Adriano Machado/Crusoé

Moro manda Força Nacional e Damares envia técnicos para índios guajajaras

09.12.19 15:38

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (foto), enviou dois funcionários da pasta para acompanhar a crise na terra indígena Cana Brava Guajajara, no Maranhão.

Foram enviados um técnico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e outro da Ouvidoria de Direitos Humanos, que já estão em contato com as lideranças indígenas.

Mais cedo, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou o enviou da Força Nacional para o Maranhão a fim de evitar novos ataques contra o povo guajajara.

Pelo Twitter, Moro também comunicou que a Polícia Federal vai investigar o atentado na região que deixou dois índios mortos e outros dois feridos a tiros no sábado, 7.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Então em 16 anos de PTRLHAS de um governo SOCIALISTA COMUNISTA corrupto nada foi feito? há! entendi o RATO LADRÃO não acabou com os conflitos de um estado governado pela ESQUERDA? Já seu a culpa é do PRESIDENTE.

  2. Só agora? Este estado de tensão sempre existiu. Piorou quando o Bozo e o Salles deram, en janeiro, sinal verde para os grileiros bozistas invadirem tudo e causar danos ao patrimônio natural público. Está tudo documentado. Os conflitos rurais as as invasões em terras indígenas e unidades de conservação explodiram com o Bozo. Depois, o idiota vem dizer que não tem nada com isso.

    1. Aparecida. Você como toda Bozistas procariota anda dormindo no governo do Bozo. Favor acordar! Todos os dados publicados até hoje pelos cientistas mostram uma explosão da violência no campo e invasão de terras públicas desde a posse do Bozo. Tentar negar isso é ignorância e cinismo. O Bozo é a maior fonte de crises do país. E isto não é discurso esquerdista, pisces não sou um. Este é um fato. Somente os néscios e psicopatas tentam ainda negar a verdade!

    2. Jose, certamente como todo esquerdista, você estava em repouso durante todos os anos governados pelo PT. Sempre foi assim, todo mundo sabe. Muitos dos maiores fazendeiros do Para, grilaram as terras que hoje possuem . Os índios sempre tiveram conflitos com madereiros e fazendeiros. E não são santos também. Muitos estão envolvidos nas negociatas. Hoje está difícil colar esse discurso esquerdista, que o Presidente é o culpado.

    3. Mais uma bonequinha Bozista zurrando. Como o argumento é medíocre. Quanto o Carluxo está pagando para este bando de indigente mental defender o papai? Uma mortadela?

    4. Sr. Petralha. Isso smpre existiu e continuará existindo. A diferença é que o seu líder ladrão e sua dilamanta abafavam tudo com grana.

  3. É assim que se trata a questão indígena: com respeito, equidade, sem políticos , sem ONGs sem exploração, e com justica. Bolsonaro, general Heleno, Moro e Damares, garantia de tudo isto

    1. Acorde meu caro. O presidente deu carta branca aos grileiros e madeireiros para isso ocorrer.

  4. Tem que investigar é cobrança de pedágio ilegal pelos índios e arrendamento de terras indígenas para madeireiro e garimpeiro. Índio inocente só existe no imaginário dos pseudo intelectuais e esquerdinha caviar.

    1. João, conheço a região muito bem. E tem idiota que bate palma para cobrança do pedágio alegando que é a única fonte de renda dos índios. Se eu for enumerar o que os índios fazem de errado respaldados pela farsa de serem inimputaveis... dava uns volumes.

    2. Escreveu com propriedade de quem conhece a região, tudo verdade.

    3. É verdade. Inocentes aqui, somos nós. Alguma coisa deve ter rolado entre esse pessoal aí pois, ninguém de bom senso ou mesmo bandido, não vai sair cometendo esses desatinos, pois eles querem atuar na maior tranquilidade possível.

  5. Aquela porcaria daquele estado do Maranhão não tem uma polícia que preste e que dê conta de um caso como esse? Enviar a Força Nacional para um caso desses não é seria um exagero e gasto desnecessário de dinheiro público? Quanto vai ficar essa brincadeira aí? Vão chegar lá e vão fazer o que? Servir de guarda costas de índio?

    1. Este Paulo Renato fala sobre o que não conhece, além de não saber ler direito.

    2. Porcaria de estado? Amigo, penso que não é motivo par tal.

    3. A área onde ocorreu o ataque é de domínio federal, por isso a necessidade da força nacional ou policia federal.

  6. Parabéns a ambos os ministros pelas providências no menor espaço de tempo possível. pessoas competentes e bem intencionadas é assim que agem.

    1. Concordo. Se o estado não intervir para acalmar os ânimos, e dizer quem é quem manda...vira terra de "Ongs" internacionais!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO