Reprodução

O que revelam os vídeos da queda do avião de Prigozhin

23.08.23 15:19

O avião que transportava o empresário russo Yevgeny Prigozhin caiu na região de Tver, ao norte de Moscou, nesta quarta, 23. Prigozhin, que comandava o grupo mercenário Wagner, entrou na lista de desafetos do presidente russo Vladimir Putin após comandar um motim contra o Kremlin, em junho.

Vídeos do avião em plena queda e imagens do acidente circularam nas redes sociais (foto). Pelas imagens, é possível concluir que se tratou de um assassinato.

Este avião não caiu. Foi derrubado. Quando uma aeronave cai, ela avisa que está com uma pane e tenta consertar o problema em pleno voo. Mas o avião caiu praticamente em linha reta. O impacto foi violento. Não foi uma falha. Foi um assassinato, que aliás era altamente previsível“, diz o colunista da Crusoé Ivan Sant’Anna, piloto e especialista em avião. “O que não sabemos é o que causou o atentado. Pode ter sido uma bomba, um drone, um míssil ou um jato.”

Também pode-se indagar algumas perguntas sobre quem realizou os vídeos. “Por que alguém estava filmando isso? Será que eles sabiam o que ia acontecer? Minha impressão é que os vídeos tinham certa qualidade, o que pode significar que foram gravados por profissionais“, diz Sant’Anna.

O canal do grupo Wagner no Telegram, Grey Zone, afirma que o avião foi derrubado pelo sistema de defesa antiaérea da Rússia. Mas essa informação não foi confirmada.

 

Teria o presidente Putin realizado um atentado para matar Prigozhin? “Bom, é difícil fazer qualquer tipo de afirmação nesse sentido, mas podemos crer nessa possibilidade haja vista a rivalidade que os dois tiveram recentemente. O grupo Wagner, liderado pelo Prigozhin passou, nos últimos meses, a questionar a liderança de Putin na guerra“, diz o professor de relações internacionais do Ibmec de Belo Horizonte, Christopher Mendonça. “Os opositores do regime russo têm destinos semelhantes: a morte ou o encarceramento. Embora não possamos afirmar com certeza de que a morte do líder do Wagner tenha sido encomendada pelo presidente da Rússia, certamente ele é o principal suspeito.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os adversários do Putin pulam de janelas, são envenenados ou encarcerados. Esse foi um novo método de extermínio: um avião de alguma forma derrubado. O alvo era o chefe do grupo Wagner, e para o ditador russo não houve nenhum problema em assassinar mais nove pessoas que estavam na aeronave. Um “ dano colateral”.

  2. Sabotagem ou abatido pelo sistema de defesa aérea russo; mais um método foi incluído no vasto cardápio de assassinatos de desafetos do regime do ditador da Rússia. Putin é ex-coronel da KGB.

Mais notícias
Assine agora
TOPO