Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula, um presidente reincidente

28.12.23 13:29

Lula assumiu a Presidência da República pela terceira vez, em 1º de janeiro, prometendo olhar para o futuro, mas governou, no primeiro ano do terceiro mandato, exatamente como costumava fazer no passado.

Seu governo reciclou praticamente todos os programas dos primeiros mandatos: Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos. E reaproveitou membros de equipes petistas passadas, como o ex-senador Aloizio Mercadante, para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o ex-chanceler Celso Amorim, que compete com o atual titular do Itamaraty, Mauro Vieira, pelo protagonismo da diplomacia brasileira.

Luiz Marinho assumiu o Ministério do Trabalho em busca de trabalhadores para tutelar, Dilma Rousseff foi retirada do ostracismo para comandar o banco dos Brics e Marcio Pochmann reapareceu para assombrar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Guido Mantega quase voltou, mas foi barrado na entrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Reportagem de capa da edição de Crusoé publicada em 22 de dezembro enumerou outros velhos vícios que o petista repete em seu terceiro mandato: “Aparelhamento da Petrobras e de fundos de pensão das estatais, uso do BNDES para fazer política externa, uso de verba estatal para fazer propaganda ideológica” e o “uso de satélites para o combate político”

O discurso também foi o mesmo ao longo de todo o ano, num eterno retorno ao mote da “herança maldita”, o rótulo petista para os governo de Fernando Henrique Cardoso. Lula pregou paz e harmonia em 2023, mas raramente deixou de mencionar o fantasma do adversário Jair Bolsonaro em seus discursos.

Outros tempos

O presidente é o mesmo de 20 anos atrás, mas o país, quanta diferença. A anulação das condenações  de Lula não apagou o tempo em que ele esteve preso, muito menos tudo o que foi revelado pela Operação Lava Jato.

Sua terceira eleição se deveu muito mais aos defeitos do principal adversário, Jair Bolsonaro, do que a suas qualidades. O Congresso Nacional sabe muito bem disso e, desde o início do governo, trata Lula como o presidente fraco que é, demandando cada vez mais espaço e cargos na Esplanada dos Ministérios.

O PT, como de costume, resiste em dividir o poder, ainda que seu presidente tenha sido eleito com o discurso de unidade nacional contra o “mal maior” Bolsonaro. Enquanto isso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai cavando espaço na marra.

Funciona?

A volta ao passado está dando certo? Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 20 de dezembro indica que não. Para 36% dos eleitores, o terceiro mandato de Lula é pior do que os anteriores — para 32% dá na mesma.

Outros 29% ainda consideram o atual mandato melhor do que os dois primeiros, mas esse percentual era de 53% em fevereiro e de 35% em junho, o que indica que a tendência é de que ele siga caindo.

Mesmo quem votou em Lula no segundo turno em 2022 já recalibrou suas expectativas sobre o terceiro mandato do petista. Em fevereiro, 83% consideravam que a terceira gestão era melhor do que as outras duas. O percentual caiu para 61% em junho e, hoje, está em 54%.

A decepção provavelmente seguirá aumentando, porque Lula não deu qualquer sinal de que pretende deixar o passado pré-Lava Jato para trás.

Leia mais:

Jair Bolsonaro, o ex mais inelegível do Brasil

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O 3o mandato só poderia ser pior: o sujeito está mais velho, mais esclerosado e mais nocivo do que nunca! Ainda por cima trouxe consigo uma dama-de-companhia que quer ter mais poder que o poderoso “cumpanhero”! Resumo da opera: um governo medíocre, exercido por gente sem preparo, sem cultura, sem vergonha e sem educação.

  2. CRUZCREDO, CRUZCREDO, CRUZCREDO MIL VEZES!!!! Que karma maldito esse do BRASIL que tem absolutamente tudo para ser e, poderia ser, um SUPER PAÍS!!!!.... Mas como o grunhiria o ladralha, vamos com """cárma""", a saída é a do inexorável: para que nos livremos desse caco velho e do outro caco velho definitivamente, há o imbatível: O TEMPO! Esse fará o serviço que não soubemos fazer, esse prestará O GRANDE SERVIÇO AO BRASIL tirando essas porcarias definitivamente de circulação. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    1. É, temos que acabar com essa sequência maldita de porcarias..."""renovávis"""... como grunhe o ladralha.

    2. “A ignorância astravanca o progresso” Com esse nível de cultura vai querer o que dos políticos eleitos?

    3. Ah, e COMPATRIOTAS DECENTES E MENTALMENTE SADIOS: CUIDADO com as crias, CUIDADO com as crias de ambos. FORA COM todas elas, pro lixo da HISTÓRIA com elas também!!!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO