Agência Câmara

Líder da bancada da bala aposta em apoio de bolsonaristas para conquistar a Câmara

23.07.20 11:30

O deputado Capitão Augusto, do PL de São Paulo, lançou nesta quinta-feira, 23, sua campanha à presidência da Câmara dos Deputados. O coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública pretende viajar pelo país em busca de votos dos colegas para virar o sucessor de Rodrigo Maia no comando da casa. E garante: sua candidatura é em “caráter irrevogável”.

Na última eleição, o policial militar chegou a registrar seu nome como candidato, mas se retirou da disputa em apoio a Rodrigo Maia. Apesar das articulações para que Jair Bolsonaro apoie um candidato do Centrão, Capitão Augusto minimiza as negociações que, segundo ele, poderiam eleger “um ficha-suja”.

Ele não cita nomes, mas dois dos nomes mais cotados do Centrão, Aguinaldo Ribeiro e Arthur Lira, são réus da Lava Jato pelo esquema chamado Quadrilhão do PP. “Essas pessoas que estão se aproximando não são aliadas. Eles estão aliados por compromissos outros, é completamente diferente. Em um momento em que começam a aventar o assunto de impeachment, o governo não pode correr o risco de eleger um presidente que não seja verdadeiramente aliado”, argumenta Augusto.

O líder da bancada da bala acredita que contará com o voto de deputados bolsonaristas. “Isso faz com que eu tenha um otimismo muito grande porque acredito que estou no páreo”, conta. Segundo levantamento feito pelo parlamentar, nas últimas eleições para a presidência da Câmara, todos que atingiram 110 votos conseguiram ir para o segundo turno. Ele estima ter 70 votos e garante que vai buscar os 40 restantes.

A bancada da segurança pública tem 306 parlamentares e o PL, partido de Capitão Augusto, conta com 41 deputados, a segunda maior bancada da casa. Ele espera conquistar o apoio de parte expressiva dessas bancadas.

Em busca de votos, o candidato disse que vai usar um avião emprestado por um amigo para percorrer o país. “Deputado gosta de conversa olho no olho, de reunião presencial. Pretendo viajar a todos os estados”, conta Capitão Augusto.
Entre suas bandeiras na disputa pela presidência da Câmara estão a reforma do regimento interno da casa, a redução de despesas, além da defesa de causas que ajudaram a elegê-lo, como a segurança pública e a proteção da família.

Mais notícias
Assine agora
TOPO