O filho da ex-vice-ministra Cobas fez o que os seus compatriotas não podiam fazer

Vice-ministra de saúde de Cuba perde emprego porque seu filho médico quer ficar no Brasil

19.11.18 12:35

A vice-ministra de saúde de Cuba, Márcia Cobas Ruiz (foto), foi destituída de seu cargo nos últimos dias. O motivo: seu filho médico, Julio Antonio Mella Cobas, quer permanecer atendendo no Brasil, em um posto de saúde em São Paulo.

Julio fez o Revalida no ano passado. Contudo, pelo acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), os doutores cubanos são dispensados do teste. Seu objetivo, obviamente, era o de trabalhar por aqui. Desde então, Julio passou a ser considerado pelo regime como um desertor. O mal-estar se estendeu por meses, mas sua mãe só foi atingida após a decisão da ditadura cubana de abandonar o programa.

Na semana passada, quando uma equipe de médicos cubanos retornou para Havana, os profissionais foram recebidos por outra vice-ministra de saúde, Regla Angulo Pardo.

Até cair em desgraça dentro do Partido Comunista, Márcia Cobas dava declarações públicas constantemente sobre os supostos benefícios do acordo. Em uma entrevista para o canal da Opas no Youtube, ela afirma: “O Programa Mais Médicos é importante para Cuba, para o Brasil e para a Opas. Para o Brasil, é importante porque 62 milhões de habitantes recebem atenção médica.” Seu filho Julio entendeu o recado. Ele agora fará a sua parte.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O presidente não pode fraquejar; quem o critica é a esquerda que destruiu primeiro o sistema básico de educação através do grevismo político e repetitivo. Vão continuar esperneando por toda vida, pois não sabem trabalhar. Quem trabalha só quer serviço e boa remuneração. As esquerdas parecem burras; mas não são. São de má fé mesmo. Eles sabem que o socialismo fracassou há mais de meio século, mas fingem que não sabem.

  2. Vejo vídeos de Cuba e não há gordos(as). Ela é gorda, vive no bem bom. Agora que foi expulsa vai sentir na carne o que seus irmãos passam: falta de liberdade e fome.

  3. Ela vive no bem bom em Cuba porque faz parte do sistema, nunca vi nenhum cubano(a) gordo(a), ela é gorda. Agora que foi expulsa vai sentir na carne o que é fazer regime forçado (fome mesmo).

  4. Convido os esquerdopatas a doar 75% do salário para compensar a perda dos Castro. Os jornalistas são os primeiros da fila. Pimenta no cubanos dos outros é refresco.

    1. É isso mesmo! Os esquerdistas que financiem a ditadura cubana do seu bolso, mas não do meu.

    2. Concordo. Os que estão com peninha da ditadura cubana que dêem 75% do que ganham para ajudar a manter os 'democratas' que governam por lá! Ou parem de reclamar!

  5. Engraçado, no Brasil tem parcela significativa de intelectuais, artistas, políticos da esquerda que insiste em afirmar que a democracia do Brasil está risco e afirma que o regime Cubano é democrático! Como explicar isto?

    1. Só pode ter uma explicação: fumaram muita erva estragada.

  6. Se o filho já fez o Revalida quer dizer que há médicos cubanos competentes no Mais Médicos, diferentemente do que dizem alguns brasileiros desinformados, que insistem em dizer que não são bem formados. E se o filho da ministra for o médico competente que aparenta ser, creio que a ministra não vai se importar com a perda do cargo, já que ele poderá fazer a sua vida no Brasil.

    1. Incrivel à distorção da lógica na cabeça da esquerda Creio que a ideologia esquerda queima algumas regiões cefálicas Se isso for provado explica a incoerencia dos esquerdistas

    2. Podem reparar, não tem uma matéria que este Cirval não é do contra. Já falei disso em outra matéria. Ele é muito sem noção.

    3. Difícil, hein? E quem falou que todos eram incompetentes? Precisa desenhar mesmo.

    4. Quer que desenhe a fala de Bolsonaro? Se fizer o revalida, sem problema nenhum, talkei?

  7. Uai! E aquela história de que família é uma instituição burguesa que deve ser eliminada da face da Terra? Progenitora politibúrrica pra lá, portador de 50% do DNA dela pra cá. Bolsonaro mita mesmo: acirrando contradições na família polltibúrrica antes da posse! Cuba Libre!

  8. Engana-se a ex vice-ministra cubana, o programa era muito importante para o regime cubano e para o PT, que ficavam com a parte do leão.

  9. Eu não aguento a inflação do número de pacientes. Agora são 62 milhões. Daqui a pouco será metade da população. Mais uns dias e será a população toda. 🤮

    1. Verdade, quando eu li 62 milhões, opa de onde tiraram esse número absurdo. Comunismo é feito 98% de fake news.

    2. É que incluiram os doentes cubanos, cujas cifras só tem aumentado com a alimentação precária, e falta de perspectivas.

  10. Essa senhora deve usar o mesmo remédio de Dilmanta. 62 milhões recebem atenção médica 😆😆😆😆😆😆😆😆😆

  11. Que ironia para o regime ditatorial cubano, nem o filho da vice ministra de saúde acreditava nas mentiras produzidas pelo governo cubano que resolveu ficar por aqui. E o nosso Presidente Bolsonaro disse em alto e bom som que aqueles que aqui ficarem poderão pedir asilo político e serão muito bem acolhidos.

  12. É obvio que o fim do mais médicos é uma retaliação ideológica contra o Brasil. A levianidade dos argumentos é tipica de um governo que não valoriza a vida humana. Cuba retira seus médicos para aviltar o futuro governo, que não possuí viés de esquerda. Alguns de nossos irmãos brasileiros podem sofrer por essa decisão infantil do governo cubano, mas a longo prazo esse rompimento sera muito benéfico para a saúde no Brasil.

  13. Assim funcionam as coisas no "paraíso socialista" da América Latina, qualquer um que desagrade as lideranças, seja com comentários ou atitudes cai em desgraça no regime, por isto que me irrito com artistas, sociólogos e jornalistas que defendem este estado de coisas, porque não se mudam para lá já que gostam tanto do socialismo?

  14. QUEM foi conivente com o comunismo castrista tem que amargar as desgraças de estar do lado certo patra constatar que COMUNISMO SÓ É BOM PARA QUEM ESTÁ NO COMANDO!!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO