A OAB e o celular atômico

10.05.19

A OAB entrou na polêmica discussão sobre o destino dos segredos guardados no telefone celular de Francisco de Assis e Silva, ex-diretor da holding da JBS. O Conselho Federal da entidade, presidido por Felipe Santa Cruz, protocolou na Justiça Federal de Brasília um pedido para figurar como parte interessada no processo. A intenção é se somar ao esforço de Francisco para convencer os juízes a não deixar que a Polícia Federal e o Ministério Público acessem os arquivos do aparelho. O celular foi apreendido em 2017, mas, como mostrou Crusoé, até hoje os investigadores não conseguiram periciá-lo. Embora a apreensão tenha ocorrido depois que Francisco já havia assinado seu acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, ele alega que o acesso aos dados violaria seu sigilo profissional de advogado.

Edilson Rodrigues/Agência SenadoEdilson Rodrigues/Agência SenadoFrancisco de Assis: ele alega sigilo profissional para manter o celular longe da curiosidade dos investigadores

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. perdeu a decencia e a etica essa oab, os advogados de bem deste país onde estão? ñ se envergonham de serem representados por isso?

  2. Há muitos advogados honestos , mas existe uma parcela que faz fortuna com dinheiro público roubado, pois quem defende corrupto está sendo pago com esse tipo de dinheiro. Não me surpreendi com essa matéria. Só me causa ojeriza.

  3. Se os que deveriam defender as leis,a constituição e as pessoas de bem agem dessa maneira,o que esperar de um país como o Brasil?Da para dialogar com essa gente?

  4. Mesmo sendo advogado eu tenho nojo dessa oab (minúsculo). Não é por acaso que esta instituição já é conhecida como OAB - Organização de Apoio aos Bandidos. Virou um LIXO!!!

  5. Este petista que assumiu a OAB - afinal são irmãos siameses - está com medo de que seu nome apareça no celular friboi. Se o efetivo de investigação fosse reforçado daria para colocar na cadeia todo o PT e curriola comunopsolista. Afinal todos - no mínimo, cúmplices - fizeram uma boquinho nos US$ 3,3 bilhões que a Odebrecht guardava no caixinha para o projeto de eternização de Lula. Outros cortes mais nobres eram garantidos pelos irmãos acougueiros goianos.

  6. E os advogados do Adélio Bispo do PSOL têm o direito de ñ informar de quem receberam os 200mil? Estou começando a entender a que se presta a esquerda, a OAB, instituições aparelhadas: contrariar com veemência tudo o q pode nos agradar. A lógica. Valorizar o fisiologismo. Se dividir o Brasil pelo menos em 2 países, tenho a certeza de que tudo começa a mudar. Do jeito q está nem a mais confiável das INST quer assumir e resolver. Tudo pra manter uma tal democracia que é apenas a pecha maldita.

  7. Com rara excessão nossa justiça é picareta e a OAB aparelhada de ESQUERDALHA. Cancelamento dessa delação é o mínimo que o caso exige.

  8. Quando o motivo é esclarecer crimes, não há ou não deve haver sigilo seja de quem for. Advogados não estão acima da lei. Aliás, o que tem de advogado metido em falcatruas é impressionante...

    1. Ñ pesquisei mas certamente 70 a 80% dos eleitos são advogados. Tem alguns q até gozam a cara do povo ao vivo e à cores: comentam q por uma garrafa de bom uísque aceitam uma causa impossível de um político ladrão. Claro, depois desfilam o marginal pois é ciente da magnitude do assalto aos cofres públicos. Na verdade, todos se locupletam sob as saias da VIÚVA.

  9. Sigilo profissional de advogado ou sigilo de criminoso? Está cada vez mais difícil encontrar a linha divisória entre ambos no Brasil.

  10. Não fale bobagem Sr. Geraldo. Ao generalizar seu comentário cai na vala comum da generalização imprecisa. Conheço vários advogados sérios e competentes que conseguem viver c muita dignidade. Frutas podres existem em todas as profissões liberais!

  11. Se essa desculpa prosperar, então nenhum advogado pode ter casa ou escritório revistado pela polícia. E é óbvio que isso é um absurdo.

  12. Ao invés de provarem a inocência ou lisura dos seus atos pela transparências, buscam os envolvidos meios legais para que eles não sejam esclarecidos. O sigilo profissional de atos lícitos ???.

  13. Se ele fez delação premiada é porque cometeu crimes. Não há reserva legal ou mental na delação, sob pena de nulidade. A OAB, sempre ao lado dos criminosos e contra a sociedade, nos envergonha tanto quanto o SSTF. Simples assim!

  14. Qual o interesse de Felipe Santa Cruz em preservar os segredos do celular atômico ? A quem ele quer proteger? Ou será 'quens' ?

  15. Quando se rouba uma nação, não pode existir sigilo profissional, pois para ladrão, não pode e nem deve existir sigilo profissional para esta categoria. Quiçá, isso exista na constituição, deve rasgar essa constituição e fazer outra.

  16. Que péssimo advogado é este cidadão, que usa o sigilo profissional para esconder os seus crimes com apoio da OAB. Um pouco de Sobral Pinto neles Juvenal Canto

Mais notícias
Assine
TOPO