Adriano Machado/Crusoé

Projeto para garantir prisão em segunda instância

02.01.19 11:12

Na cerimônia em que recebeu o cargo de ministro da Justiça, o ex-juiz Sergio Moro (foto) anunciou que irá enviar para a próxima legislatura do Congresso um projeto de lei para garantir que as sentenças de condenação sejam cumpridas imediatamente após o julgamento em segunda instância.

“Pretende-se deixar mais claro na lei, como já  decidiu diversas vezes o Plenário do Supremo Tribunal Federal, que, no processo criminal, a regra deve ser a da execução da condenação criminal após o julgamento da segunda instância”, explicou Moro no discurso.

“Esse foi o mais importante avanço institucional dos últimos anos”, afirmou. O novo ministro lembrou da importância de Teori Zavascki para que isso acontecesse.

O assunto ainda é controverso no Supremo. No fim do ano passado, o ministro Marco Aurélio chegou a conceder liminar dando liberdade para todos os condenados em segunda instância, o que poderia beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu queria fazer uma pergunta. Vocês podem me responder? Se caso os senadores e deputados federais se omitissem em votar a lei que permite a prisão em Segunda instância. Pergunto a vocês, o povo brasileiro poderá através de um plebiscito votar para decidir sim ou não se aceita prisão em Segunda instância. E o povo pode votar o plebiscito junto nesta eleição para prefeito?

    1. Queria completar a pergunta acima! Se o nosso povo querido brasileiro puder votar o plebiscito citado acima ( e que lei permita isso ? ) qual será a maneira legal para colocar o plebiscito junto com a votação dos prefeitos nas eleições 2020 , me explique por favor? Outra dúvida que tenho : haverá tempo para colocarem o plebicito dentro das urnas eletrônicas eleitorais até às eleições de prefeito 2020?

  2. O CONGRESSO PRECISA, SIM, ACABAR COM A COBERTURA QUE O STF TEM FEITO DOS CRIMINOSOS DE COLARINHO BRANCO. CORRUPÇÃO É CRIME GRAVE E MATA, EM ESPECIAL, OS MAIS POBRES. TEM MUITO JUIZ SUPREMO INDICADOS PELO PT. CRIAR A LAVA TOGA URGENTE.

  3. A prisão em segunda instância é um direito dos cidadãos de bem, que trabalham e que realmente pagam os impostos e um DEVER da justiça idônea, essa palhaçada de ficar em cima do muro e a cada instante os digníssimos juízes do STF mudarem essa lei nos sinalizam com a insegurança jurídica e na proteção dos grandes corruptos, nós cidadãos realmente esperamos um basta nesse assunto com a aprovação de uma lei definitiva, contamos com o Sr. Ministro Moro.

    1. Existe no Senado a PEC 13/2018, assinada por 30 Senadores definindo a prisão em segunda instância e a autorização para,prisão de Políticos independente da,autorização da Câmara. Seria mais fácil tocar essa PEC pra frente. Vale ver sobre isso na internet site do Senado.

  4. Prisáo em 2@ instancia, previdencia e retorno da lei das responsabilidades fiscais ao texto original...urgencia n1,,,se o Bozo quer comecar com o pé direito, fichas aqui

  5. Corre Moro que o STF dia,10 de abril joga água nos planos de todos os brasileiros de bem. Aquilo ali é uma pocilga,indicados por bandidos.

  6. Temos é que apoiar nossos governantes sempre...qualquer coisa vamos as redes sociais e até voltamos as ruas pelo nosso Presidente . Não nos esquecemos disso ...sempre alertas.

    1. Nossos governantes são políticos e todos os políticos são iguais. Se não levarem bordoada nunca se emendarão.

  7. A Prisão em ª instancia só não interessa aos Kakai da vida,que se locupletam com a impunidade em detrimento da miséria do país.

  8. É o único caminho para matar dois coelhos de uma cajadada só: acabar ( ou diminuir drásticamente) a impunidade, e extinguir o vergonhoso ativismo do STF nessa área..

  9. Este novo congresso se entendeu o recado nas urnas deverá votar favorável, muda-se a lei e não haverá por parte de alguns ministros do STF tentativas monocráticas de soltura de "amigos" do poder, terão que cumprir a nova lei.

  10. Medida acertada, mas acredito que não será aprovada. Qual a razão? A base do governo, composta majoritariamente pelo centrão, não apoiará. Quanto mais tempo eles tiverem livres melhor.

    1. Tbm acho que não será fácil aprovarem, mas tem pessoas novas lá e a população tem fazer uma pressão tbm se manifestar fortimente assim talvez consigamos.

    2. Lembrem-se que temos um generalzinho dando bons conselhos ao grande ministro presidente do stf. E obedece quem tem juízo!

Mais notícias
Assine agora
TOPO