ReproduçãoAgamenon Mendes Pedreira não precisou esperar a inteligência artificial para ficar desempregado

Caiu na rede, é fake

11.05.23

Todos os meus 17 seguidores e meio sabem que eu, Agamenon Mendes Pedreira, sou um defensor incansável da liberdade expressão. E mais ainda da liberdade de excreção. Esses dois direitos alienáveis do ser humano, que devem ser exercidos ao menos uma vez por dia, possibilitam uma ampla limpeza nos intestinos da comunicação e a correta digestão dos fatos. Se não fosse a liberdade de falar qualquer m*!#!*erda que vem na minha cabeça, hoje eu estaria na Pindaíba, mas, felizmente, moro na sofisticada Rua da Amargura, no meu Dodge Dart 73, enferrujado. Vivo (Claro e Oi também!) cercado de mendigos em situação de rua, assaltantes, golpistas e jornalistas recém demitidos da Globo, posso me considerar um sujeito privilegiado. Mas as últimas notícias de Brasília são preocupantes, até porque a única notícia boa que poderia vir daquele longínquo planalto seria a da ocorrência de um terremoto devastador.

O governo de Luísque Inácio Janja da Silva está fazendo de tudo para aprovar um PL que regula as redes sociais e as redes antissociais também. Os peto-lulistas estão tendo muita dificuldade de convencer o Congresso sem o mensalão, uma espécie de mesada que eles pagavam pros aliados, como se fossem adolescentes irresponsáveis. E todo mundo sabe que nossos parlamentares não são mais adolescentes, apesar de continuarem irresponsáveis. Esse projeto do deputado comunista e cantor das multidões, Orlando Silva, quer regular as fake news que se alastram como vírus na internet. Isso é impossível! Sem as cascatas, mentiras, fofocas e o sensacionalismo barato, a imprensa acabaria e o jornalismo investigativo chegaria ao fim. Em vez de ler jornais e assistir TV para nos inteirar dos fatos , seríamos informados pelo TikTok com dancinhas do Merval Pereira, da Miriam Leitão e do Guga Chacra .

Por sua vez, as big techs de tecnologia não querem gastar um centavo para controlar o conteúdo que espalham, alegando que não estão muito a fim do lance e que ia dar muito trabalho. Se ela, a PL, for aprovada, imaginem só o que poderia acontecer. Por exemplo: colocar a foto do Brad Pitt no seu perfil do Tinder ia ser considerado um crime hediondo e você nunca mais poderia encontrar uma parceira, parceiro ou parceire na vida. Se você colocasse no Google uma busca por “Hitler”, ia ser condenado a prisão perpétua, mesmo não sendo catarinense. E o que é pior: se você postasse no Twitter qualquer opinião sobre a sua sogra, já era! Ia ser preso por crime de ódio.

O pobrema dessa história toda é a chegada da Inteligência Artificial no Brasil. Sinceramente não vejo por que tanta polêmica. Neste país, a inteligência sempre foi artificial, de preferência importada, que hoje em dia se compra por uma ninharia na Ali (Kamel) Express. O bicho vai pegar mesmo é quando começarem a usar a IA no serviço público. O funcionalismo federal, estadual e municipal , que já não faz nada, vai ter que fazer menos ainda e, pior, não vai ter ninguém para mandar esse pessoal embora. Na Globo o AI já começou, só vai sobrar o Ali Kamel.

 

Agamenon Mendes Pedreira é jornalista e fornece o conteúdo de Isaura, sua patroa

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO