Granma

Mais de 100 prisões durante visita de Federica Mogherini a Cuba

09.09.19 13:02

A italiana Federica Mogherini, representante de Assuntos Externos da União Europeia, encontrou-se nesta segunda, 9, com o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez (foto). Eles falaram sobre investimentos e programas nas áreas de cultura, energia e agricultura.

Federica chegou à ilha na sexta-feira, 6. Desde esse dia, mais de 100 ativistas pelos direitos humanos foram presos em Cuba. A maior parte deles pertencia às organizações União Patriótica de Cuba (Unpacu) e Cuba Decide. Cinco casas de ativistas foram invadidas por membros da segurança de estado e tiveram pertences roubados. Entre os bens subtraídos estavam comida, cadeiras, livros, pratos, remédios, celulares e computadores.

Em sua temporada na ilha, Federica passeou pelo centro histórico de Havana e visitou a sede de uma companhia de ballet. Mas nada falou sobre as prisões.

“É uma vergonha escandalosa que a União Europeia, em vez de propor políticas contrárias a violações de direitos humanos, alie-se a políticas de investimentos que são favoráveis a empresas que buscam o lucro na ilha. Cuba tem 11 milhões de habitantes, os quais poderiam ser chamados de escravos, porque não têm direitos trabalhistas e não podem se unir livremente em sindicatos”, diz uma nota da ONG Defensores dos Prisioneiros Cubanos.

O ministro cubano Bruno Rodríguez teceu comentários sobre o encontro com Federica nas redes sociais: “Destacamos o bom estado das relações entre Cuba e a União Europeia. Falamos sobre as novas medidas do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba e sobre outros temas da agenda internacional.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A ITALIANA FOI A CUBA APENAS PARA ASSISTIS O BALLET CUBANO, NÃO ESTÁ INTERESSADA EM DIREITOS HUMANOS, ALIAS, NEM A EUROPA TODA. ISSO CHAMA-SE " DEMOCRACIA ",

  2. A tal União Européia lambe a bunda da ditadura jurrásica cubana, e crítica de forma cínica e nojenta a queda da Canalhada Esquerdiota no Brasil.... E viva a hipocrisia !

  3. Ativista de direitos humanos em Cuba e Brasil são antagonistas e inimigos mortais. Lá eles choram porque apanham e aqui choram querendo apanhar.

  4. Essa é a verdadeira face da União Europeia . Criticam a democracia brasileira , mas se calam sobre a ditadura cubana . Dizem que se importam com a Amazônia brasileira , mas não se importam com os direitos humanos em Cuba . Dizem que se importam com os índios , mas não se importam com o povo cubano . Querem os minerais e as ervas medicinais do Brasil e oportunidades de negocios em Cuba . 🇧🇷

    1. Quanto mais ralado o país for, melhor pra eles implantarem as chantagens!!!

    1. Cuidado francesinho em Cuba muito coisa que vc gosta da cadeia ou paredon

  5. Ah, mentira, Cuba é o paraíso onde os trabalhadores são os donos do país e os lideres priorizam a democracia, se fosse verdade, os cubanos fugiriam pra Miami... ops!!!!!

  6. É um paraíso, sem dúvida. O Brasil agora sofre pelos bilhões que aplicou - a fundo perdido - naquela longeva ditadura comunista. (Porto de Mariel, e outras cositas más...) O rombo do BNDES para esses "cumpañeros", mais Venezuela e monarquias tribais africanas, ditas socialistas, está na conta dos "inocentes" molusco e dilmanta. Enquanto isso falta dinheiro para estradas, saúde, educação. Nunca podemos esquecer a traição deslavada que os corruptos petistas praticaram contra a Nação.

  7. É melhor o Brasil fazer a Intervenção Militar antes que tofole, o eterno amigo do amigo do pai de marcelo odebrecht, junto com alcolumbre e rodrigomaia, o eterno botafogo, façam o mesmo que cuba e venezuela.

  8. A falta de escrúpulos anda de mãos dadas com as vantagens financeiras. São gêmeos idênticos. Não adianta buscar coerência ou honestidade neste caso, passam ao largo e ainda debocham dos crédulos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO