderes constituídos e o prato nacional brasileiro.

E tem a vantagem de poder ser lido como haicai:

Crime ocorre.
Nada acontece.
Feijoada.

Melhor e mais significativo que a obra completa de Paulo Leminski.

2. “Cuidado com bolsas e carteiras”

Esse teria a vantagem de não apenas alertar turistas como os próprios eleitores do país. Imaginem que beleza uma bandeira “cuidado com bolsas e carteiras” estendida na Câmara, no Senado, nas Assembleias etc.

3. “Rala ralando o tchan aê”

Esse trecho de “Ralando o Tchan (Dança do Ventre)”, do glorioso grupo de Carla Perez e Compadre Washington, simboliza o brasileiro que rala para ganhar a vida –todos nós– e se ferra todo dia, mas sempre com muito bom humor. Ou seja, umas boas bestas de carga —às vezes literalmente. Inclui, ainda, apelos à harmonia entre as nações –“essa é a mistura do Brasil com o Egito”– e um califa que está de olho no decote dela, em vez de sair por aí explodindo coisas.

4. “Sete a um foi pouco”

Para lembrar o nosso momento esportivo mais marcante dos últimos anos. Proponho ainda que se declare feriado o 8 de julho, dia da goleada da Alemanha na Copa de 2014. Em São Paulo, pelo menos, daria para emendar com o 9 de julho –outra derrota– e ganhar um feriado prolongado, que o brasileiro ama.

5. “Nóis capota mais num breka”

Autoexplicativo, incluindo o português errado: é a consequência óbvia de slogans do tipo “acelera, Brasil!”. E o hasteamento da bandeira poderia ser feito ao som do “Tema da Vitória” de Ayrton Senna.

Rala ralando o tchan aí, brasileiro (Foto: Alexandre Campbell/Folhapress).

***

A GOIABICE DA SEMANA

Está divertido ver os bolsominions tentando justificar –ou mantendo um silêncio estrondoso sobre– essa mal explicada história do ex-assessor de Flávio Bolsonaro e sua “movimentação financeira atípica”. Como sempre, a fábrica de memes da internet já produziu os melhores comentários.

Um dos mais recentes traz os símbolos do “outubro rosa” e do “novembro azul” — meses das campanhas de prevenção do câncer no seio e na próstata. Ao lado deles, a foto do senador eleito como símbolo do “dezembro laranja”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ao ler o texto, fiquei com a sincera impressão de que já estava escrito para o caso de o "Andrade" ganhar o pleito eleitoral, pois daí realmente faria todo o sentido. Sendo assim, a matéria é excelente, apenas inoportuna, pois os brasileiros de um modo geral estão bastante esperançosos, cerca de 75 a 80%. O encerramento é que acabou parecendo um remendo que não combinou muito, meio patético na minha opinião, mas pode melhorar para as próximas. Afinal, estamos aqui para aprender.

  2. A propósito, eu gostaria de ver o fim dessa novela dentro da maior transparência e ética. Se cagou, limpe. Assim deve ser com todos os políticos e servidores públicos, afinal sou eu quem paga as contas. Tem mole não goiabinha.

  3. "bolsominion" é como jumentos se referem aos eleitores do JB. A sorte é que há mais "bolsominions" do que jumentos no país.

  4. Mal consegue disfarçar sua felicidade por surgir uma esperança de poder se questionar a hombridade do Bolsonaro. A satisfação típica de ato de masturbação. Uma vez da Folha, comunista para todo o infinito...

  5. E viva a pluralidade. Rui Goiaba tem as suas opiniões, assim como outros tem outras, é um direito dele expressá-las. Se não me falha a me falha a memória, chama-se liberdade de expressão

  6. Desrespeitoso, sem graça, pretensioso... Artigo digno de um Diário do Centro do Mundo ou Folha de São Paulo. Assinei a revista pelo Dantas e pelo Mainardi, que têm classe, estilo e propriedade seja na crítica, seja no elogio. Prosseguindo assim, contudo, não sei se prosseguirei apoiando a proposta da revista.

  7. Inscrição necessária - "SOMOS SIMPLES MAS SOMOS ESPERANCOSOS DE UMA PAÍS MELHOR" ah! melhorando "SOMOS SIMPLES MAS SOMOS LIMPINHOS"

    1. mas esse só bate na direita. esquerdopata est

  8. Sou eleitor ferrenho do Bolsonaro. Contudo devemos ser criteriosos para não nos tornamos uma merda de PT de direita. Pensar sem se apegar!

  9. Bandeira positivista só podia nascer em Pindorama. Aliás o único país a levar a sério Comte e Kardec. Positivismo assim como o espiritismo só fincaram raizes por aqui. Parabéns Goyaba , temos que pensar em nos livrarmos desse anátema; Ordem e Progresso. Façamos uma bandeira com três listras , verde amarela e azul. Como qualquer país!

  10. Dá pra rir, me lembou muito as crônicas de Stonislaw Ponte Preta, no seu livro FBABA, festival de besteiras que assola o Pais.

  11. Excelente texto Goyaba! Humor critico muito bem elaborado...ri pra caramba. Anos 90 ficaram longe mas a nação continua "ralando o Tchan aê"

  12. Textos como estes ajuda a contextualizar a bizarra atitude do ministro do STJ que deu as costas à execução do hino nacional, durante a diplomação de Bolsonaro. Patético. Para dizer o mínimo.

    1. Será que o ministro não voltou-se para a Bandeira do Brasil, e foi mal interpretado?...

  13. Quando assinei a Crusoé pensei que realmente fosse a ilha. Com jornalismo imparcial, correto e com jornalistas de peso que sabem escrever um texto que preze pela informação pura e sem nenhum viés partidário ou ideologico. Vendo esse artigo estou decepcionado e quase me sentindo enganado. Alem do autor ridicularizar o senso patriótico vejo que a revista é como uma qualquer e seguindo a mesma toada idiotizante.... Talvez ilha mesmo seja apenas o Dantas e o Mainardi.

  14. Pior que o ordem e progresso é o texto escrito por Ruy Goiaba. Tem certos momentos que devemos só pensar pra si, mas não abrir a boca. Você precisa aprender o que é ser patriota. Tenho 69 anos e nunca ouvi tanta asneira, sobre a nossa linda bandeira. Não sei sua idade, mas seu texto foi muito pior que ver o PT queimar nossa bandeira. Me desculpe, mas a bandeira do meu Brasil e a mais bonita do mundo.

    1. Este tal de Goiaba, além de inconveniente, nos faz lembrar os programas de rede Globosta, tal como "sai de baixo," "Casseta e Planeta " de terrível mal gosto, recheado de piadas inconsequentes. Para quem sabe a frase de nossa bandeira, tem origem no positivismo de Augusto Comte, o Qual defendia as ciências como modelo de excelência para o caminho do conhecimento.

  15. Pois é goiaba,tanta coisa bizarra nesse país,a ignorância do povo permite ainda que seus algozes sejam defendidos por eles mesmos. E uma parte dos q se dizem jornalistas repassando notícias falsas e fazendo piada com um pé de goiaba, a ministra , e ...sim , Jesus. Falta mais o quê?!

  16. Sugiro um lema para nossa bandeira: "Nada pode ser feito, sem o consentimento do outro". Nesse tempo de um João de Deus (melhor do Diabo)...

  17. A imprensa tem de fato um papel funda mental na democracia,porém conviver com uma imprensa medíocre,parcial, que o tempo todo se repete como um mantra com o único objetivo de manipula e desgastar o governo que nem começou é cansativo,vocês se acham o bicho da goiaba e de fato são,fizeram campanha descarada para o PT deu no que deu e insistem em conduzir os rumos do país que vocês ajudaram afundar deixaram os Lulas assaltarem o país e insistem no erro querendo desastalizar o novo governo

  18. Parece que o suposto esquema de corrupção envolvendo Flávio Bolsonaro provocou um orgasmo no olho da goiaba do Ruy Goiaba! O episódio deve ser investigado a fio. Espero que o Ruy Goiaba tenha tido milhares de momentos de devassidão no olho da goiaba nos últimos quinze anos da gestão petralha!

  19. Rui, eu e meu irmão, para quem li o texto, quase nos mijamos (desculpe, mas não tem outro jeito de explicar a intensidade do fato) de tanto rir. Vc é nosso bálsamo semanal!!! Ótimo!! Irretocável!!

  20. Em que pese a "liberdade de expressão", publicar comentários que contém palavrões explícitos como alguns mais abaixo não me parece uma prática muito saudável. Ao mesmo tempo há leitores que parecem ter assinado a revista com o único objetivo de ver os jornalistas da Crusoé malharem (merecidamente) pt e cia, e elogiarem o governo eleito. Não há dúvida de que Bolsonaro é uma opção infinitamente melhor do que a alternativa, mas esperar perfeição em tudo o que virá por aí é ilusão...

    1. é isso... chegou a hora de focar nos problemas que nos ameaçam atualmente, PT já era!

  21. Texto sem graça alguma. Vocês prefeririam, de verdade, no lugar de Ordem e Progresso, a foice e o martelo. Crusoé tirando a máscara!!! É uma Folha de banho tomado!!!

    1. Aqui, comunismo?!! Cara, relaxa. Esta na hora de parar de ver "fantasma" em tudo quanto é canto.

  22. Parabéns pelo artigo, este é o Brasil do "importante é competir". Ainda teremos que aguentar mais 4 anos com os retrógrados da extrema direita.

    1. Quatro o cacete Só de Moro e Bolsonaro 16 anos. É vc vai no enterro de muito esquerdista!!!

  23. Boa a crítica ! Não tenho político de estimação pois não confio em nenhum deles . Seria muito melhor acabar com essa baboseira de 25 empregados em cada gabinete que só serve para aumentar o salário do parlamentar que acredito deve ser maior do que é hoje mas chega de penduricalhos e cabides !!! Pau neles Goiabao ! Mai um dito para a bandeira - Fui !

  24. "Bolsminion" é termo ofensivo aos eleitores de Bolsonaro. Articulistas de Crusoé deveriam evitá-lo. Mas talvez não consigam quando se tornam críticos ácidos do presidente eleito e de sua família, do tipo que torce para não dar certo. Cláudio Dantas parece muito diferente de certos articulistas que escrevem aqui.

    1. - Onde eu errei, cazzo?! kkk. O corretor aí em cima não aceitou a palavra em italiano.

  25. Sou do tipo que lê até o comentário dos leitores... E, como sou do tipo do contra, ri como o outro leitor comentou abaixo... mas imaginando o "cuidado com bolsas e carteiras" estampada atrás dos renans, cunhas, toffolis... e do serviço ao cidadão enquanto canta o hino em local publico...

    1. Anote este do Rei do Baião; "Ai que vontade de cumê goiaba"... Profundo!. Goiaba e melancia : verde por fora... han!

    2. Em tempo, os meus bebês pediram para eu mudar o voto para "7 a 1 foi pouco". Bem, "nóis capota mais não breka" eles não podem entender em toda profundidade de significado e a outra opção eu preferi não ler pra eles, hehehe...

    3. Leitores... por favor... menos fundamentalistas. Não sou menos sério só porque Rio do tamanho do meu próprio nariz. E esse não tem jeito mesmo!

  26. Caro Rui Goiaba, que pobreza de argumentação disfarçada de sarcasmo. Acho que você seria mais promissor profissionalmente se estivesse na uol/folha de São Paulo ou na revista Capital. Esperávamos “críticas construtivas” da Crusoe e não essas baboseiras de viés esquerdistas!

  27. Entre a desordem e o regresso, continuo com Ordem e Progresso. Mudaria o símbolo do planalto, entre a panela destampada, para " uma panela tampada"

  28. Se divertindo? Pois eu, eleitor de Bolsonaro, recém-assinante da Crusoé e Antagonista desde sempre, não vou cometer o mesmo erro dos petistas e fingir que não está acontecendo nada. Só que temos noções de proporções e não torcemos contra o país, só isso. Não, não é divertido. Trata-se do país que deixamos para nossos filhos. Bolsonaro tem e merece confiança. Se o filho dele errou, que pague.

    1. Numa familia tão unida, nao lhe parece estranho que uns desconheçam as práticas dos outros? Ainda mais quando outra familia, igualmente unida e bem próxima de todos, ficava fazendo Zig Zig Zig za, jogando caxangá entre contas bancárias? A menos que sejam todos próximos, porém enormemente dissimulados. Não lhe parece meio esdrúxula essa hipótese? O que exatamente aconteceu não se sabe ainda. Porém, se tem fumaça, tem fogo!

  29. Que artigo sectarista, antipatriótico e dispensável. Como isca para estabelecer tendências se explica. Se for sincero é desprezível.

  30. O Brasil é Continental, e na verdade, somos muito diferentes mesmo do Oiapoque ao Chuí......vai daí..........que as leis deveriam ser locais, por região, tal como é nos Estados Americanos.......estamos muito atrasados, mais de 1.500 anos.......pior,, não queremos mudar.

    1. Minha humilde contribuição seria: "Ordem e Progresso amanhã"

  31. Essa foi a sua melhor coluna, obrigado, depois do "crime ocorre..." tive um ataque de riso que não conseguia mais parar minha família achou que eu tava passando mal ou tinha fumado alguma coisa!! Obrigado!! Tava precisando!!

  32. Sugestão para o site O ANTAGONISTA.. Substituam RÁPIDAMENTE o Cláudio Dantas nos filmetes do site. Não é a praia dele. Só investigando e escrevendo ele ficará bem melhor. É muito prolixo em seu falar e falta-lhe muuuita articulação.

  33. Esse artigo não tem nada de cômico.. Na realidade ele é ofensivo à quem tem sentimento patriótico. Essa é a linha editorial de Crusoé, ou apenas uma demonstração medíocre de um pretenso colunista que não tem graça nenhuma?

    1. Concordo com Rodrigo. Estes pretensos humoristas tipo Agamenon, Tutty sei lá o quê, Goyaba, Macaco Simão são, com todo o respeito, um pé no saco. Haja paciência!!!!

  34. Olha se a Crusoé fosse, ao invés de eletrônica, impressa, o papel desta página não serviria nem para...embrulhar peixe no mercado...

  35. Ironia boba e sem graça, mas parece um pasquim de colegiais. Ironia só é boa quando inteligente, tipo Millor ou Jô. Acabem logo com essa joça.

  36. O texto está muito sarcástico, o que eu aprecio com grande interesse. Entretanto, parece-me que a Crusoé passou por um procesdo de esquerdização de péssimo tom. Não façam isso. Sou assinante justamente porque quero ler jornalismo, não militância!

  37. Cara! Acabei de assinar a Crusoé e já virei seu fã! Demorou um pouco mais pra me tornar fã do Bolsonaro: o que aconteceu com a ajuda da polícia secreta

  38. Cara! Acabei de assinar a Crusoé e já fiquei teu fã! Mas tenho que fazer uma objeção: depois de ver que o Jair Bolsonaro atravessou um mar de lama sem ter se sujado (baseado principalmente no insucesso dos caçadores do PT), virei Bolsonariano de carteirinha, e, obviamente votei nos Bolsonaros. Porém bem eu nem outros pares de mesmos pensamentos estamos procurando justificativas ou “fingindo que não está chovendo”. E digo mais: duvido que o Presidente vai proteger o filho caso o mesmo tenha culp

  39. As notícias da revista estão decaindo. Fazendo muitas vezes fofocas estúpidas só para causar intrigas. Exemplo: as matérias relacionadas ao Mourão. Quem conhece o Mourão sabe que o jornalista está só querendo causar conflitos entre o presidente e o vice. Revista Crusoe... Melhore ou vais perder o público...

  40. Começando a me arrepender de assinar a revista! Para ler as notícias idiotas de sempre não preciso pagar nada... estão em todos sites! Se continuar assim não vou renovar a assinatura.

  41. O colunista visivelmente ultrapassou os limites, deixando transparecer sua "torcida". Lamentável conduta. Ele seria minion de quem então?! Subjornalismo ou humor duvidoso ?!

  42. O eleitor do Bolsonaro que sabe diferenciar o que é certo do que é errado merece respeito. Agora os que se comportam como petistas, aplaudindo tudo que vem da famiglia, esse é burro e tem que ser zoado!

  43. Em tudo que ocorrer no Governo Bolsonaro o colunista vai achar motivos para transformar o certo em errado e o errado em mais errado. Cada um acha prazer no que quiser...

    1. Luiz, há um mês, quando iniciou minha assinatura da Crusoe, li vários comentários contra o Ruy Goiaba, felizes com as férias dele. Li as edições antigas e não encontrei motivos para esse massacre. Será que você não está seguindo essa pequena manada sem raciocinar? O texto dessa semana está ótimo!

  44. Valeu a brincadeira ,a intenção de divertir foi alcançada . Agora ser chamada pelo pejorativo de bolsominio estragou tudo .O eleitor de Bolsonaro merece respeito .

  45. Se fosse para votar na melhor frase, com certeza a quinta é a que têm a cara do povo. A terceira até que é boa mas, esta bandeira só iria rolar no Sul, Sudeste e Centro Oeste, que é onde se rala mesmo. A segunda é muito real e cruel, cada vez que fosse hasteada o povo iria chorar. De qualquer forma valeu seu intento, uma vez que nada vai mudar mesmo.

  46. Não sei por que motivo o ressentido Madureira mudou de alcunha. O fel do despeito profundo está aí, num texto ofensivo. Eu sou bolsominion pq votei e votaria no Bolsonaro. E adoraria que o Madu filiado ao PSDB fosse demitido. Perdeu a graça, assim como o Frango da Sadia Azevedo perdeu a compostura.

  47. Estava indo de forma razoável até começar a usar o notório apelido pejorativo de bolsominion. Quem votou em Bolsonaro, muitas vezes chamado de Bolsonarista ou Bolsominion, mais do que qualquer coisa, tem esperança, busca quase por um milagre que nos salve desses 20 anos de esquerda. As palavras em defesa são menos prejudiciais do que as notícias divulgadas com suas meias-verdades. Quem votou em Bolsonaro, mais do que qualquer um, quer as explicações que estão demorando. Aguardemos

    1. Sim. Estão demorando, sinal de que pode ser verdade, e cá para nós sabemos que exista rachid. Oh! Flávio, seja homem, “Brasil acima de tudo”, faça pelo Brasil se és patriota. Abre o jogo. Pela continuidade deste governo eleito.

    2. Bolsominion não é quem votou em Bolsonaro, que é muita gente. É quem idolatra o Bolsonaro e família. Quem o chama de mito etc.

  48. Ao Dezembro Laranja , segura o tcham e vamos rebolando para dar conta dos impostos. Quanto à frase da bandeira, melhor seria extirpa-la do céu azul das constelações do sul ,despoluindo o panteão desta mídia pífia que não pode ser lida ou entendida por grande parte do analfabetismo vingente ,infelizmente por grande parte dos excluídos desta grande e expoliada nação brasileira.

  49. O 9 de julho foi uma derrota , mas talvez ali tenha sido plantado o germe que que acabou dando frutos 70 anos depois na Av.Paulista!!!! Muito bom o dezembro laranja,kkk ,mas essa cor já era usada para a causa dos direitos dos animais e infeliz e coincidentemente houve o caso do cão Manchinha. Então , parece que dezembro vai entrar para Historia como um mês manchado! Manchado pela esperteza e e pela ignorância humana! Tái mais uma sugestão para a bandeira, em vez da bola, uma mancha!

    1. Joel, não quer que ponham o dedo na ferida? Colabore para tratar a ferida e cicatriza-la.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO