Marcos Oliveira/Agência Senado

Cliente de chefe da Secom vira número 1 em verbas publicitárias da secretaria

20.01.20 07:31

A agência de publicidade Artplan, cliente de uma empresa privada do chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Planalto, Fabio Wajngarten (foto), passou na gestão dele a ser a número um em verbas distribuídas pela pasta, informa a Folha de S. Paulo.

De acordo com reportagem do jornal, sob o comando de Wajngarten, a Artplan recebeu da secretaria 70 milhões de reais entre 12 de abril, quando ele foi nomeado para o cargo, e 31 de dezembro de 2019. O montante é 36% a mais do que o pago no mesmo período do ano anterior, de 51,5 milhões de reais.

O levantamento realizado pela Folha de S. Paulo nas planilhas de pagamento da Secom também mostra uma inversão de tendência. Até a chegada de Wajngarten ao cargo de secretário, a agência mais contemplada com a verba de propaganda era a Calia Y2.

Mesmo em 2019, antes da nomeação de Wajngarten, a Calia Y2 ainda era a que mais recebia da secretaria. Até 11 de abril, véspera de ele assumir, a agência obteve R$ 43,8 milhões, ante R$ 15,4 milhões da Artplan. Depois disso, a dinâmica dos pagamentos mudou, segundo o jornal.

Procurada pela Folha de S. Paulo, a Secom afirmou que a Artplan foi uma das três agências selecionadas em licitação do governo anterior e que, nos últimos 12 meses, venceu seleções internas para quatro campanhas; Calia e PPR, três cada.

De acordo com a secretaria, não há uma inversão de tendência e, sim, um equilíbrio na divisão dos trabalhos. Todas as três agências propuseram, por iniciativa própria, campanhas que o governo avaliou como adequadas e aceitou as sugestões.

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