Reprodução

Por que os cubanos protestam em frente ao Capitólio de Havana

13.07.21 07:33

As demonstrações de cubanos contra a ditadura comunista já duram dois dias. Além de andar pela avenida costeira, o Malecón, os manifestantes têm se concentrado em frente ao Capitólio (foto), o imponente prédio que fica no centro de Havana.

Com linhas inspiradas no Capitólio em Washington, o edifício foi construído para ser a sede das duas câmaras legislativas, em 1929. Com a Revolução de 1959, que substituiu a ditadura de Fulgêncio Batista pela ditadura atual, o Congresso foi fechado. Quando se criou uma Assembleia Nacional, os deputados comunistas passaram a se reunir em outro lugar, uma semana por ano.

O prédio, assim, foi abandonado, tornando-se escritório de algumas poucas repartições públicas. Sua cúpula seguiu aparecendo nas fotos de turistas que, sem poder entrar, tiram selfies da escadaria. O ex-ditador Raúl Castro investiu na restauração do prédio, com a intenção de transferir a Assembleia para lá, mas isso anda não aconteceu.

Para alguns cubanos, a escolha do Capitólio como local de protestos é intencional. “O Capitólio é um espaço com forte poder simbólico. Lá funcionou o Congresso, até que Fidel Castro decidisse acabar com ele. Quando Fidel criou a Assembleia Nacional, sob seu controle absoluto, ele a transferiu para outro lugar“, diz Maria Faguaga, antropóloga cubana que vive em São Paulo. “Também é um lugar perto dos hotéis mais caros de Cuba, o que indica que os cubanos miseráveis estão querendo mandar uma mensagem para os mais abastados.”

O jornalista e analista político cubano Pedro Corzo, do site Cuba Memorial, também acredita que a escolha desse local para pedir o fim da ditadura fortalece a mensagem política.

A maioria dos manifestantes é jovem. Eles nunca viram esse edifício em funcionamento, como o centro do debate político em Cuba. Então, é muito interessante que se concentrem nesse lugar“, diz Pedro Corzo. “Acredito que a escolha do prédio como local de protesto tenha sido para acentuar seu caráter político. Os jovens estão cansados da ditadura e querem algo melhor, que pode ser a democracia que existiu no passado, com todas as suas imperfeições.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula Diz Que “Povo Cubano Tem Mais Dignidade Que Brasileiro.” Lula, Dilma e o PT, são entusiastas da ditadura cubana, e queriam instaurar no Brasil um regime semelhante. Por isso o Lula disse q o povo cubano tem mais dignidade que nós brasileiros. Pois para uma pessoa indigna e corrupta como é o caso do Lula, "dignidade" é subserviência para um regime onde poucos tem tudo, e o povo não tem nada. Até ontem os cubanos eram dignos para o Lula, agora que se rebelaram ao regime, não são mais.

    1. O Boulos acha que a "democracia" cubana, não é um exemplo para o Brasil. Em Cuba Boulos, são sobretudo os jovens que estão se rebelando. Se eu fosse você, faria a barba e arrumaria um emprego decente. Os jovens perceberam que barbudo revolucionário, não enche a barriga de ninguém.

  2. Tris é saber que há grande risco de serem massacrados, que terão pouco ou nenhum apoio externo. Ainda um apoio incorreto e sujo de toda a esquerda (suja, criminosa, omissa, relativista, falsa e outros adjetivos piores). De qualquer forma, é admirável a coragem desses que não tem outra saída, sofrem as nefastas consequências desse regime criminoso, no qual apenas uma minoria vive no luxo as custas do sofrimento do povo.

  3. É uma luta dura, se conseguirem seguir adiante, se organizando e agindo, talvez consigam alguns frutos além das muitas mortes.

  4. Estou esperando a classe artística, zelosa da democracia, terminar de beber seus whisks escoceses, e se pronunciar, em seus IPhones 12, diretamente de suas coberturas em Ipanema, sobre o que ocorre em Cuba. Cadê Chico Buarque, Paulo Betti e demais alegres companheiros da ribalta? E pensar que no mundo atual ainda existe Partido Comunista…..

    1. pô, esses artistas são comunistas de ocasião. esquerda caviar.

    2. Estes artistas pregam o comunismo pros outros enquanto eles vivem nababescamente no mundo capitalista com todas as mordomias que o capitalismo proporciona, endinheirados, etc...

    3. Paulo..Você está assumindo que a classe artística possui uma ideologia só. Seria melhor dizer membros da classe artística que defendem o lulocastrismo. Você verá que são poucos, muito poucos. A maioria só quer pagar as contas e, quem sabe, fazer fortuna!

    4. Estou aqui pensando o mesmo. Esperando globais e cantores "fofos" se manifestarem.

  5. Que maravilha, quero que a revolta dos cubanos ilumine a mente dos brasileiros para que estes se unam e derrubem de fez este governo militarizado e genocida que está levando o país em direção ao caos. Governos militarizados, tanto de direita como esquerda, são todos iguais: incompetentes, medíocres e, principalmente, corruptos.

    1. José, vc poderia passar 6 meses estagiando em Cuba, e escrever sobre o governo cubano, vc leva jeito...

  6. Como a esquerdalha brasileira vai deglutir isso? Por que estão quietos sem falar nada? O comunismo não é tão bom!?? Cadê os comunistas e petralhas de plantão???

    1. Silvana vc tem 100% de razão!!! Onde estão os artistas comunistas???? Chico Buarque ??? Está escondido??

    2. Estão repetindo o que o ditador diz: “a culpa é do embargo”.

    3. Vale ressaltar o silêncio da nossa “classe artística “.

    4. Acho que isso mostra ao Francisco e ao resto da boiada que “esquerdalha” é uma minoria. A maioria do povo brasileiro é mais para o “Ele Não”. Não tem muita gente interessada em Cuba ou Venezuela mas sim em derrubar o falso mito.

Mais notícias
Assine agora
TOPO