Adriano Machado/Crusoé

Precaução com os caminhoneiros

20.03.19 10:20

A série de tuítes do presidente Jair Bolsonaro (foto) disparados na manhã desta quarta-feira, 20, sobre o aumento da venda de caminhões, não foi só para apresentar dados que indiquem confiança na retomada do crescimento econômico. Bolsonaro também deu uma satisfação aos caminhoneiros para se prevenir de movimentos como a greve que paralisou a economia no último governo Temer.

“Sabemos que uma das principais reclamações do brasileiro é o preço do combustível e temos conversado com os ministérios responsáveis para absorver tal demanda e até poder diversificar”, escreveu o presidente em um dos posts. “Lembro que os estados carregam consigo enorme responsabilidade na tributação dos combustíveis”, cobrou.

Na sexta-feira, 22, haverá mais uma reunião do Fórum Permantente para o Transporte de Cargas, promovido pelo Ministério da Infraestrutura para discutir problemas do setor. E nela, representantes dos caminhoneiros pretendem reclamar contra a tabela de frete e os custos do serviço. Ainda não falam em greve. Mas que há insatisfação, há.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A única forma de resolvermos essa questão é com a volta do crescimento econômico e dos investimentos em infraestrutura. Tem de diversificar e fortalecer os demais modais, principalmente o ferroviário e o aquaviário. Assim, todos deixam de ser "reféns" das rodovias.

  2. PRECISAMOS DE UM SISTEMA FERROVIÁRIO. O BRASILEIRO NÃO PODE FICAR REFÉM DE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL QUE, COMO QUALQUER OUTRA, AGE COM CORPORATIVISMO.

  3. O BRASIL É O ÚNICO PAÍS EM PROPORÇÕES CONTINENTAIS QUE NÃO DISPÕE DE UM SISTEMA FERROVIÁRIO DE TRANSPORTE DE CARGAS COM O QUAL PODERIA BARATEAR OS CUSTOS DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DAS MERCADORIAS.

  4. mais um resultado da perversa intervenção do governo na economia. Tudo começa com a Dilma, incentivando a compra de caminhões...caminhão de mais na praça, lei da oferta/procura deve prevalecer e o preço do frete cair...mas na Banania, um erro dessa inepta, significa que o estado tem que errar de novo para compensar, com a ridícula tabela de fretes (dos tempos da SUNAB), intervindo de novo na economia e alterando de novo o preço relativo das coisas. Basta de intervenções!! basta de esquerda!!

    1. Antonio, Entendi, mas eu continuo achando que intervenção do estado na economia não é coisa só de esquerda. A ditadura militar brasileira era um exemplo, tal com todas as ditaduras sul-americanas. De qualquer forma, concordamos que estado tem que regular o que precisa ser regulado e deixar a maioria das coisas nas mãos da iniciativa privada.

    2. desculpe-me Jose, mas me refiro ao presente problema dos fretes, que acabou na greve dos caminhoneiros do ano passado...a intervenção do estado na economia vem das capitanias hereditárias...bem antes dos governos militares...mas o que faz a diferença entre esquerda e direita é a presença do estado na economia...a esquerda acha que o estado deve ter presença forte na economia...a direita ao contrário...que tem que regular e deixar o que não é essencial para a iniciativa privada cuidar...é isso...

    3. Estas intervenções na economia são herança dos militares que, até onde eu sei, não eram da esquerda. Portanto, o proto-capitalismo brasileiro não é da esquerda e nem da direita. Ele é consequência das escolhas do povo brasileiro ao longo do tempo.

  5. O governo deveria incentivar os fabricantes de veículos a produzir caminhões elétricos para reduzir a dependência dos caminhoneiros e da economia brasileira dos combustíveis da famigerada e monopolista Petrobrás ?

    1. Perfeito. Inclusive insentivar a energia solar com financiamentos pelo BNDES, venderemos energia para o mundo.

  6. Os bravos lutadores caminhoneiros merecem o respeito da nação! Em particular, e principalmente, de quem viaja por nossas mal cuidadas rodovias. Sou testemunha e já fui beneficiário da fidalguia deles, pois quando um carro tem problema mecânico ou fura pneu em viagem, parando com sinalizador, dificilmente outro carro irá parar, seja por desatenção ou até medo... MAS, o “primeiro” caminhoneiro que vier, não só irá parar, como dar AJUDA! Com mais de 50 anos de estrada admiro tais FIDALGOS!!!

  7. Quem ganha é o peixe grande que distribui não é o dono do caminhão ou do posto. Tem que fechar a boca do tubarão. Os caminhoneiros não podem saber que cada juiz do STF tem 200 funcionarios quanto ganham o que gastam em alimentação e seguro saúde e que serão felizes para o resto da vida.

  8. Continuando: Os empresários contratantes dos serviços de transporte utilizam-se da desorganização da classe dos caminhoneiros, jogando a culpa na Petrobrás (bode expiatório), evitando sentarem-se à mesa com sindicatos representativos (não existentes) dos caminhoneiros para discutirem os valores dos fretes; Estado por Estado.

    1. E são empresas que vivem de subsídios públicos e, claro, da exploração dos caminhoneiros.

  9. Alô, alô!!!! Aos que têm ouvidos para ouvir e olhos para ler e entender, Atenção!!!! A grande questão ou o grande problema dos caminhoneiros (autônomos e empresários do setor de transportes) é o valor do frete. A questão tributária (ICMS sobre os combustíveis) trata-se de um custo inerente ao veículo de transporte e que deve ser incorporado ao valor do dito cujo frete. O Estado de Minas Gerais, no governo do Sr. Aécio Neves elevou as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis.

  10. Se tivéssemos boas estradas e muitas ferrovias esse assunto não existiria. Toda categoria só pensa no quanto quer a mais. Mas não pensam na renda indireta.

  11. A turma do truck sao herois brasileiros, com poder de colocar ordem nessa supremacia de semideuses do supremo, ditadura juridica, investiga, julga, e condena, nao estamos de joelho e sim na boleia do truck.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. São heróis. Ganham pouco, vivem mal e transferem todos os lucros para as empresas que vivem de subsídios. No final das contas, a turma do truck se aposentará com uma miséria e viverá a velhice mendigando. Isto é justo?

    1. O presidente da petrobras vai acabar com o monopólio da petrobras na área de extração e refino. Aguarde e verás uma melhora no ambiente de negócios de petróleo e consequente queda no valor cobrado.

    1. Sim, 👏👏👏... Além de serem os maiores fidalgos na estrada! Se alguém de carro encosta por algum problema mecânico ou pneu furado e sinaliza, pode ser que nenhum outro carro pare... MAS, o primeiro caminhoneiro irá parar e oferecer ajuda! E não digo somente por ouvir falar. Já Vi, pessoalmente isto, nestes meus mais de cinquenta anos de estrada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO