Reprodução

Putin ganha um concorrente

11.05.23 10:40

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, eliminou todos os seus rivais políticos com prisões, envenenamentos, empurrões pela janela e perseguições.

Mas eis que acaba de surgir um corajoso querendo desafiar Putin nas próximas eleições presidenciais, marcadas para março de 2024.

Nesta quarta, 10, Yevgeni Prigozhin — o ex-chef de Putin que comanda o grupo de mercenários Wagner na Ucrânia — publicou os resultados de uma pesquisa eleitoral (foto) de um instituto desconhecido sobre em quem os russos votariam nas eleições presidenciais.

Putin estaria à frente, com 42,5%. Prigozhin viria logo atrás, com 39,7%.

A mensagem que os números querem passar é clara: Prigozhin, mesmo sem fazer campanha, tem um carisma próximo ao do presidente e poderia derrotá-lo em uma disputa no futuro.

A tal pesquisa não merece nenhum crédito, mas o que importa aqui é a audácia de Prigozhin, em se colocar como um adversário político do atual presidente.

Nas últimas semanas, Prigozhin tem publicado diversos vídeos reclamando da escassez de munições e culpando chefes militares pela estratégia desastrada na Ucrânia. Seu batalhão precisou recuar no dia 10 de Bakmut, permitindo o avanço da contraofensiva ucraniana. Mais do que comandar soldados no campo de batalha, Prigozhin mostra que também tem ambições eleitorais. Veremos qual será a reação de Putin.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse tal prigozin também é perigozissimo. Achei que só o Brasil não tivesse jeito, mas a Russia me parece, também, incorrigivel. Eta povinho masoquista!

  2. Viche! Onde isso vai parar? Será que a autodeterminação do povo russo vai ser suficiente pra resolver os problemas que o país vem causando ao resto do mundo?

Mais notícias
Assine agora
TOPO