Presidência da República

MP pede que PF investigue chefe da Secom por corrupção e peculato

28.01.20 06:55

O Ministério Público Federal em Brasília pediu nesta segunda-feira, 27, à Polícia Federal a abertura de inquérito criminal para investigar suspeitas sobre o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten (foto), informa o jornal Folha de S. Paulo.

O objetivo, segundo o jornal, é apurar supostas práticas de corrupção passiva, peculato (desvio de recursos públicos feito por funcionário público, para proveito pessoal ou alheio) e advocacia administrativa (patrocínio de interesses privados na administração pública, valendo-se da condição de servidor).

O pedido do MPF foi motivado por reportagens que mostraram que Wajngarten é sócio majoritário de uma empresa que recebe dinheiro de emissoras de TV, entre elas Record e Band, e de agências de publicidade contratadas pela própria Secom, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro.

O despacho requerendo a investigação da PF foi assinado pelo procurador Frederick Lustosa, da Procuradoria da República no Distrito Federal, após o órgão receber representações de diversos cidadãos, baseadas nas notícias. O caso correrá em sigilo. Procurado pelo jornal, Wajngarten não se manifestou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Precisamos colocar as barbas de molho quando os assuntos que têm qualquer nível de envolvimento com a Folha de São Paulo. Interesses podem estar contrariados.

  2. Se errou punição, não dá mais para aceitar essas práticas corruptas,aliás governos não deveria usar dinheiro do público para se promoverem,apenas em casos de esclarecimentos de saúde a população.

  3. E este escularápio ainda está no governo? Das duas uma: ou o Bozo não ouve mais o Carluxo, ou o secretário esconde segredos que o Bozo não quer ver revelados. Façam as suas apostas. Neste ínterim, os Bozistas contnuam zurrando nos seus pastos verdejantes. Zurrem Bozistas, zurrem!

    1. Incrível como ainda aparece gente criticando leitores que se opõem às práticas duvidosas e/ou ilegais do governo. E a justificativa é sempre relacionar aos governos do PT. Quanta tolice! O Bozo, sua família e amigos fazem estrago com o dinheiro público claramente e ainda defendem essas atitudes. Esse Brasil tá f...

    2. Isso tudo é saudade do período de glória dos governos petistas. Saudade produz esse “banzo”.

    3. petista corrupto correndo atrás do dinheiro do povo ,que deixou de mamar nas tetas do governo federal. vá trabalhar robô petista! deixe de encher o saco, com seus comentários nojentos.

  4. A empresa da qual ele é sócio já existia há anos. Foi convidado a trabalhar no setor público, se afastou do dia a dia da empresa. Os meios de comunicação que recebem dinheiro do governo já eram clientes dele. Sei não, acho que a Folha Lixo está de perseguição. Por que a Folha não faz uma reportagem sobre os MM que D Marisa deixou de herança. Pelo que eu saiba, nunca trabalhou.

    1. Conta outra de “se afastou do dia a dia” da empresa. Quem tem 95% da empresa manda; não precisa ser todos os dias, só nos dos grandes contratos. seus clientes atuam exatamente na área que o secretário detém poder. Num país sério, não teria nem entrado na SECOM. Mas nesse governo, com as exceções conhecidas,’vale mais seguir agenda ideológica extremista do que ter competência profissional. Os que aderiram ferozmente à campanha foram agraciados com cargos além de suas possibilidades.

Mais notícias
Assine agora
TOPO