Divulgação/Alesp

Tucano aliado de Doria é eleito presidente da Assembleia de SP

15.03.21 16:12

O deputado estadual Carlão Pignatari (foto), do PSDB, foi eleito nesta segunda-feira, 15, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo para um mandato de dois anos. Com amplo apoio partidário, que inclui uma aliança histórica com o PT pelo comando da mesa diretora da casa, o líder do governo João Doria obteve 65 votos, desbancando outros três concorrentes.

O candidato apoiado pelos parlamentares bolsonaristas, Major Mecca, do PSL, obteve 16 votos, seguido por Sergio Victor, do Novo, com 5 votos, e Carlos Giannazi, com 4 votos. Em seu terceiro mandato como deputado estadual, Carlão Pignatari é o quinto tucano a assumir de forma consecutiva o comando da Assembleia paulista, sempre em acordo com o PT, que fica com a 1ª Secretaria.

Pignatari assume a cadeira ocupada nos últimos quatro anos pelo deputado Cauê Macris, que está cotado para virar secretário da Casa Civil de João Doria. Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia, o tucano agradeceu o apoio do governador e do vice Rodrigo Garcia, do DEM, que já presidiu a Alesp. “Essa presidência é certamente resultado de um trabalho sério que tive como líder de governo”, afirmou.

Assim como o antecessor, Pignatari se aproximou de Doria quando ele ainda era prefeito de São Paulo, em 2017, e conseguiu até emplacar um filho em um cargo comissionado na prefeitura. Também integrou o grupo que apoiou a renúncia de Doria para concorrer ao governo do estado, em 2018, o que dividiu o PSDB — o grupo próximo do ex-governador tucano Geraldo Alckmin defendia apoio ao então governador Márcio França, do PSB, que acabou derrotado por Doria.

Em seu discurso, Pignatari enfatizou como uma das prioridades da Assembleia aprovar projetos que permitem que o governo do estado obtenha mais recursos para a compra de vacinas contra a Covid-19. O tucano também pregou união entre os diferentes partidos para que o estado que registrou o maior número de casos e de mortes pelo coronavírus consiga superar a pandemia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO