Reprodução/redes sociais

Com Brexit certo, escoceses farão segundo referendo de independência

13.12.19 11:26

A vitória folgada do Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, nas eleições desta quinta-feira, 12, deixa certo que o Reino Unido deixará a União Europeia no dia 31 de janeiro.

Para os escoceses, que no referendo de 2016 votaram para ficar na União Europeia (62% foram contra o Brexit), o resultado das últimas eleições gerais é indigesto. Ainda mais porque, nos distritos da Escócia, o vencedor das eleições não foi o Partido Conservador, mas o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês), liderado por Nicola Sturgeon (foto).

Em 2014, a agremiação comandou um referendo em que perguntava se os escoceses queriam ser independentes do Reino Unido. Mais da metade, 55% responderam que não. Com a boa votação que o SNP teve na última eleição e o Brexit garantido, Nicola acha que é o momento de tentar de novo.

“A vitória que o SNP teve na noite anterior renova, reforça e fortalece a demanda que tivemos em eleições anteriores de dar ao povo da Escócia uma escolha sobre o seu futuro. É o povo escocês, e não o governo em Westminster, que deve decidir se e quando deve haver um segundo referendo sobre a independência da Escócia”, disse Nicola. “Então, dado o veredicto dado pelo povo escocês na última noite, o governo da Escócia publicará na próxima semana os trâmites para permitir um referendo.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO