Fiocruz

Número de casos no Brasil é 12 vezes maior que o oficial, dizem especialistas

13.04.20 15:38

O grupo de pesquisa NOIS, formado por profissionais da PUC-Rio, USP, Instituto D’Or, Fiocruz (foto) e outras entidades divulgou nesta segunda-feira, 13, um comunicado afirmando que o número real de casos no Brasil é cerca de 12 vezes maior que o oficial.

Os pesquisadores concluíram que as notificações da doença até 10 de abril só representavam 8% dos casos de infecções por Covid-19.

“A confirmação dos casos é a única forma de avaliar a evolução da Covid-19 no Brasil. Segundo orientação do Ministério da Saúde, apenas os casos mais graves estão sendo testados e, ainda assim, nem todos os casos suspeitos deste grupo estão sendo examinados. O elevado grau de subnotificação pode sugerir uma falsa ideia de controle da doença e, consequentemente, levar ao declínio na implementação de ações de contenção, como o isolamento horizontal”, diz o comunicado do grupo NOIS.

Quando se considera um número de infectados maior, a taxa de mortalidade cai. “O Brasil deveria ter uma Case-Fatality Ratio (taxa de letalidade) observada de 1,3%, contra os 16,3% constatados”, diz o comunicado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual o nome desses especialistas? Qual Metodologia aplicada? Aonde foi publicado? qual o tipo de amostragem que foi feita , quais instituições participaram? E outros itens que costumam acompanhar afirmativas tão contudentes e graves, poderiam dar credibilidade a essa imbecilidade.

  2. Que bom se for assim, pois se o número de infectados é muito maior que o que está sendo divulgado, então o percentual do número de mortos deverá ser menor também, não é pura matemática???!!!

    1. Vc leu a reportagem ou somente o titulo e saiu comentando?

  3. Se levar em consideração as denúncias de diagnósticos duvidosos os números caem pela metade. Traumatismo craniano, tiro, atropelamento, infarto. Tudo é diagnosticado como Convid.

  4. Avisa os seus especialixtas que em todos os países o número de infectados é muito maior do que os confirmados,pelo simples fato de ser impossível fazer testes em todo mundo.

  5. Vamos imaginar que a taxa de letalidade seja muito baixa, ou seja, 1% do total de contaminados. Agora vamos imaginar que se, isolamento grande parte da população brasileira (200 milhões) fosse exposta ao vírus. Qual seria o número de mortos em menos de seis meses? Respondo: 2 milhões. Bozistas idiotas, agora vocês entenderam porque o isolamento é necessário? Ou vocês preferem mesmo o genocídio?

    1. Se o genocídio nos livra-se de come bostas como você talvez valesse a pena

    2. Zé, vai dormir que é melhor do que falar merd@!! Tu não entende nada, nem sabes fazer conta!! Faz o seguinte: vai a Brasilia e pede uma boquinha pro Mandetta enquanto ele tá lá...acho que breve o cara vai pro espaço. E já vai tarde!!!

    3. A questão aqui, foi discutir a matéria da editora e, não os números. O infeliz que fez a matéria , nem leu antes de publicar e, os videntes do Apocalipse, vem em seguida com suas teses. Sou médico, estou vendo a pandemia de perto e, entre 500.000 habitantes, tivemos a primeira morte há 05 dias. Sei o que estou falando, pq estou de frente e, não na minha sala vendo globolixo.

  6. Duda, sua informação é parcial e tendenciosa. Pura ideologia do contra! De fato o Brasil notifica pouco, mas se vc ler o estudo da London School, baseado em algoritmos confiáveis, o Brasil notifica 11% dos casos, apenas. So que EUA notificam 13% , França 9% e UK, menos de 6%. Portanto não de notícia para denegrir, dê a notícia completa.

  7. Vários especialistas na área, dizem que independente de quarentena, o fluxo só diminui depois que 70% da população tiver o vírus e o organismo criar anticorpos. Como muitos nem tem sintomas, o certo seria quebrar a quarentena e resolver tudo antes do inverno. No inverno, existem possibilidades de agravar para quadros de pneumonia.

    1. 70% da população com o vírus significa 1 milhão e 400 mil mortes por covid-19 (admitindo 1% de mortalidade, e não 1,3% como estimaram). Esses especialistas aí só podem ser especialistas em velórios.

    2. Aparecida vc está certíssima. Estão empurrando para o inverno, principalmente no sul,onde o frio é intenso e sem liberar o tratamento com cloroquina. Não entendo o objetivo.

  8. Impressionante a quantidade de gente sabida em epidemiologia que surgiu nas redes sociais... todo mundo entendido. E a ciência que se dane!

    1. Medicina não é a única ciência que existe. É mesmo nela, não estão sendo ouvidos diversos especialistas, mas apenas quem tem determinada posição.

  9. Que especialista cara pálida. Os da Globo? Arautos da desgraça? Tá pouco então... Mas faz assim..... Não vamos estipular uma meta de mortes....mas quando a gente atingir a gente dobra... Francamente....

  10. Se o número de infectados é bem maior do que o divulgado, significa dizer que o isolamento horizontal não está funcionando e que a taxa de mortalidade é mínima em relação a outros vírus

    1. Exato, na minha cidade tem corona, h1n1 e dengue, td ao mesmo tempo, tá punk!!

    2. Meu deus, nem mentira essa revista sabe contar. Taxa de letalidade = índice de indivíduos contaminados sobre número de óbitos. Se o número de contaminação é 12 X maior a taxa de letalidade e 12 X menor. O NOIS e um antro de jumentos....

  11. O Mandetta já deveria ter sido demitido por incompetência há muito tempo. Onde estão os testes? Onde estão os recursos para o combate ao virus? Esse bandido só sabe falar, fazer não é com ele. E os subordinados dele também são bem incompetentes, deveriam ser mandados embora junto com ele.

    1. E deveriam colocar a conta do estrago no país em cima do partido dele... enquanto isso, o Maia Botafogo só vota projeto pra arrasar contas públicas. Nada de prisão em 2ª.

  12. A verdade, caríssimos, está saltando aos olhos. Temos mais de 100 mil infectados. Gripe de baixíssima letalidade. 1%.... ou seja, os infectados estão vivendo normalmente e curam-se sòzinhos. Basta isolamento vertical e cuidar dos idosos, máscaras para evitar contaminação de infectados sem sintomas, manter escolas fechadas até fim de maio. Shoppings, reabrirem em fim de abril. Lojas de rua, imediatamente e restaurantes e praças de alimentação ,limitar a 50 % a ocupaçao das mesas.

  13. Em 2018, dados do SUS, houveram 81.440 óbitos no Brasil, por gripe/pneumonia! Os números são do Ministério da Saúde / DataSUS.

  14. MATÉRIA FRACA E COM DADOS ERRADOS OU FRAUDULENTOS . DESINFORMAÇÃO E SENSACIONALISMO . ESPERAVA MUITO MAIS DA CRUSOÉ E DO ANTAGONISTAS QDO ASSINEI , MAS INFELIZMENTE É MAIS DO MESMO , NO LAMAÇAL DA IMPRENSA BRASILEIRA. LAMENTÁVEL ...

  15. Refazendo a chamada: “Entidades ligadas ao PSOL acham que casos de Covid é 12 vezes maior, mas hospitais vazios ainda estão pesquisando o porquê”

    1. De fato cara, é verdade...em matéria de comentário estúpido, vc está ganhando...avante boçal, torcemos pelo teu troféu.

    2. Sim, vão todos se afogar, ai só vai sobrar os blogueiros de crachá do planalto. Aí vamos ter uma imprensa que só trabalha com a verdade igual o Chaves fez na Venezuela.

  16. No Estado de S. Paulo, em Ribeirão Preto, estão solicitando a pacientes tratados, por exemplo, de sinusite, que assinem que seu problema era a Covid-19. Não dá para acreditar nisso, portanto.

    1. O comentário de boçal, como o seu, só o seu, certo estúpido???

    2. E pq o trouxa iria assinar? teoria conspiratória bozista é outro nível...

  17. G "Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a COVID-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009", declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva virtual feita de Genebra.

  18. Números de casos, que certamente é bem maior que o divulgado, sendo comprovado, seria positivo e não negativo, pois derruba a taxa de mortalidade. A matéria diz isso, mas tem gente que não lê

    1. Palhaço estúpido, creio que vc não captou o comentário acima, muito pertinente. Mas vai fundo boçal, teu espaço pra falar estupidez tá garantido..diverte um pouco...

    2. a taxa de mortalidade diminui mas não o número de mortes e nem o colapso na saúde. Uma coisa não muda o estado da outra coisa. Gadinho ta pirando com o uso da cloroquina viu....

  19. A manchete da Crusoé é totalmente tendenciosa e leva a crer que a coisa tá feia, quando na realidade é exatamente o contrário. Tem muito beócio que não sabe ler. Leiam o último parágrafo, imbecis?

    1. Alberto, o gado que não entendeu nada. A coisa continua feia de qualquer jeito!

  20. Blá-blá-blá do pânico. Quero ver números estatísticos falando sobre a causa mortis para os dez mais antes e depois do covid. Exemplo: Cardiopatia - 230 antes e 12 agora Câncer pulmão- 340 antes e 1 agora Parem dessa desonestidade mórbida e apresentem os fatos com números.

    1. O cara pode sofrer de cardiopatia cronica, mas se pegar o covid e morrer, a causa será o covid. Isso é mais q óbvio.

  21. Essa é a verdade nua e crua, avalizada por fonte de alta credibilidade (Fundação Oswaldo Cruz). O Presidente Bolsonaro, prepotente e desinformado, está (mesmo com a intenção maluca de defender a economia), ao dizer que "o covid está deixando o Brasil", provoca mais um grave desserviço (de "informação") ao país.

  22. Lá na França.... “Le confinement prolongé jusqu’au 11 mai, annonce Emmanuel Macron Avec Le Monde Publié aujourd’hui à 17h14, mis à jour à 20h32”

  23. Isso eu já venho falando não é de hoje. Mas o grupo "NOIS" (a sigla não ajuda..rs.) também não leva em consideração o número de mortes relatadas como "Caso Suspeito de Covid" que, pela demora em se analisar o material coletado da vítima (20 dias ou mais), acaba se perdendo na qualidade genética (deterioração do material) que, por sua vez, inviabiliza o resultado conclusivo do material analisado. Ou seja, possivelmente uma morte de covid que não entrará na estatística. E isso tem acontecido muito

    1. Até agora meu raciocínio está correto. Sou do estado SP e trabalho em hospital. Isso ajuda a ter uma real visão da situação.

  24. Estou longe de ser da área, mas o que esse grupo NOIS publicou tem pra mim total sentido. Políticos, seja de que lado for, falam só no gerúndio, subjetividades, só enrolando, desconversando, basta ouvi-los, seja Bolsonaro, Dória, qualquer uma dessas coisas. E o legislativo dizendo que irão julgar o plano A, B, C e não executam porra nenhuma. O Judiciário se metendo e colocando problemas nada a ver no cenário, a depender se o ministro é pelego de sindicato ou qualquer outra merda!!

    1. LuisR, todos menosprezaram o vírus inicialmente, Dória resolveu se mexer por ver uma vantagem política ao tomar a dianteira de defesa, bolsonaro até hoje faz chacota do vírus e só bosteja a defesa da economia. Mas a verdade é que ninguém está preocupado com a população. Mandetta pegou uma batata quente na mão que tinha tudo para lhe queimar, mas, pela estupidez presidencial, a batata quente virou um pote de ouro. Quem continua perdendo são os brasileiros.

    1. #quebracrusoe e leva os corajosos atrás de um teclado junto...

    2. #quebracrusoe e leva essa pá de sujeira aqui embaixo junto

    3. Tuiskon (gabinete do ódio é insuperável nas escolhas dos nomes), o problema não é a porcentagem de mortos, mas sim o colapso da saúde. O isolamento tem cumprido o seu papel de retardar o número de infectados e consequente busca por ajuda nos hospitais. Agora, para não perder o costume, vá comer capim com cloroquina e nos agracie com a sua ausência!

    4. Kkk kk CAIU o Q babaca analfa?! Você atropela a aritmética e eu vou arrasar com tanta burrice 🤣

  25. Porque as autoridades estão escondendo os dados verdadeiros? Nós brasileiros, que pagamos muito bem -durante 5 meses do ano os impostos às autoridades- são obrigadas a fornecer a nós os números verdadeiros, nós exigimos isso.

    1. LuisR, para dados oficiais só o Instituto Adolfo Lutz. Wilson, Osmar Terra? Ah vá comer capim no cocho!!!

    2. Foge dessa teorias conspiratórias idiotizantes. Não estão escondendo nada. Ocorre que não se prepararam adequadamente para o enfrentamento da pandemia e estão tomando um baile do covid. Só os casos em que o vírus se manifesta de forma mais agressiva é que são feitas colheitas de materiais para fazer analise laboratorial de confirmação do covid. Muita gente pega o vírus que se manifesta apenas como uma gripe normal ou até mesmo na forma de assintomáticos, que não entram na estatística oficial.

    3. O Dr Osmar terra já esta falando isto há muito tempo,segundo ele muito antes de Março já tínhamos uma infinidade de infectados,a Cruzoé deveria fazer uma entrevista com ele

    4. Porque só enrolam. Entendo que fato principal é que não há testes suficientes e, os que tem testado, o Instituto Adolf Lutz não tem pessoal e/ou equipamentos para processá-los mais rápido e dar os resultados. Agora, além do IAL, quem mais faz esses testes, quais estados tem capacidade e seus própria serviços, etc?? A mídia enrola e não dá informações objetivas. Só fica de fofoca!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO