Nelson Jr/SCO/STF

Daniel Silveira quer o arbítrio e a tirania, diz Moraes ao ordenar prisão de deputado em flagrante

17.02.21 00:23

Ao mandar prender o deputado federal Daniel Silveira em flagrante, na noite desta terça-feira, 16, o ministro Alexandre de Moraes afirmou serem imprescindíveis “medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa” do parlamentar “visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito“.

Na data de hoje (16/02), chegou ao conhecimento desta corte vídeo publicado pelo deputado federal Daniel Silveira, disponibilizado através do link: https://youtu.be/jMfInDBItog, no canal do youtube denominado ‘Política Play’, em que o referido deputado, durante 19m9s, além de atacar frontalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal, por meio de diversas ameaças e ofensas à honra, expressamente propaga a adoção de medidas antidemocráticas contra o Supremo Tribunal Federal, defendendo o AI-5; inclusive com a substituição imediata de todos os Ministros, bem como instigando a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes“, diz a primeira parte do despacho de Moraes.

Em seguida, o ministro afirma: “As manifestações do parlamentar Daniel Silveira, por meio das redes sociais, revelam-se gravíssimas, pois não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito“.

A ordem de prisão foi expedida nos autos do chamado inquérito do fim do mundo, instaurado em março de 2019 por ordem do então presidente do STF, Dias Toffoli, para apurar “fake news“e supostas ameaças a ministros da corte. O inquérito é o mesmo no qual Moraes ordenou a censura a uma reportagem de Crusoé que revelou a existência de um documento da Operação Lava Jato em que o empreiteiro Marcelo Odebrecht dizia ser Toffoli a autoridade identificada em comunicações internas da companhia como “o amigo do amigo de meu pai“.

A previsão constitucional do Estado Democrático de Direito consagra a obrigatoriedade do país ser regido por normas democráticas, com observância da Separação de Poderes, bem como vincula a todos, especialmente as autoridades públicas, ao absoluto respeito aos direitos e garantias fundamentais, com a finalidade de afastamento de qualquer tendência ao autoritarismo e concentração de poder“, prossegue Moraes no despacho.

O ministro observa que o deputado federal “é reiterante na prática criminosa, pois está sendo investigado em inquérito policial nesta corte, a pedido da PGR, por ter se associado com o intuito de modificar o regime vigente e o Estado de Direito, através de estruturas e financiamentos destinados à mobilização e incitação da população à subversão da ordem política e social, bem como criando animosidades entre as Forças Armadas e as instituições“. “As condutas criminosas do parlamentar configuram flagrante delito, pois na verifica-se, de maneira clara e evidente, a perpetuação dos delitos“, diz a decisão, na qual Moraes reproduz algumas das principais passagens do vídeo do deputado.

Moraes sustenta que a Constituição não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático, nem a realização de manifestações nas redes sociais defendendo o rompimento do Estado de Direito, “com a consequente, instalação do arbítrio“.

Tanto são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático; quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas; pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à Separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas e inconsequentes do referido parlamentar”, afirma o ministro, acrescentando que são necessárias “medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito“.

Na decisão, Moraes manda que a Polícia Federal cumpra imediatamente a ordem de prisão do deputado. Ele também determina que o YouTube bloqueio o acesso ao vídeo publicado pelo deputado, sob pena de pagamento de multa diária de 100 mil reais.

Foi o próprio Daniel Silveira quem anunciou, pouco depois das 23 horas desta terça, que a PF estava em sua residência para cumprir uma ordem de prisão expedida por Moraes.

O artigo 53 da Constituição prevê que, em caso de prisão de um deputado federal, a Câmara pode, por maioria, ordenar a soltura do parlamentar. No Twitter, o presidente da casa, Arthur Lira, disse que procurará tratar o episódio com serenidade e que se guiará pela “vontade soberana do plenário. “Como sempre disse e acredito, a Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o plenário“, escreveu. “Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a instituição e a democracia“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar do primeiro alvo das críticas e ofensas ter sido Fachin, ele não revidou com ordem de prisão. Isso partiu do segundo alvo das críticas Alexandre, que já se acostumou a agir assim...

    1. Bebi, o ministro Fachin é realmente, junto ao Fux e Barroso os que se comportam como ministros de uma suprema corte. Os outros são meros defensores de seus padrinhos que os colocaram lá ( que decepção a Carminha ).

  2. Tá certo! Tranqueira tem que ser preso mesmo! Esqueceram quando ele quebrou a placa com o nome da vereadora? Falta prender os mandantes que ninguém se atreve a delatar.

  3. Dizem que temos “instituições fortes” . Por mais que me esforce, não consigo enxergar coerência, equilíbrio, neutralidade ideológica e correição para evitar excessos nas ações dos Poderes. Lamento bastante esse estado de coisas. Parece que não existem pessoas visando o bem do País. Que tristeza !

  4. O porão, o submundo da política, cheio de ratos, gente sem valores, sem decência, vendidos, amorais, estão cheios de coragem para sair de seus buracos de falar em alto e bom som o que pensam, mesmo que isso represente ameaça real até mesmo à integridade física de membros de outros poderes... Mesmo não concordando com muitos atos de ministros, principalmente Gilmar Mendes, sempre pronto a liberar pessoas altamente suspeitas, não é ameaçando a vida deles que resolveremos os problemas do país.

  5. Abrir um inquérito, sem qualquer tipo de controle externo, sigiloso, em que um ministro do stf investiga, denuncia e julga ao mesmo tempo, é o que? O que esse deputado fez é reprovável, mas quem são os que julgam isso? Os mesmos que implementam esse "processo legal"?

  6. Falar e fazer apologia é crime ? Tem gente que fala contra vacina e não estão presos. Tem gente que mente todo dia e não vai preso. Falar, falar.. até um jornalista desejou a morte do presidente em artigo da Folha de SPaulo. Também não foi crime nenhum.

    1. Em direito penal, a só intenção, o desejo de causar mal a outra pessoa, não configura crime, se há apenas atos preparatórios, mas sem início de realização da conduta, também não; apenas se iniciar e/ou exaurir a ação criminosa, a conduta será punida por crime tentado ou consumado.

    2. Como eu disse....falar é uma coisa. Ameaçar é outra. Será que os Bozistas não conseguem separar as duas palavras?

    3. também estou curioso... gostaria de ver se ele seria preso caso tivesse falado de qualquer outro órgão.... mas o STF é intocável.... quantas pessoas verbalizam coisas muito piores, tal qual o exemplo citado. e ninguém é preso por isso....

    4. Falar é uma coisa. Fazer ameaça é outra! O nobre deputeiro fez ameaças. Sem contar que ele tem um longo histórico de perversidades nas costas.

    1. Gui querido...meu pagamento é o desespero de gente como você, desprovida de qualquer capacidade cognitiva.

    2. esse Jose é pago pra publicar comentários denegrindo pessoas e justificando o injustificável dos seus comparsas fora do poder

    3. Só o Tiririca não fala nada de errado na Câmara Federal.

    4. E o governo Alex? Todo mundo competente e honesto, né? Já recebeu a sua cota de alfafa hoje?

  7. Qualquer um que for contra esse $TF atual é bem visto pelos brasileiros de bem. Vocês ministros não tem coragem de ir passear no calçadão da praia, não tem coragem de ir a um restaurante normal, não tem coragem de pisar em um shopping pois sabem a opinião pública a respeito de suas pessoas. Moraes, Mendes, Lewandowski. Que lixo de $TF!

    1. Errado Case. Qualquer um que for contra este governo genocida que destruiu a nossa economia e está nos levando para o caos é bem visto pela população.

  8. O circo foi armado pelo deputado com ele no palco e toda a imprensa pautada pela sua prisão pelo ministro Morais do STF, exatamente como planejado: o deputado ocupará as manchetes, a Câmara Federal se debruça para discutir a prisão do parlamentar da base do governo, a boiada bolsolavista se assanha e o Jair, pousando de vítima, sai em defesa do aliado e do ex comandante do Exército, atacando o STF e a imprensa lixo. Taoquei? Vacina, nem pensar.

    1. José, quem está empenhado em destruir a nossa economia e a mundial são os Chineses, tai o coronavirus. Até que o presidente , apesar de ser .falastrão sem controle, tem se saído bem ( procure se inteirar o que ocorre em outros países sem paixão)

    2. Maria...faça o seguinte. Não se vacine. Aproveite e passeie porção sem máscara, não lave as mãos e libere geral. Quando você estiver com falta de ar e o pulmão comprometido, não procure um médico também. Como você ê um pessoa de fé, certamente Deus te salvará! Por fim, cada a resposta para a minha pergunta? O que é ciência querida?

    3. OMS e MS afirmam: vacinas não foram testadas em grávidas humanas. Grávidas vacinadas, inadvertidamente, devem ser monitoradas. Minha pergunta: monitora e se der errado, faz o quê? Cadê o longo prazo, para falar de efeitos adversos da vacina a longo prazo? Isso é Ciência ou fé? Por que interromperem as vacinas da dengue? Estude e saberá.

    4. Perfeita descrição Max. Já estamos acostumados a interpretar estes factoides Bozistas. Eles pensam que enganam!

  9. Todo bozista quer três coisas: ignorância, acesso a dinheiro público é uma ditadura para chamar de sua. Eles matam e morrem por isso. Por isso são seres bestiais que precisam ser trancafiados para o bem geral da nação.

  10. VERDADE IRINEU, o deputado reiterante em atos ditatoriais para que somente o psicopata BolsoMERDA exerça o poder, vai ser solto facinho facinho. Basta ver que o canalha e investigado numa das lava jatos Artur Lira já disse que a soberania da Câmara vai decidir, no caso a maioria é corrupta e vão mandar soltar o formiguinha do Bolsonaro. O próprio filho do Bozo já disse que para fechar o STF basta um cabo e um soldado.

  11. Quero é vacina.Vamos é falar disto. Vamos deixar este lixo político chafurdar na sua demagogia e mediocridade. Vacinas, por favor.

Mais notícias
Assine agora
TOPO