Adriano Machado/Crusoé

Dívidas dos estados na pauta

03.03.19 14:15

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), vai ao Senado no dia 12, para uma audiência da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

O tema, oficialmente, não tem a ver com a reforma da Previdência, principal preocupação do ministro no momento. Mas é um assunto relacionado: as dívidas dos estados.

Os governadores já pediram à equipe econômica empréstimos de emergência para conseguirem equilibrar suas contas, em troca de apoio à reforma.

Mas o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, avisou que os projetos que permitem a realização destas operações devem demorar para serem aprovados, provavelmente depois de abril.

O descontentamento dos governadores deverá estar refletido nas perguntas dos senadores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Independentemente do resultado da audiência, se os Governadores não apoiarem, sem exigências incabíveis, as reformas, os principais prejudicados serão os estados que, na maioria já estão falidos ou próximo disso.

  2. Enquanto isso o empresariado continua indo embora para o Paraguai por causa das reformas estruturais ocorrida naquele país. Brasil país que não anda mesmo.

  3. O Brasil tem mais de 1.000 municípios com menos de 5.000 habitantes que tem prefeitura, Câmara e todo essa amparado negativo que não leva a nada. Acaba com isso, desmunicipaliza essas aberrações e com certeza os Estados e país deixarão de gastar uns bilhões a menos. Só cego não vê.

  4. Dá o dinheiro. Após aprovar a reforma da previdência e a do Moro. Dá mas cobrem o resultado. Dá mas cobra uma nova postura e não cede mais. Senão nunca mais parará esse toma lá dá cá. Tem como fazer política de outra forma e todos tem que aprender não esperar receber para depois fazer. Terão que fazer pelo ideal de ser o melhor gestor aos brasileiros sem alinhamento a interesses obscuros.

  5. Só devem liberar a grana DEPOIS que aprovarem a reforma, caso contrário pau nesses cretinos chantagistas, assim como os deputados que querem verbas parlamentares. Só abram a caixa DEPOIS que aprovarem as reformas, incluindo as de segurança pública na integra.

  6. Por isso o País não cresce, para aprovar uma reforma vital tem que ter moeda de troca. E vamos andando a passos de tartaruga.

  7. O Estado está insustentável? Transforme em território federal !! Município está insustentável ?? Extingua a Câmara e Prefeitura e seja colocada uma Agência Executiva no local.

  8. Os Estados perdularios sob o comando de governadores irresponsáveis e corruptos..explodiram suas contas .. roubaram o que quiseram e agora querem deixar a bomba no colo dos outros , inclusive de seus servidores. que estão com salários atrasados e congelados .. agora querem lhes tirar a inatividade pela qual JÁ contribuíram corram atrás do dinheiro desviado.. e dos ladrões...

  9. Só um idiota faria esses empréstimos de emergencia. Emergencia pra esses caras é todo dia sem se preocuparem com o bem estar do país. Primeiro os governadores devem ajudar na reforma da previdencia, ai se faz uma ampla renegociação e, dai pra frente q se crie vergonha e o gov federal aplique a lei de responsabilidade fiscal. Mas é difícil esperar isso do PR gogó

    1. José, por falar em laranja, José Genuíno assinou aquele documento de avalista de milhões sem saber? Um Deputado Federal? Como que ele escapou do mensalão?? 🤔

    2. Jair, Como você sabe o nosso presidente, homi decente e honesto, está muito ocupado para se preocupar com estas coisas menores. Ele possui imensos laranjais para tratar com carinho.

  10. Os estados querem carta branca para se endividarem mais, pois sabem que sempre poderão correr para a viúva para cobrir o buraco. Sempre foi assim e assim sempre será. Nova política? Quem caiu neste conto hoje deve estar arrependido.

    1. Eles criam e transformam as leis para favorecimento próprio e eles a usam de acordo com seus interesses no tempo. Que mundo é esse ? É a casa legislativa brasileira.

  11. Não dê empréstimo algum !! Os Estados roubamne ficam blindados pela estrutura corrupta de fiscalização pelo MP - TJ - TCE do respectivo estado. Dinheiro estadual e municipal é fiscalizado igual ao meu ovo !! Ninguém fiscaliza !! Fundo perdido ....

  12. Sistema de governo absurdo esse nosso. A quem interessa esse jogo? Ao povo é que não é. Ao Brasil é que não é. Só pode ser aos ladrões de sempre. Os políticos que se revezam no poder.

Mais notícias
Assine agora
TOPO