Pela reconstrução do Palácio São Cristóvão
Enquanto o Museu do Ipiranga recebe os holofotes no Bicentenário, jaz em ruínas o prédio que abrigou o Museu Nacional, onde parte crucial de nossa história se desenrolou
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Enquanto o Museu Paulista, que foi construído para rememorar a Independência do Brasil reabre, o Palácio de São Cristóvão, onde a Independência foi decidida, continua fechado e com um futuro incerto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Severino R P Brasil
2023-04-24 19:58:46Prof Paulo - me permita trazer um fato que vivi e fazer uma comparação ao seu texto, que tenho como o mais pertinente a nossa história: "Certo dia conversar com amigos e um dele falou que tinha viajado a Cidade de Praga e ficou encantado com a cidade e a conservação de seus edifício históricos. Não me contive e disse: aqui nós temos os mesmos edifícios históricos, só que os destruímos em nome da modernidade, apagamos nossa história. No Brasil a história é sempre o amanhã. O Passado não existe.
Carlos Alberto Ribeiro De Xavier
2023-02-21 09:29:33Não tenho dúvidas do acerto de suas reflexões e análises, senhor Rezzutti, tanto sobre o Museu Paulista, quanto ao Museu Nacional; enquanto o primeiro foi um museu 'inventado' o Museu Nacional foi palco de fatos históricos incontestáveis; já a mitologia histórica criada sobre os bandeirantes e colocar esses personagens como heróis e símbolo dos paulistas, em vez de enaltecer, acabaram revelando o verdadeiro significado daqueles 'paulistas'; é precis preservar o que sobrou do Museu Nacional.
SERGIO SANTOS
2022-09-06 23:24:50A diferença é que por trás do Museu Nacional tem o governo Federal que não se preparou, para de fato, se comemorar os 200 anos da Independência, enquanto o governo de SP, há 8 anos vem se preparando para este evento. O governo de SP continua sendo a sínteteze do trabalho e o atual governo Federal é a sínteteze da motociata!!!
Claudia Augusta De Moraes Russo
2022-09-06 22:24:10ótimo artigo! Finalmente, o nosso Museu é lembrado com carinho e respeito que merece.
Ana
2022-09-06 05:07:05Sempre aprendo com Rezzutti! Uma delícia acompanhar o canal dele. Também acho um horror esse projeto de um prédio moderno no Palácio São Cristóvão, já não temos quase nada
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-09-06 04:22:40Absolutamente de acordo, reparar, não reconstruir.
Hierania Avelino
2022-09-05 16:34:02Parabéns ao arquiteto, Mateus Fragoso, pelo seu belíssimo trabalho de pesquisa. Concordo plenamente com as suas conclusões científicas e as suas propostas para a recuperação do nosso “Palácio de São Cristóvão”. Este é um grande patrimônio cultural e histórico, que temos que recuperar e preservar para esta e as futuras gerações.
Waldemar
2022-09-05 10:13:21200 anos da Independência tem data e hora.Este museu precisa estar pronto e aberto em 07 de Setembro de 2022.É uma questão indiscutível.É igualmente indiscutível a recuperação do Museu Nacional,fortalecer a cultura e a história de nosso País,abrindo as portas do saber a todas as pessoas de todas as classes sociais.É triste ouvir de pessoas com menos de 30 anos,nada saberem sobre a independência do Brasil e sua importância, não saberem cantar o hino brasileiro até o fim e nem honrar a bandeira.
VALMIR ARMELINI
2022-09-05 08:28:06Tenho 64 anos e, infelizmente, não tenho esperança de ver um presidente que invista de verdade, mas de verdade mesmo na área que é fundamental para resolver TODOS problemas brasileiros. A E D U C A Ç Ã O.
Liliane Lelis de Oliveira
2022-09-04 14:51:37Acho que o “Orçamento Secreto” não tem intenções de investir neste propósito.