Do petrolão ao orçamento secreto
Para pagar dívida de Bolsonaro a amigos, Lula manda doar R$ 9 bilhões em emendas do relator
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Na política brasileira, promessa nunca foi, não é nem nunca será sinônimo de dívida. O governo Lula, em marcha batida para repetir o antecessor pela necessidade da precisão e da clareza de acrescentar o prefixo des, que sinaliza negação, ou seja, desgoverno, confirma tal constatação como era esperada, mas com uma acelerada pressa de decepcionar. Confirma-o notícia, dada pelo Estadão, de que sua excelência insolentíssima, na chefia do Executivo, mandou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (vulgo “vai pra casa”), descumprir sua ordem anterior de congelar o pagamento das emendas do relator do infame orçamento secreto. Para não haver dúvida determinou que o próprio e o chefe da pasta das Cidades tirassem do congelador R$ 9 bilhões de infâmias herdadas do desgoverno anterior. A desordem atropela determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), para cujos membros na República (coisa pública) só se desembolsa erário com transparência de origem e destino. Orçamento secreto nega, conforme quaisquer lógica e vergonha, o princípio mais fundamental para todos quantos administrem os cofres da viúva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Sillvia2
2023-05-13 20:43:47Texto excelente ao qual respeitosamente coloco meu pequeno reparo: o uso de termos mais eruditos e menos coloquiais pode impedir que o oportuno recado seja compreendido pelos indigitados inseridos no contexto…
Marcia E.
2023-05-13 13:34:50Pegou bem Nêumanne. Ainda não tinha lido nada sobre a coroação de Charles, the Third. Já sobre as barbaridades da nossa comitiva de orangotangos li e ouvi bastante. E me senti envergonhada. Enfim, "God save the Janjo".
Albino
2023-05-12 17:15:43Excelente e sempre com a verve afiada…