Reprodução

Moraes diz que contrato de bolsonarista com Petrobras é ‘altamente suspeito’

03.07.21 14:01

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou ser “altamente suspeito” o acordo firmado entre a Petrobras e o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury (foto) para quintuplicar o aluguel de um imóvel à estatal. Ele quer aprofundar a investigação para entender se o negócio gerou dinheiro para financiar atos antidemocráticos, fake news ou campanhas eleitorais.

Segundo o ministro, a investigação apontou que o empresário participou de uma estranha negociação com a Petrobras, com diversos indícios de irregularidades“.A Petrobras aumentou o valor locativo a ser pago para Otávio Oscar Fakhoury quando o imóvel já estava desocupado a pedido do próprio proprietário, tornou retroativo o aumento do valor e, por fim, manteve os pagamentos mesmo após a desocupação“, escreveu.

De acordo com o ministro, “não havia razão para a Petrobras manter os pagamentos da locação de uma área já não ocupada há mais de ano“. “Há necessidade de se apurar se o mecanismo foi utilizado, de alguma
forma, como meio para o financiamento de campanha eleitoral ou mesmo da construção e manutenção de estrutura para a produção e divulgação de notícias falsas ou com a finalidade específica de atacar as instituições democráticas.

O acordo, descoberto a partir do material encontrado em buscas e apreensões da PF, foi celebrado entre uma empresa de Fakhoury e a Petrobras Distribuidora. Segundo o documento, haveria um reajuste do aluguel pelo terreno onde funcionava o posto, de 30 mil para 150 mil reais, com validade a partir de janeiro daquele ano, início do mandato de Jair Bolsonaro. Com o acerto, o empresário desistiria de uma liminar que havia obtido em 2017 na Justiça paulista determinando o despejo da estatal da área por atraso nos pagamentos.

A Justiça não homologou o acordo por causa de uma ação movida pela distribuidora Ipiranga, que já havia assinado um contrato de locação do posto de combustíveis com a empresa de Fakhoury antes do acerto com a Petrobras. A Crusoé, a defesa do empresário bolsonarista afirmou que ele recebeu o aluguel “sem reajuste e sem retroatividade” até o mês de setembro de 2019, quando a Justiça declarou que o contrato válido era o da Ipiranga e não o da Petrobras. Também sustentou que o acordo não tem qualquer relação com os atos antidemocráticos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fica a impressão que Bolsonarismo é um petismo piorado. Com a diferença de que o petismo tinha um plano a longo prazo para se apoderar do erário e o bolsonarismo quer fazer tudo o que fez o PT e Cia em 4 anos. "40 em 4". Rs!

  2. Suspeito é o conteúdo de uma revista que apoia Renan Calheiros e Omar Azis… Que vergonha está essa Crusoe. Transformou-se em um lixo virtual.

    1. Nada pode ser mais lixo do que a mente de um muar bozista. Zurra muar, zurra!

  3. Ué mas quem rouba no Brasil vira herói e até disputa eleições! Que mal há? O STF tá cheio de processos contra políticos corruptos parados ! Eles não têm tempo para julgar ! E daí ?País de hipócritas !

    1. Exatamente... Onde estava o ministri Moraes quando o nosso dinheiro saia sem volta para construir Porto, estrada e etc???

  4. Mais mimimi da ilha. O negocio é tão ""suspeito"" que foi o empresário teve que buscar na justiça a desocupação e ainda conseguiu outro locatário que segue até os dias de hoje. Se tem algo suspeito é esse atraso de pagamento de alugueis por parte da Petrobras Distribuidora.

    1. Aumentar o valor da locação, após o imóvel já estar desocupado, não é estranho? Empresários como esse da matéria, o palhaço da Havan ou o Genocida do Mundo Verde, que são lojas de produtos naturais, mas o Genocida Wizard, propagandeava drogas, só se aproximam de governantes atrás de privilégios. Foi assim com as empreiteiras no governo petista. O governo Bolsonaro não é mais um governo do Brasil. É agora um Governo dos Esquemas contra os brasileiros e à favor dos amigos do rei, tal qual o PT.

  5. Estamos falando do PT ou do bozo ??????? Tudo igual, usando a Petrobras para tentar dar sufoco na democracia, cambada de vagabundo !!! Assim é bom ser Mito !!!! Pagando bem só assim para ser da Gadolandia, como era da mortadela , agora ele vai dar casa para polícia militar, quero ver como vão pagar , eles acham que é só dar !!!! Tudo nas coxas sem critério nenhum; como minha casa minha vida que só tem mensalidade atrasada !!!!

    1. Imbecil é quem não questiona nada e diz amém para tudo. Ardo, volta pro curral.

    2. Q cara imbecil! Acredita Em tudo q cruzuecapital pública!

    1. Barer Lula Edvaldo?impossivel ……porém se for condenado,sempre terá Gilmar!!

    2. Deixa de ser gado. A Crusoé já fez uma matéria completa sobre este caso. A novidade aqui é só o posicionamento do Moraes

Mais notícias
Assine agora
TOPO