Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro diz esperar queda da taxa de juros para 4,5%

09.12.19 14:11

O presidente Jair Bolsonaro (foto) reafirmou, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda-feira, 9, a expectativa de um novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros pelo Copom. A previsão foi feita um dia antes do início da reunião do comitê do Banco Central para determinar se haverá mudanças na Selic. A reunião está prevista para terminar na quarta-feira, 11. Será a última do Copom neste ano.

“Essa dívida interna monstruosa, tem que sinalizar que ela está em declínio”, defendeu Bolsonaro em uma live no Facebook. “Conversando com o Roberto Campos, presidente do Banco Central, o juro, que está 5%, vamos supor que seja mantida a taxa Selic a 5%, isso aí vai proporcionar de economia no ano que vem 97 bilhões de reais. Em vez de 400 bilhões, vamos gastar 300 bilhões”, afirmou. “Se cair mais 0,5%, que pode ser que caia agora na próxima reunião do Copom, nós vamos gastar menos com isso”, concluiu.

A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa seja mesmo reduzida para 4,5%, como já indicou o BC. O presidente afirmou ainda no vídeo que se a Selic continuar caindo e se aproximar da inflação, “basicamente está equacionada a questão da dívida interna nossa, um pouco equacionada”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nada de sonhar. O Brasil não conseguirá arrumar 12,5 milhões de empregos da noite para o dia, para os desempregados; nem mesmo outros 24 milhões para os desalentados e os subempregados. É um processo muito lento, mesmo com investimentos massivos, que não estão ocorrendo. O governo necessita encontrar mecanismos para amenizar esse vazio de renda o quanto antes. R$ 500,00 reais do FGTS, eternamente, não têm sustentação.

  2. O fato é que a redução da Selic beneficia o governo, cuja dívida fica menor, em função de juros menores. Mas, para os tomadores de dinheiro, empresas e pessoas, os bancos cobrar muito mais. Com uma Selic a 4,5%, quem estaria disposto a pagar 8% a 10%, ao longo de 30 anos, na compra de um imóvel... Iria pagar 2 imóveis. Como o FGTS da pessoa rende apenas 3%, e com salário pouco aumentado, esse imóvel irá custar 3 vezes. E, ainda, torcer para manter o emprego. Conclusão: só ganhou o governo.

    1. Os bancos saberão como contornar a situação. Sempre lucram. Na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, nossas...

  3. PESSIMO. Essa é a taxa que pagam para a gente. Vai pedir empréstimo para ver a taxa. Essa queda só ajuda banqueiros e impede o povo de poupar e criar patrimônio.

  4. Favor não dar palpite no Banco Central e deixar assuntos de economia para o ministro Guedes, com exclusividade, tratar... ajuda muito!

  5. Alguém assoprou no ouvido dele. JB não entende patavina de economia, de mercado financeiro, de taxa de juros, e de muitas outras coisas importantes mais. É inculto até a raíz dos cabelos. Agora, se for encrenca e baixaria, isso ele sabe fazer.

    1. Curiosidade Hoje: empresa importante anunciou dividendos de 17% (altíssimos), a preço da ação na base do dia do anúncio, para pagar no dia 20. A ação subiu em uma semana 48,9%. E muita gente comprou na alta. Quem pagou no pico, obterá seus dividendos, mas perderá mais, assim que o preço da ação despencar, após o dia limite para compra (hoje, dia 09). Exemplo de euforia especulativa de incautos. Quem comprou barato (ainda baixo), e vendeu na alta, lucro muito; quem comprou na alta, micou.

    2. Jose; acabou fechando em 110.977, com 26,27% de valorização no ano (até agora). Tudo expectativa; repito não há lastro concreto para tamanha euforia. Na prática a Bolsa sobe no boato (euforia) e desce no fato (realidade). Espero que se concretize. Para quem mexe com isso, Novembro e Dezembro estão enriquecendo muita gente.

    3. Jose; Até a semana passada sairam quase 40 bilhões de capital estrangeiro da Bovespa. Sinal claro de insegurança. Tal rombo foi coberto pela migração da Poupança e do CBD-DI, que hoje pagam nada (a poupança é negativa), para a Bovespa, que vive momento de euforia, porém sem lastro real; é aposta futura. Caso a economia trave, seria uma bolha enorme a estourar. Muita euforia e pouca substância econômica real. Especulação, enfim. Hoje a Bolsa chegou à máxima de 111.453 pontos, CONT...

    4. Jose; CONT... da economia não são bons. Há um grau elevado de inseguranças jurídica e política no país, o que inibe investimentos (sobretudo externos). Assim, tais melhorias acabam, em sua maior parte, indo para o ralo. O fator intangível da CONFIANÇA, porém mensurável ou perceptível, é requisito fundamental para novos investimentos. Hoje temos uma pequena retomada ainda incerta sem grandes investimentos, usando a capacidade ociosa industrial (enorme). CONT...

    5. Jose; nesse caso eu discordo. Quanto mais baixa a taxa de juros oficiais, maior a possibilidade de engrenar a economia. Nos USA a inflação está por volta de 2% aa. e a taxa oficial é de 1,50% a 1,75% aa. Aqui caberia juros de 4,00% para uma inflação próxima ou igual. O problema é que a Selic é taxa básica e os bancos colocam spreads altíssimos em cima, por três razões: ganância (cartel), alta inadimplência e a dívida do governo (que paga mais). Além disso, os fundamentos da economia...CONT...

    6. Tino - Pois é..baixar juros para que? Nunca tivemos juros tão baixos desde a Dilma. O resultado: economia estagnada! Bozo realmente não sabe o que fala!

  6. Excelente Presidente Bolsonaro! Com este "TIMAÇO" na Economia, escalado com critérios eminentemente técnicos pelo senhor, os resultados só poderão ser animadores e promissores! Avante Brasil!

  7. Resolva primeiro o inesplicável e escandaloso "spread" bancário acima de 200% ao ano. Enquanto isso, o Real se desvaloriza, os combustíveis, a carne e outros produtos sobem de preço. A continuar assim, logo teremos de volta a inflação. Bolsonaro, deixe está questão da economia para quem entende do assunto, o Paulo Guedes.

  8. Corta o fundo partidario e 50 % dos salarios dos politicos, de vereadores ao presidente, deem esse exemplo em primeiro lugar, e claro que isso nunca acontecera no maior paiz do mundo dos corruptos e traidores da patria amada.

    1. brasileiro como voce deve ser lixo igual aos nossos politicos.

    2. você deve ser o mais honesto do mundo q nem o luladrao

    3. 50 % dos salarios e mordomias como fez Kajuru, no senado. Os politicos e fundos partidarios sao a causa de todo esse problema nesse paiz.

Mais notícias
Assine agora
TOPO