Casa Branca/Arquivo

Tanto Trump quanto Haley vencerão em Nevada

06.02.24 14:44

A política americana, tão distinta e pouco intuitiva a democracias como a brasileira, reserva um episódio novamente curioso nesta semana, A disputa do nome do partido Republicano entre os eleitores do estado de Nevada será dividida em duas eleições de formatos e momentos diferentes, onde cada um dos candidatos, Nikki Haley e Donald Trump (foto), não se enfrentarão diretamente.

Com isso, é possível já afirmar que tanto Trump como Haley vencerão as primárias no estado em que está a cidade de Las Vegas. A explicação passa pela política estadual, e pela política do próprio partido Republicano.

Pela legislação estadual, tanto democratas quanto republicanos vão às urnas nesta terça-feira, 6, pelas suas primárias. Enquanto Joe Biden deve levar facilmente o estado contra a sua única concorrente, Marianne Williamson, Nikki Haley, a ex-governadora da Carolina do Sul, é a única concorrente na cédula destinada a eleitores registrados como republicanos. Ela, portanto, deve levar a disputa.

Na quinta-feira, 8, no entanto, o partido Republicano irá realizar um caucus, o curioso sistema de voto por meio de reunião política. Foi como o que aconteceu em Iowa, na primeira primária republicana.

Neste formato, os eleitores se reúnem fisicamente em um local para se manifestar — mas todos fazem isso publicamente, longe do sigilo de uma cabine.  Após uma primeira rodada, o candidato menos votado é retirado da disputa, e seus eleitores passam a ser cortejados pela base de apoio dos mais votados. O sistema se repete até que um deles consiga a maioria, levando o voto do delegado do condado, em uma eleição considerada direta pelos seus apoiadores.

Nesta votação de quinta, Trump deve concorrer sozinho e usar a vitória unânime para tentar mostrar força de reunião de seus apoiadores. 

No caso, os delegados do partido Republicano darão seus votos ao vencedor do caucus, e isso deve beneficiar Trump, que já vinha de duas vitórias nos estados em que já houve disputa. Nikki Haleydependente de um milagre digno de Davi contra Golias vai usar da vitória simbólica nas primárias para motivar e ampliar sua base, focando justamente nas primárias da Carolina do Sul, seu estado natal, no final do mês.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando será que essa praga planetariamente nefasta, o trampo-agente-laranja, sairá de circulação???!.... Lá como cá, é preciso que os normais e decentes se sobreponham urgentemente aos gados fanáticos doentios - nas urnas, claro - e parem de eleger marginais. É obviamente um perigo incomensurável a Terra ficar à mercê da interação entre esse marginal demente e os demais celerados de todas as vertentes!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO