Roque de Sá/Agência Senado

Em busca de um meio termo

20.03.19 18:23

Senadores favoráveis à CPI dos tribunais superiores não jogaram a toalha após o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, indicar desde segunda-feira, 18, que não pretende instalar a comissão.

Eles procuram interlocutores de Alcolumbre para tentar negociar um meio termo: abrem mão de vários dos 13 fatos determinantes a serem investigados que incluíram no pedido da CPI da Lava Toga, em troca da sua abertura.

Nesta quarta-feira, 20, os senadores Alessandro Vieira (foto), do PPS, autor do pedido de criação da CPI, e Randolfe Rodrigues, da Rede, procuraram a senadora Simone Tebet, do MDB, para pedir apoio na empreitada.

Simone os aconselhou a reduzirem os fatos determinantes para três, limitando a investigação a pontos como suspeitas de conflito de interesses de ministros em julgamentos nos tribunais superiores.

Os senadores se mostraram dispostos aceitar o conselho. Eles acreditam que, com o objeto limitado, Alcolumbre não poderá recorrer ao regimento e determinará a abertura da CPI.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ok, nada contra, mas será que o momento e o "timing" são adequados? Não seria mais interessante depois da reforma da previdência ou depois de aprovar as leis propostas por Moro?

  2. Quando chegam novos senadores,ajudando passar o Brasil à limpo,vem um desconhecido Alcolumbre e engaveta a CPI tão esperada por brasileiros honestos.

    1. Concordo.Estou chegando a conclusão que esse AL Columbre é um infiltrado.Manobra do Renan e Estado-Maior do MDB.Semelhança com o fato Histórico :D João VI e o D. Pedro I,na iminência da independência do Brasil.Uma "estratégia"(não é tática) de retomada do poder a médio prazo.

  3. Se a CPI for o início para que juízes de tribunais superiores não sejam mais indicados por políticos, terá alcançado o objetivo. A impunidade começa aí!!!

  4. Estou começando a achar que haverá um "acordo" de meio termo, que dependerá do Alcolumbre. Ele aceita a CPI da Lava-Toga, deixa o nome de Toffoli de fora, acata o nome de Gilmar. Para não sofrer impeachment Gilmar renuncia e vai morar em Portugal, livre, leve e solto. Acordões no Brasil serem foram a resultante, quando as coisas ficam pretas. Sacrifica-se um porco e salva-se a pocilga.

    1. Joshua: também penso assim. Em qualquer cenário Gilmar é a bola da vez. O porão dele está entupido de ratos e fantasmas. Em Portugal o gajo tem empresa, amigos e poderá rir-se de nós, desfrutando um bom vinho. Mas ao menos estaremos livres do Darth Vader brazuca.

    2. O exílio do Gilmar seria à lá Márcia Tiburi, Jean Willis ou Cacciola?

    3. Gilmar não poder obter a cidadania portuguesa, entretanto.

  5. Para escapar do corrupto Sen. Renan , pegamos esse covarde Sen Alcolumbre que não é muito diferente. Decerto ele negociou com o STF para ter seus dois processos arquivados no Estado de origem. Com a exclusão de vários fatos determinantes de investigação , isso não vai favorecer ao STF , limitando o poder de fogo na CPI da Lava Toga? Queremos ver a queda do STF, outra coisa não nos satisfaz.

  6. A arrogância desse STF passou dos limites! O povo não aceitará mais isso. Coloca os motivos pessoais em primeiro plano, em detrimento do que de fato serve ao país. VERGONHA.

  7. Precisamos apoiar a deputada Bia Kicis que pretende a PEC da bengala de 75 anos. Voltaria para os antigos 70 anos; com isso cairiam fora Marco Aurélio, Celso de Melo e Lavandovisk. É uma boa limpa.

  8. Que ponto a gente está. Você descobre 10 erros e quer investigar como ocorreu e sabe os quem fez mas podem ser explicados aí falam assim tira 7 ou os piores e deixa só uns 3 os mais leves senão não deixo você investigar porque fica demais todos os 10 para a imagem do investigado. Um absurdo não? E chega ao ponto de você negociar senão não tem mesmo investigação. O que é isso?

    1. Concordo contigo. E onde estão os interesses do povo? Não é pra isso que o Serviço Público existe, pra atender aos direitos do povo? Por que negociação? Quem não deve, não teme.

    1. Sim. Podemos. Já demonstramos que podemos. Basta as redes sociais se unirem e começar o movimento. Urgente.

  9. O combate à corrupção dentro das instituições é um fenômeno comum em várias partes do mundo, fruto da informatização, do fim dos paraísos fiscais e do combate aos crimes transnacionais. Veio para ficar. O que não pode se arrastar é o velho establishment corrupto. Tem que sair. No Peru, o escândalo da Odebrecht derrubou dois presidentes e chegou no judiciário. Aí a PGR de lá, escorada nos ministros corruptos do STF deles demitiu os dois procuradores que comandavam as investigações. ...

    1. ... Fechou o tempo, o atual presidente disse que se o congresso não assumisse seu papel ia convocar um plebiscito. Resultado: os procuradores foram reconduzidos, a PGR e os ministros do STF dançaram. Deu plebiscito. Aprovaram a proibição de reeleição até de deputado! Um bom exemplo para que tenhamos mais juízo. Melhor afastar logo os corruptos que o Brasil inteiro sabe quem são e dar caminho. Estão brincando com fogo, paciência tem limite.

  10. Vai ter que ser com insistência e estratégia. Mas a turma do abafa, com Renan-Alcolumbre na frente, vai colocar todas as dificuldades possíveis.

  11. o negócio é fazer qualquer indagação ao Judiciário, eles estão muito tranquilos, é hora de chacoalhar essa árvore pra ver o que começa a cair.

    1. E aí? Pra que ler a Crusoé? Vamos ficar pragmatica e resignadamente pagando impostos

  12. Mais uma iniciativa q vai dar em nada. Primeiro pelo porco alcolumbre q muito rapudo virou o cocho. Segundo pq quem assinou é covarde pra enfrenta lo e, terceiro pq os eleitores sao sempre traidos ... entao nao faz diferença

  13. o que precisa ser levantado é a estrutura do judiciário como um todo é o único poder em que o juiz é punido com aposentadoria integral não é só no supremo em todos eles o juízes nesse país são deuses problema de estrutura mesmo essa toga tem que ser bem lavada esses juízes bem escolhidos aliás os quadros do judiciário muitas vezes são compostos de maneira e por elementos totalmente incapazes o que nos deixa como cidadãos nas mãos por vezes de verdadeiras quadrilhas eu não sei se uma CPI resolve

  14. Deverá ser trazida à luz também a ‘operação abafa’, decantada pelo Jucá em seu estancamento da sangria, ‘com Supremo, com tudo’. A articulação dessa ‘obstrução de justiça’ mastodôntica já está mais do que evidente em seu braço judicial.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  15. A verdade é que já passou da hora de uma verdadeira faxina no Judiciário , Iniciando pelo STF. Não vejo a hora de ver o beiçola atrás das grades.

  16. Tomara que não entreguem tbem os dedos! Triste final da, até então virtuosa e gloriosa, história do Davi X Golias (Renan), em que o tal Alcolumbre virou um HERÓI... Mal passado o deslumbre, foi só ele ter o vislumbre da PEGADINHA do TOFFOLI, no psicodélico Inquérito “intra muros”, que o Davi puft? Isso vai ter final inglório e peripatético? Eis que o tal Juiz, o togado, de forma birrenta, pueril e patética, BATEU O PÉ e... o David, puft, e vai se mijar todinho? Afinal de contas que MEDO é este?!

  17. Esse Alcolumbre não inspira confiança.Deve ser empecilho para muitos temas de interesse do brasileiro.Continua "pequeno"como sempre foi.Só foi eleito por ter como candidato opositor o Renan Calheiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO