Agência Brasil

O guru ataca a farda

Por que os tiros de Olavo de Carvalho contra o núcleo militar do governo são respondidos com o silêncio. Ao menos por enquanto
01.02.19

No último sábado, 26, o escritor Olavo de Carvalho, tido como o “guru” de Jair Bolsonaro, postou em seu canal no Youtube um vídeo intitulado “Injustiça Monstruosa”. Era mais uma gravação com declarações polêmicas. Só que o vídeo chamou mais atenção pelos alvos escolhidos: o vice-presidente Hamilton Mourão e os demais generais que compõem o núcleo duro do novo governo. Ainda durante a campanha, ele já havia desferido alguns ataques ao grupo. Agora, voltou à carga. Olavo sabe que os militares não simpatizam com alguns de seus pupilos na Esplanada, como o chanceler Ernesto Araújo. E, assim, demarca território.

Mourão foi o destinatário principal dos petardos mais recentes. No vídeo de sábado, Olavo disparou críticas às declarações do vice-presidente sobre a celeuma armada em torno do deputado Jean Wyllys, do PSOL do Rio, um dos principais adversários políticos de Bolsonaro. Dois dias antes, Wyllys havia anunciado que renunciaria ao mandato na Câmara para o qual fora reeleito em outubro e deixaria o Brasil por estar sofrendo ameaças. Mourão disse ver uma fala “genérica” do parlamentar do PSOL, mas contemporizou, ao afirmar que “quem ameaça um parlamentar está cometendo um crime contra a democracia”.

Olavo rebateu. “Ameaçar um sujeito que se tornou o símbolo do movimento que elegeu o presidente da República sem que ele tenha o menor meio de defesa. Isso não é um perigo para a democracia, general?”, dissse, acrescentando que sofre “ameaças e insultos”. “Desde o tempo do Orkut, que havia 5.000 pessoas escrevendo contra mim diariamente.” Olavo não parou por aí: “Mourão, você não tem vergonha de puxar o saco desse Jean Wyllys e nada fazer em minha defesa?”, acrescentou.

Na terça-feira, 29, o escritor retomou a artilharia. Por meio de sua página no Facebook, atacou o encontro do vice-presidente com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e outras autoridades no dia anterior. “Enquanto os israelenses estavam socorrendo as vítimas da tragédia de Brumadinho, o Mourão estava trocando beijinhos com a delegação palestina, prometendo que a nossa embaixada não vai mudar para Jerusalém”, escreveu.

Vivi Zanatta/FolhapressVivi Zanatta/FolhapressOlavo de Carvalho em Richmond, na Virgínia: tiros em direção a Brasília
Olavo aproveitou o ensejo para atirar contra mais um general ligado a Bolsonaro: Paulo Chagas, que concorreu ao governo do Distrito Federal pelo PRP, mas acabou em quarto lugar, com 7,35% dos votos válidos. “Se dependermos de tipos como Paulo Chagas e Mourão, em menos de um ano a quadrilha petista estará de volta ao poder, amparada nos serviços secretos da Rússia e da China.”

Outro alvo foi Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Desta feita, o motivo das críticas era a atenção que Heleno costuma dispensar aos jornalistas – categoria que, para Olavo, mente sobre as Forças Armadas e o presidente da República. “Vejam se todo esse pessoal da mídia escreveu alguma coisa contra algum general nos últimos meses. Nada”, afirmou o escritor, a partir de seu rancho na Virgínia, nos Estados Unidos. Ele ainda fez um desabafo: disse que está a ponto de desistir de falar da política brasileira em razão dos ataques que sofre.

Nenhum militar rebateu publicamente Olavo. O argumento é de que não vão “perder tempo” ou dar palanque ao escritor, que consideram não estar no mesmo nível dos generais. Por enquanto, a resposta será o silêncio. Em conversas reservadas, porém, não sobram críticas. Aliados de Mourão, por exemplo, dizem que o vice-presidente nunca chegou a ler um livro do “guru” de Bolsonaro e só o acompanhou quando ele escrevia artigos no jornal O Globo criticando o PT. “O Olavo nem sequer é formado. E todos nós sabemos que ele não passa nem no teste psicotécnico do Detran”, brincou um interlocutor do vice-presidente.

Por trás da guerra entre Olavo e os militares está uma disputa por influência no governo. Os generais nunca engoliram a escolha do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tido como indicação do escritor. Mourão já deixou isso claro ao colocar em dúvida, publicamente, a capacidade do ministro de conduzir a política externa brasileira. “Terá Ernesto condições de tocar e dizer o que é a política externa do Brasil? Porque ele não falou o que pretende fazer”, afirmou o vice em entrevista recente. A crítica foi sentida no Itamaraty e na Virgínia. Os militares também veem com reservas o que seria o excessivo protagonismo dos filhos de Bolsonaro — muito próximos de Olavo. O combate, ao que tudo indica, será de longa duração.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os generais, junto com Paulo Guedes e Sérgio Moro, formam o tripé que sustenta e dá credibilidade a este governo. Já o Olavo é aquele que toma veneno esperando que o outro morra... coitado.

  2. Em todos os momentos citados nesta reportagens e atribuídos ao Olavo só uma deve ser levada em consideração: "Esta a ponto de desistir de falar da politica brasileira em razão dos ataques que sofre" Eu digo: NADA SERIA MELHOR PARA O BRASIL SE OLAVO DE CARVALHO SUMISSE E FOSSE CUIDAR DA GRAMA DO SEU RANCHO NA VIRGINIA

  3. As opiniões do Olavo - tanto as brilhantes como as estúpidas, estão em seus livros e em seus canais pela internet. As opiniões dos generais que nos governam, dos que conseguem ter opiniões, bem entendido, estão envoltas em grandes mistésrios. Algumas nos são concedidas como se fossem gotas de um raro perfume, Big Shit seria uma boa marca.

  4. olavinho seu fofoxu vai cata coquinho, plantar batatas, chupar um prego, caçar pokémon, lamber sabão, os generais são os adultos na sala, os filhos do Bolsonaro só fazem burradas, se dependesse deles o governo já teria ido pra roça!

  5. Tambem fico preocupada com o protagonismo do Mourão. Esperava um vice mais discreto. Menos "estrela". Lado outro, não acho certo dar tanta ênfase aos comentários e bravatas de Olavo de Carvalho. Afinal ele não faz parte do governo.

    1. cuidado pra não ficar igual petista seguindo um ídolo

    2. Náo é um guru, está mais para encosto......o episodio da Pepsi é demais!!

  6. Ele nunca soube o que falava e fala e escreve. Olavo de Carvalho se julga o 'salvador da pátria' . Uma pena respeitar o que escreve não é concordar com ele. A maioria do que escreve e fala é bobagem e antidemocrático. Acho que estamos em uma fase de redemocratização e reconstrução do País, é o que o povo quer. Os generais são sim extremamente preparados e não radicais como ele. A hora é de união e não ficar discutindo bobagens como Jean Willis. Vocês deviam ignorar as ofensas do 'filósofo'.

  7. Realmente o Mourão surpreende; Hoje falou que é triste a prisão do Lula porque não soube separar o público do privado. Triste é ver a população Brasileira ser assaltada por anos a fio por este CANALHA !

  8. Minha impressão é de que desde 1985, o Brasil não se vê tão bem representado como hoje, pelas pessoas que o estão comandando, associando os sempre honrados militares com civis de elevada capacidade técnica, ética e idoneidade. Obviamente que é compreensível alguma distorção no nível de excelência do executivo, afinal nem todos têm o mesmo nível de competência e preparo, mas nada que não seja ajustável e contornável. Menos "mimimi" e mais convergência ao que interessa.

  9. Pura briguinha de egos pelo protagonismo. Deveriam se preocupar mais com o todo do Governo Bolsonaro, unir se em benefício das pautas prioritárias de combate à corrupção e ao crime organizado e da reforma previdenciária.

  10. As filhinhas de Bolsonaro precisam ser afastadas. O visconde de Sabugosa da Virginia também tem de parar de mimimi. Esse colombiano no MEC ... há gente melhor que ele para a pasta. Esse Ernesto falastrão... também há escolha melhor que ele.

  11. E difícil comentar o Olavo. Nunca gostei das TFPs da vida de Olavo de Carvalho etc. Tudo que é radical não é bom para a democracia. E, olha que eles me consideram de Direita. Mas quem foi da UDN pode ser ofendido, como eu, que não liga às ofensas. A razão está com o general, que desmontou com sua fala o que o radical Willis falou. É uma briguinha de radicais, não envolvam os generais nesta. Vamos arrumar o Brasil sem radicalismos. Vejam o que o PT fez. Não vamos perder tempo com os Olavos.

  12. Acho que Olavo não devia se meter com nossos ministros generais e muito menos com os filhos do Bolsonaro. Por que esse velho gagá não fecha a boca? Ele não é guru porra nenhuma e sim um metido a besta

    1. Concordo plenamente com o último parágrafo de seu comentário, alias, com o anterior também!

  13. Eu Respeito os militares e precisamos deles, mas elegemos o jair e o plano de governo dele!, nosso capitão é o bolsonaro, nosso mentor é olavo e a liberal democracia, não percamos o foco senhores, o brasil é a prioridade.

  14. Está irritando estas chamadas "O GURU ataca a farda" e inicia "o escritor Olavo de Carvalho tido como "guru" de Jair Bolsonaro". Olavo já declarou, explicou e "desenhou" mil vezes que não é Guru de Bolsonaro. Menos....

    1. O OC achar isso náo significa que náo seja, pergunte aos filhos do capitáo

  15. Que exagero, mas Olavo de Carvalho é isso aí exagero e destempero. E isso não são petardos são bolinhas de papel. Ele queria o quê? Que o Mourão apoiasse ameaças ao parlamentar Wyllis e aí despertar os maletas esquerdopatas? Foi uma fala genérica e ponto. Os generais não tem nem que dar bola mesmo, tem que dar antipsicóticos. Falar do general Heleno?? O Olavo de Carvalho é como uma atração, engraçado por um tempo, serve aos propósitos de vez em quando mas logo enjoa. Tudo que é demais enjoa.

  16. O Olavo já mudou de ideia qto ao general Heleno. Ninguém precisa de Olavo para OUVIR q Morão está com um discurso inverso ao de Bolsonaro, desde a 'passarela' p/ fuga de Maduro e sua turma até o aborto. Olavo conviveu com os generais e sabe seu modus operandis, não vejo como Gadelha e Mainardi q o professor está em disputa pelo poder, apenas por sua experiência com os milicos está advertindo q eles pode por tudo a perder como qdo foram omissos diante da construção da hegemonia da esquerda.

    1. Sboni, como você pode não gostar de algo que não leu. É o mesmo que dizer odeio abacate sem ter provado o fruto. Sua atitude demonstra uma postura ignorante, devemos ler textos da direita e da esquerda para tirarmos nossas conclusões e formar um pensamento próprio. Isso se chama sabedoria.

  17. Que tal jogarmos no lixo a expressão comuna "núcleo duro do governo"? Traz à lembrança a época dos "sovietes" no poder. Argh...

  18. O Mourão disse bem: "Ele não está no nível dos generais". Não generalize para se proteger, milico. Você não sabe nada dele. Ele é respeitado por intelectuais no mundo muito mais proeminentes que um milico caipira inexpressivo ... Shame on you.

  19. Não entendo o que esse pessoal quer: Se nós Brasileiros estamos querendo abolir a corrupção, progredirmos socialmente e mundialmente, é necessário que comecem a tirarem seus trajes de luxo, suas vantangens que nós desejamos que sejam diferentes por agirem em prol do brasil e, mostrem com já o fez o governador de Curitiba, que está com um mes, colocando tudo que pode no seus devidos lugares, a começar pela sua parte que estava impregnada de vantagens contra a população. Isso é o que queremos!

  20. Penso que o Prof Olavo está passando por um período de crise emocional que logo passará e ele retomará as rédeas de si mesmo. Certas críticas dele são altamente procedentes(qto ao obstinado silêncio dos militares durante estes anos em q foram demonizados, e a mesma atitude estão tendo agora, o q considero apropriado no caso atual e equivocado nas décadas anteriores...). A população honra tanto aos militares qto ao Prof Olavo em equivalente medida, e agradeceríamos se a mídia nos respeitasse.

    1. Amigo, vá se informar sobre o processo de promoção dos oficiais generais nas Forças Armadas brasileiras. A aprovação dos nomes pelo presidente sempre foi pro forma! Sempre se respeitou a escolha interna das forças, as quais são baseadas em meritocracia após mais de trinta anos de serviço. Mesmo os governos PTralhas respeitaram isto. Respeitaram e lamentaram por isto após o impeachment da Dilma. Está lá no caderno de teses do PT publicado logo após a anta ser apeada do cargo de presidente.

  21. O governo recebe fogo de metralhadora AR15 dos adversários e fogo dos aliados...assim fica difícil...muito difícil...lamento muito

  22. Sempre ouvi falar mal de Olavo na universidade, especialmente no meu primeiro pós-doutorado. Isso despertou minha curiosidade e fui ler um de seus livros, para minha surpresa, Olavo retratava sem ao menos vivenciar o ambiente universitário suas mazelas com perfeição. Olavo tem a capacidade, a meu ver, de captar e sistematizar criticamente os meandros de situações políticas e sociais complexas: coisa rara. Morão falou o suficiente nos últimos dias, não precisamos de Olavo p/ ver seu real caráter.

    1. Tentativa de impor o pensamento único . Conquiste as mentes !

  23. Esse Mourão tá falando muita merda, parece que estar querendo sabotar o governo de Bolsonaro, na qual ele faz parte. Bolsonaro tem abrir os olhos para o Mourão.

  24. Uma briga de egos, simples assim. Apesar de a mídia, sem exceção, jogar combustível na fogueira das vaidades, isso não passa de uma bobagem. (Às vezes pequenas rusgas podem terminar em facadas...)

  25. Faltou falar da principal crítica: a de que Mourão esperou Bolsonaro ser hospitalizado para a e aí então, covardemente, dar aceno positivo ao aborto em entrevista.

    1. PERFEITO pisou na bola feio. VICE não pode fazer crítica pública de programa de governo . Eles sabem: debatem, apresentam os seus argumentos e o presidente decide. A partir da decisão é Sim Sr. e fazemos parte do mesmo time!

  26. Os jornalistas da Cruzoé deveriam se livrar do preconceito contra Olavo de Carvalho e buscar pensar um pouco sobre a opinião do filósofo. Aqueles militares que o ridicularizam, se escondem no anonimato, porém, é inegável que o filósofo falou muitas verdades sobre a conduta da liderança militar nos últimos 25 anos. O comportamento da liderança estratégica militar nos últimos 25 anos é campo fértil para muitas investigações.

    1. verdade, esses jornalistas da Crusoé demonstram de forma transparente seus preconceitos em relação ao Olavo de Carvalho. Nenhum cientista político brasileiro apresentou a realidade política do Brasil como Olavo de Carvalho anunciou há mais de 30 anos.

  27. Olavo está completamente certo em tudo o que ele disse. Quem foi eleito foi o Bolsonaro. Se não fosse pelo capitão, os militares ainda receberiam lixo e excrementos diários da imprensa, como aconteceu nos últimos 50 anos, sem capacidade de reação da caserna. Este não é um governo militar, é um governo que honra os militares e eles deveriam ser eternamente gratos por isso e não tentar sabotar o governo, ou monopolizar as decisões.

    1. Fiquem tranquilos. Bolsonaro tem o apoio dos praças e oficiais. Deixem o General com a Síndrome de Napoleão ir ver se o Paulo Chagas está na esquina lá em Brasília.

    2. verdade, os militares permitiram que esses comunistas se instalassem na mídia brasileira e nas universidades federais.

    3. PERFEITO!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Antônio, penso exatamente como vc.

    4. Militares Golpe ... Duvido os próprios militares jamais aceitariam ... acho que inclusive estamos generalizando... Estamos falando do núcleo Mourão que esqueceu que à época de colecionar estrelas acabou! São profissionais altamente qualificados . O OC falou bem , não se sentem muito bem fora do meio . Não se iludam vão aprender rápido e muito em breve isto será ajustado. O Heleno é DEZ. Neste alerta estou com o OC.

  28. 'Nao de dentes a uma cobra...' Presidente, a sua patente está abaixo das dos generais,mas agora eles devem lealdade ao chefe maior do Estado. Cuidado com as cobras!!

  29. Ganhei de presente um livro de autoria do OC. Sinceramente: uma merda. E me declaro um cara de direita, antes que alguem diga que sou algum PTista infiltrado. A questão é: OC é um caso de narcisismo em último grau, se é que existe isso. Felizmente para a direita tem dado boas contribuições, atuando como uma referência de destaque. Mas sugiro que os seus seguidores com maior racionalidade fiquem atentos, pois seus destemperos não são normais para um guru a ser seguido por muitos.

    1. Ditirambos me lembra marxismo, leninismo e quejandos... Alucinações do tipo: "Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. As crianças devem ser ensinadas a odiar seus pais se eles não são comunistas." ( V.I. Lenin, apud Olavo de Carvalho: "O mínimo que você...", pág 121. "Olavo de Carvalho não é para frouxos." ( Moura Brasil, na apresentação, pág. 20.) E...Rogério, passe adiante seu presente. Não perca tempo. E não se volte para dilacerar a quem lhe deu essas pérolas...

    2. Acertou em cheio o diagnóstico do mal que acomete OC. Ele perdeu o controle do seu narcisismo.

    3. Acertado, seu comentário. Se não assistiu, assista também a alguns vídeos deste megalomaníaco destrambelhado e leia entrevistas do "guru-astrólogo-filosofastro": ditirambos e destemperos, com alguns posicionamentos válidos, como voce afirmou. Mas não se pode ter alguém tão temperamental e até aparentando estar "fora da casinha" como um líder, principalmente de uma direita que preza. Que exercite seu "gurusismo" lá pelos EUA, que é um país que aceita todas as esquisitices.

    4. Admiro ao ver uma crítica sem rancor, Parabéns . Apenas amplifico o seu comentário associado a capacidade de antecipar problemas que colocam em risco a sociedade Brasileira. Concordo com a crítica ao super ego 👏

  30. O risco é que idiotas convertam, pela intolerância, esse governo num ente fundamentalista agressor da pluralidade política nacional..

    1. Risco zero no meu modo de entender. A sociedade Brasileira jamais aceitaria!

  31. O risco é que idiotas convertam, pela intolerância, esse governo num ente fundamentalista agressor da pluralidade política nacional..

  32. Fogo amigo. Continuar assim os reais inimigos ganharão força. Nesse aspecto, a esquerda é muito mais disciplinada. Brigam entre si e se dividem mas, para fora, um não ataca o outro.

  33. JB terá que engolir cobras e lagartos enquanto quiser manter esses grupos antagonistas que o apoiaram. Se forem minimamente inteligentes vão buscar convergências nas divergências. O anti-PTismo já acabou?

  34. Parei de ler na parte em que está escrito que Jean Wyllys é o principal adversário político de Bolsonaro...Quem é Jean Wyllys, com seus míseros 24 mil votos? Um "zero à esquerda", de um partido "zero à esquerda"...

  35. Diacho! Elegemos Bolsonaro presidente e militares q entraram no bonde andando querem janela? Mourão quer o lugar do motorista. Infelizmente, 2 dos militares desse governo querem holofotes. Agora Mourão cobrando do ministro das Relações Exteriores o que ele pretende fazer mostra todo seu desconhecimento em política: quem define o que os ministros devem fazer é o Presidente. Otra coisa: quem votou no Bolsonaro é contra o aborto e contra aproximações com arabes! Palestinos, fora!

  36. Bolsonaro foi eleito apesar da ligacao da prole com esta figura ridicula q é Olavo. Bolso foi eleito nao pelo apoio dos bolsominios mas por milhões de brasileiros de bem anti petistas q não dão nada por este guru. Os militares estao certos em ignorar este sujeito. Este min Rel Exteriores foi uma pessima escolha já q nao tem condiçoes para o cargo. Politica externa é decisao de governo nao do chanceler ( em minuscula mesmo ) nem fo Itamaraty.

    1. Um bom exemplo da estratégia de tentar dividir e ofender !!!

  37. Basta olhar a Manchete : ATACA A FARDA Correto seria ALERTA A FARDA O objetivo óbvio é DIVIDIR ... colocar os polos de poder em conflito ... Pena que seguiram esta linha editorial ... A resposta será dada pelos leitores logo que possível !!!!

    1. Concordo com tudo que você disse, pior, vejo que a imprensa teimosamente segue o mesmo caminho, até a Cruzoé, e acrescentaria que estamos em um tempo estranho, em que a busca do protagonismo tem sido prejudicial demais para nosso país, e desconstruir ficou regra. Vejo o desastre que esta regra causou na cabeça das pessoas que atacam absurda e desrespeitosamente quem não comunga com sua posição. A Obra de O.C. não pode ser tratada assim independentemente de credo do momento.

    2. O próprio termo GURU já é depreciativo ... Como se o fato de JB estar em sintonia de pensamento com Olavo o transformasse em um presidente sem pensamento próprio !!! UMA COVARDIA o que tem sido feito

  38. Mourão sabe que não é tiro ou ataque, como a extrema imprensa comenta, é apenas crítica que é dirigida pelo Olavo. A extrema imprensa procura aumentar o volume de tudo para dar impressão que o governo está desarticulado. Atualmente, O Antagonista aderiu a este tipo de informação tendenciosa.

  39. Mourão vai descobrir do jeito mais difícil que não deveria “desconhecer” o Olavo. Já recebeu a resposta merecida via Twitter. Atacar membros do ministério , escolhidos pelo presidente, no exercício de suas funções compatíveis com o mandato recebido NEM PENSAR!

  40. Olavo faria melhor em voltar a ser astrólogo, enganar mais um tanto de otários, e deixar a política do Brasil seguir seu curso, com Bolsonaro, Mourão, Guedes, Mouro e os militares. Parafraseando Clemenceau, que disse que "a guerra é coisa séria demais para deixar nas mãos de generais", digo que a política e o governo de um país, principalmente do Brasil, são coisas sérias demais para ficar à mercê de um astrólogo-filosofastro e palpiteiro de ocasião.

    1. Se o Mourão deseja somar com o governo que seja muito bem vindo . Se ele era contra algum item da plataforma deveria ter declinado do convite. Ele foi atacado pelo Olavo por estar caindo na armadilha da mídia Marxista. JB,Olavo - Não existe Sintonia ? Recomendo observar o livro sempre presente na mesa do JB em lives da campanha. De resto torcer para ficarmos unidos NA DEFESA DA PLATAFORMA DE GOVERNO. Isto foi o que o Olavo fez : ALERTA PARA DESVIOS.

    1. sim, Olavo cansou de avisar aos militares o que estava acontecendo desde 64, e parece que até hoje não acordaram.

  41. A defesa de Olavo começa a ser internacional. Quer conhecer Wolfgang Smith Canal Olavo Carvalho YT Alguma dúvida verifique a sua obra

    1. Quem deve ao Bolsonaro é o Mourão que nunca teve votos e só está na vice por causa dos votos do Mito. Portanto, cala a boca Mourão!

  42. Quando assisto qq coisa sobre J Mason e seus seguidores fico pensando como pessoas "normais " podem seguir um lunatico e falar/absorver tanta coisa sem sentido com tanta informaçáo disponivel??? A maioria dos seguidores do molusco náo tinham tanto acesso e preparo, isso é preocupante demais hoje, os caras aparentam náo serem analfabetos funcionais.........

    1. Edevaldo, na minha modestissima opiniáo, o OC é um lunático com uma (ainda bem) pequena legiáo de seguidores......ele ainda acredita em chapeuinho

    2. Por outro lado; atenção Senhor Gadelha; insistir na impropriedade de denominar o Professor Olavo de Carvalho de "guru", demonstra ignorância de fatos, circunstâncias, além de provavelmente frustrar a expectativa de assinantes, que esperavam encontrar algo mais apurado que a tolice e empulhalhação tão nossa de cada dia...

    3. Eis um pensamento a ser formulado todas as vezes que alguém está sob patrulhamento; ainda mais se este alguém for o Professor Olavo de Carvalho. Obrigado.

  43. Qual o objetivo de um VICE expressar opinião pública contra temas CENTRAIS na campanha de eleição do presidente ? Pensem nisso! Vice foi feito para ser discreto e eficiente na defesa INTRANSIGENTE dos temas que o elegeram POR ARRASTO. Simples!

    1. Concordo totalmente! Embora pessoalmente eu admire muito o Gen. Mourão, acho que ele não deve contrariar pautas defendidas pelo presidente durante a campanha! Queremos aborto proibiso e a embaixada brasileira em Jerusalém. E queremos o governo LONGE da Globo e periódicos comunistas!

  44. A hora é de união contra o inimigo comum. Divergências são naturais em uma democracia, desde que a decisão do Presidente seja acatada no final. Deixemos as pequenas rusgas de lado, sob o risco de sermos derrotados! BRASIL ACIMA DE TUDO!

  45. Gosto muito do Olavo.. gosto dobque escreve. Realmente o vice nao tinha necessidade de fazer comentarios sobre os atentados do jean. Devia ter ficado em silencio... eu mesmo acho que houve outros motivos

  46. Gostaria de saber se não acham equivocado um vice criticar nomeações do Prediente já nos primeiros dias de governo? Isso só atrapalha. O governo já é bombardeado pela imprensa (aqui não quero fazer críticas à imprensa) e penso que conentarios desse tipo não contribuem em nada. Repito: por virem do Vice.

    1. Eder, não confunda Coelho com Carvalho. Pelo que você postou, até diria que você não deve ler Olavo. Afasta-se dele. Fique onde está. Quem sabe, tudo lhe venha por uma revelação espiritual...

  47. Esse Olavo deveria se calar,está tumultuando a política Brasileira,porque não se muda para cá e concorre a algum cargo para ter legitimidade em suas falas!!

    1. Naft, na boa, sua opinião sobre o intelectual Olavo são suas credenciais... Meus respeitos!

    2. Eu te recomendaria fazer um exercício de desintoxicação intelectual e ler alguma coisa diferente dos ditirambos do Olavo. Talvez assim comece a entender os acontecimentos político-sociais da atualidade.

    3. Naft, nunca leste um texto de Olavo... Estou certo? Recomendo urgentemente " O Mínimo..."

    4. Ele é um filosofinho-filosofastro palpiteiro. Só quer aparecer. Por isso fica a toda hora declarando esta baboseiras.

    5. É o cargo ou o conhecimento efetivo que dá legitimidade?

    1. De astro talvez o Olavo entenda, pois era, ou se dizia, astrólogo. Agora se diz filósofo... Amanhã talvez diga ser alguma outra coisa... Haja criatividade!

  48. Vão estudar antes de emitirem um comentário sobre o Olavo, bando de ignorantes, ele tem razão em criticar esses generais sim, no passado cansou de dar palestras alertando sobre o perigo do PT, ninguém deu atenção.

    1. o Luladrão também dava palestras, o FHC, o Jean (vulgo Olavo da esquerda), o cara é fam da Damaris, se perguntar pra ele ele é mestre do que vc quiser, e ainda dizer ser o guru do Bolsonaro! "Conheça a verdade e ela te libertará", se não o fizer, pega a arma na gaveta e resolve ..

  49. Vão estudar antes de emitirem um comentário sobre o Olavo, bando de ignorantes, ele tem razão em criticar esses generais sim, no passado cansou de dar palestras alertando sobre o perigo do PT, ninguém deu atenção.

    1. Concordo. Um bando de infiltrados de esquerda querendo detonar Olavo. Foi ele quem acordou a direita no Brasil. Devemos muito a Olavo. Poderíamos estar presos nas garras do PT hoje e ele ajudou muito a desmascarar essa gente.

  50. Respeitamos o Olavo! Devemos a ele a retirada do PT e seus aliados do poder. Por anos, ele foi o único que enxergava em uma terra de cegos. Pode-se não concordar com ele, mas qualquer conservador tem que respeitá-lo!

    1. Respeito algumas coisas que ele escreve, mas não devo nada a ele. Enquanto eu e muitos outros fomos as ruas e lutamos para acabar com a cleptocracia do PT da forma correta, ele ficava berrando por intervenção militar já. O que ele acredita e' em impor o modo de pensar dele.

  51. Olavo de Carvalho é para mim um grande charlatão. E o pior, conheço pessoas para quem suas palavras são a verdade absoluta.

    1. É isto aí. Astrólogo-filosofastro, filosofinho-filosofastro e palpiteiro em matéria de política. Diz qualquer baboseira só para ficar em evidência. Ou seja, como vc afirmou: um charlatão...

  52. Olavo é um nada que fala bem. Não gosto dele. Está querendo uma atenção que não merece. Já resolveu seus problemas indo embora do país. Que fique lá e deixe o Brasil ser governado pelos eleitos. Querer se intrometer como? Quem ele pensa que é? Meu amigo "Zé das Couves" tem o mesmo direito de opinar que Olavo de Carvalho. Cale-se, Olavo. Já temos problemas demais, não precisamos de mais você.

    1. Concordo plenamente. Ele é um charlatão que acha que sabe tudo. #calabocaolavo

  53. Um tiro na filosofia. É preciso nunca ter estudado filosofia para ter Olavo como filósofo. Nem é preciso conhecer profundamente as obras dos grandes pensadores da humanidade. O que mais impressionou foi ter influenciado a escolha de ministros nesse governo. Bem, mas diante do noticiário atual, nada mais impressiona mesmo. Só falta OC sair em defesa de milicianos....

    1. Você estudou com a Márcia Tiburi para dizer uma asneira dessas?

    2. Depende de onde estudou filosofia : Se foi na USP , por exemplo, trata-se de um Marxista fantasiado de filósofo ! Ainda têm coragem de criticar a ausência de um diploma. PAPEL não é sinônimo de INTELIGÊNCIA especialmente na área de HUMANAS

  54. Mourão : seu tempo de colecionar estrelas já passou. Agora você é vice ! Seja discreto e eficiente - Sai do holofote da mídia . O governo tem porta voz.

    1. Queria saber se, caso derrubem o Bolsonaro e o Mourão assuma, vão aceitar o argumento de que "vocês colocaram ele lá"! Entendedores entenderão!!

  55. É graças ao Olavo de Carvalho que temos uma direita no executivo e no legislativo hoje. O Mourão tá errado em fazer esse comentário idiota em defesa do doente mental comunista. ele foi embora com medo de apanhar do frota lá na Câmara, caso cuspisse na cara dele kkkk

  56. Mas este filósofo quer que um Vice Presidente da República declare que um deputado deve ser ameaçado? mesmo que pensasse isto não poderia declarar.

    1. ....não é declarar, mas não precisa ser idiota ao ponto de reconhecê-lo ameaçado !!!!

  57. Se estamos comemorando um presidente conservador hoje no Brasil, devemos em boa parte ao Olavo. Seus principais detratores não leram uma linha do seu trabalho. Ou são desonestos intelectuais ou analfabetos funcionais.

    1. Concordo. Especialmente analfabetos funcionais. Estes não conseguirão ler um texto de Olavo. Mais do que gostar de ler, requer-se habilidade de interpretação, no que seus detratores, talvez, sejam carentes... Pronto. Falei.

  58. Um detalhe a ser considerado é que, para a ala militar do governo, o fórum é o Watsapp, Olavo tem presença mais marcada em redes onde as idéias são menos monocórdicas, como o Facebook. A primeira rede social, foi mais útil no período eleitoral, na outra se constroem as idéias, mas o sangue ainda está muito quente para se perceber as diferenças...

  59. Volte para o Brasil, e aí vou te escutar, porque simplesmente nunca ouvi falar do senhor a não ser depois da eleição do Presidente Bolsonaro, ficar arrotando acusações dos USA é fácil, volte e nos ajude que eu vou te escutar e formar minha opinião, daí é fácil falar!!

    1. ah sei, vc só sabia da existência "da Pablo Vitar"......bem informado você......

    1. Olavo nos ensinou a ser de direita. Só gratidão a ele e Luiz Felipe Pondé.

  60. O Olavo pode falar o que lhe der na mente, mas a opinião dele sobre os militares devem ser consideradas pelo seu conteúdo, sim.

  61. É uma pena que nosso presidente tenha como guru esse tal de Olavo Carvalho, arrogante, metendo o bico em tudo no governo. Porque será que única tanto com os militares, eu não entendo, se acha tão i inteligente, mas fica fazendo fofoca pro presidente, daqueles que o presidente chamou para ajudá-lo a governar. O presidente como cristão, como ele diz, não precisa de guru DEUS cuida e da toda sabedoria que ele precisa.

  62. Olavo de Carvalho tem uma grande percepção da realidade. Foi O Protagonista da derrocada do PT. Força, Generais, a imprensa vai bajulá-los e empurrá-los para uma armadilha, não adianta fingirem-se de surdos. Ouçam e considerem as críticas, não podem errar de novo!

  63. Não tomo partido de nenhum dos dois lados ainda (Olavo x militares) mas me incomoda profundamente uma afirmação, muito proferida por esquerdistas, que induz a falta de crédito às manifestações de Olavo por ele não possuir dimploma em alguma instituição de ensino regulada pelo MEC. É fácil de recinhecer que sua cultura está muito acima da maioria dos que possuem tal diploma.

    1. Concordo! Não apoio um nem outro nessa tempestade que fizeram de copo d'água. De fato, Olavo é arrogante, sim, inteligente, sábio, mas não quer dizer que não erre. Errou ao declarar guerra ao núcleo duro do governo (ala militar), desnecessariamente. Mourão também está errando ao dar (muito) crédito à imprensa que detonou Bolsonaro. Embora No caso JW, na minha opinião, ele só fez um comentário genérico. Acho que Olavo criou caso à toa.

    1. será a Chauí ???? coitada !!!!!!! coitadinhaaaaaaa

  64. Vejo aqui nos comentários que a direita tem muito a aprender com a esquerda. Enquanto esta última se mantem sempre unida, independente do cenário político e econômico, a direita já começa a se digladiar em torno do Mourão, do Onix, dos filhos imbecis, do guru etc

  65. Continuam não postando meus comentários. Coloquei mais uma letra no nome. Vamos ver se é censura ou apenas bobagem por outro xará.

  66. Bolsonaro tem q mandar o vice viajar, sem voltar, pelo mundo. Só ai o presidente terá sossego para fazer o q o povo espera q faça.

  67. Olavo de Carvalho é uma das mentes mais brilhantes da intelectualidade. Ajudou a derrotar a cleptocracia esquerdista nas eleições de 2018. Os alertas quanto ao deslumbramento do Mourão são pertinentes. Steve Jobs e Bill Gates também abandonaram a universidade e fizeram muito pela sociedade.

    1. Brilhante comentário Sérgio! O Professor Olavo merece todo nosso respeito! Concordo com tudo o que ele fala! Os militares do governo não podem nos envergonhar e mt menos prejudicar nosso Presidente com comentários banais!

    2. verdade, imbecil são essas pessoas que se dizem de direita, e continuam acreditando na narrativa da esquerda, por exemplo considerando o Olavo de Carvalho um louco, pode ter certeza que esses imbecis de direita dão muita munição para esquerda a partir do momento que trata na minha opinião o maior filósofo brasileiro como um retardado.

  68. Acham certo o Presidente do Brasil manter uma amizade com Israel e, dias depois o Vice fazer promessas a Palestina? O pior cego é aquele que não quer ver. Não crítico o Mourão (ainda) mas acho que a imprensa é perigosa sim, é esse alerta que o Olavo faz, se os nossos ministros militares se render às bajulações midiática, poderemos sim ter um racha.

    1. O Presidente não é ele. Representa o Brasil. Tem de conversar com o mundo. Conversar não é assumir compromisso, é apreender e ouvir e quando muito mostrar uma posição.

    2. O presidente náo tem que ter amizade com ninguém, deve tratar todos com respeito, simples assim

  69. Não interessa quem tem mais ou menos razão. O momento é de união contra os inimigos comuns. Os esquerdopatas e a mídia infiltrada têm como estratégia um dos Princípios Táticos de Napoleão: "Dividir para derrotar!" Não podemos cair nessa! BL

    1. o Olavo é genial......quem fala mal dele é porque comeu maionese estragada........

    2. Se o uso da cabeça pode levar a isso... Alguns não correm esse risco... Só diria que Olavo é pouco dado à prática Política, daí seus estremecimentos... Concorda?

    3. Parece? Procurem os vídeos da filha do guru no Youtube! Tá tudo lá!

  70. O que me intriga é um capitão, o nosso Presidente, dando ordens aos generais... que devem estar engolindo um sapo de perninhas abertas!!! Olavo está certo!!!

    1. O Presidente da República é mais mesmo do que marechal - que manda nos generais em época de guerra. Nomeado pelo POVO. O presidente está na hierarquia militar. Comandante de todas Forças Armadas, do Exército, Marinha e Aeronáutica. Então não há nenhum problema de hierarquia.

  71. Olavo tem( mais uma vez) razão. Durante anos denunciou sozinho o Foro de São Paulo a a imprensa que o protegia, salvas as raras exceções . Mourão age como quem disputa protzgonismo e parece buscar a simpatia de uma imprensa que sim, debocha dele pelas costas. Quer fazer média, tipo “general bonzinho”, e mal disfarça o gosto pelos holofotes. Ainda não entendeu que saiu do anonimato via Bolsonaro, e que a esquerda vai sim bajula-lo para sabotar o que puder no novo governo. Ele que se cuide- s nós

    1. Mário está me ameaçando? Não aceita um "antagonista". Só porque discordo de um Guru embusteiro não quer dizer que sou "esquerdinha". Abram suas mentes!

    2. sim, Olavo é um gênio, isso resume tudo......e o Mourão, bem, o Mourão é um simplório envaidecido.......

    3. Concordo plenamente. Queira ou não Olavo de Carvalho é um gênio e Gen. Mourão está se sentindo uma vedete. Acho que já está na hora do presidente por as coisas no lugar !

    4. Todos ja sabem o q o esquerdinha Jarbas "pensa" do Olavo, Ja esta enchendo,

    5. O Olavo têm uma linguagem comumente aspera, mas os alertas que vem dando não estão errados. A imprensa, em sua maioria, é tendenciosa e contra o Presidente. A estrutura de baixo escalão é todo de esquerda. Precisa de fato de uma limpeza geral e tratar a imprensa como trata o Presidente. Aproveitando, a votação será hoje, fora Renan.

    6. Solange: bem isso. Mourão está nos saindo um deslumbrado.

  72. Para o bem do país, tal qual o estranhamento entre a Joice e o Eduardo, eles têm que se entenderem. Entendo os argumentos do Olavo e até concordo, mas o Olavo não mora aqui e não está se dispondo a fazer”política”. Oras, os generais citados aí me parece que entenderam muito bem que não estão mais na caserna. Pode-se não concordar plenamente com eles, mas percebe-se claramente que são movimentos “políticos”. Não se trata de “velha política”. No caso é o jogo inerente da POLÍTICA!

  73. O Olavo está muito acima de todos esses generais que foram desde sempre escorraçados por jornalistas e militantes comunistas que geraram a tomada comunistas gramsciana do Brasil. E ainda agora continuam na imbecilidade de não quererem aprender com o Olavo.

  74. Após obscuras aparições nos anos 90, apareceu um pouco mais no Orkut e, por volta de 2007, como guru de blogueiros e de Facebookers - as olavetes. Depois seus vídeos apareceram no youtube e, recentemente, abriu seu canal. Ele ACHA que é o m responsável pela queda da Esquerda. E pelo surgimento dessa "nova direita". Ora, acho que os vídeos do du Val e do Kataguiri, o surgimento do MBL, frutos também da ação do IMB e do IL, foram muito mais decisivos. Olavo era contra o impeachment, não? Um merda.

    1. Concordo com você! Fomos nós, a população e não ele o Olavo de Carvalho....

  75. Olavo, na Virgínia, sofrendo ameaças pelo Facebook, acha que elas deveriam despertar mais indignação do que as feitas a um parlamentar (ainda que um imbecil) de um partido que já teve uma vereadora assassinada recentemente. Ou seja: é um megalomaníaco ávido por atenção. E ninguém faz mais propaganda dele do que ele mesmo. Diz que escreveu 9 "Bíblias", em número de páginas, e conta entre elas as ainda inexistentes transcrições de coisas que falou. kkk

    1. Não gosto dessas declarações do Sr Mourão. Ele que guarde para ele , as opiniões sobre o governo , que divergem das do presidente BOLSONARO! Essa ultima sobre o aborto .. foi de lascar . Quer aparecer de qualquer maneira . É um sujeito preparado, não precisa disso . Caiu do céu , essa vice -presidência...

    2. A mídia global mais o PT podem detonar a imagem do Brasil como estão fazendo com Israel, Hungria, Polônia e com o Trump. Deve haver um movimento nesse sentido e essa “afabilidade” do Mourão e dos generais deve ser estratégia de relações públicas. Eles, por terem combatido em zonas de guerra, sabem mais disso que civis.

  76. Olavo é um espertalhão. Ganha a vida dizendo bobagens enfeitadas. Um monte de palermas aplaudem e compram o peixe podre do malandro. Faço fé no Bolsonaro, mas os filhos dele são uns merdas!

    1. por exemplo, acha a Evolução das Espécies um embuste... hohoho

    2. Tenho a impressão que aqueles que acreditam no Olavo o fazem por não entenderem o que ele diz. E como não entendem acham que burros são eles, o Olavo, tão famoso é que deve estar certo, né? Né, não! Como entendo um pouco de ciência assisti dois ou três vídeos dele falando sobre o assunto. E lhes digo: ele não tem a menor ideia sobre o que está falando, um ignorante total e acabado no assunto. E tá lá, afirmando as mais desvairadas loucuras e idiotices.

  77. Humm... Nós só estamos nesse ponto crucial da encruzilhada da democracia graças aos milicos de outros tempos... Deixaram que os petistas e comunistas convictos como FHC dominarem o cenário político do Brasil. Deram um chazinho produt FHC comuna e outos oportunistas passar umas férias no exterior e nada mais. FHC acabou com os milicos, cortando as verbas de expansão, municiamento e novos equipamentos da FFAA. Deixando-as de tanga durante mais de 20 anos. E os novos generaia fizeram o quê ?...

  78. Olavo, ídolo dos fãs do Bolsonaro teve sua contribuição na luta contra o PT, mas já não conseguia ouvi-lo desde esta época, tem o ego dominante que o faz ser grosso e delirante, vide acreditar que a Terra é plana, pior que isso só acreditar que Bolsonaro é mito.

  79. Tem espaço demais na mídia pra o que der e vier... Acho complicado o futuro em todo o planeta, todos criticam. De outra parte não se vê nada de útil ...

  80. Esses ataques de militares, de setores da imprensa e da turma da esquerda que agora vê nas críticas da Crusoé e Antagonista uma oportunidade de sabotagem resumem-se: defesa do positivismo ultrapassado dos militares, defesa do comunismo petista e reação ao anti-globalismo de setores do governo por parte dos donos da Crusoé. Pergunta; essa turma realmente tem embasamento intelectual para defender ou criticar o globalismo ou defende interesses de grupos financeiros ligados a ela? É só uma pegunta?

  81. Mourão fala demais e fica em êxtase com suas entrevistas. Não considero Mourão um “jumento de carga”, mas ele transporta muito mais peso morto do que carga útil.

  82. Olavo : demente e embusteiro? O Brasil do PT Canal YT Mamaefalei: vídeo Ato pela “DEMOCRACIA” na USP Obrigado Olavip por contribuir de forma decisiva na sustentação do pensamento CONSERVADOR.

  83. Estou observando os DISCURSOS e PALAVRAS de Morão e confesso q não estou gostando de se suas atitudes. Não preciso ouvir Olavos (q não me interessa), IGORS ou Marias para ver q Morão está assumindo uma postura que o coloca próximo de seus interesses e de seu partido cujo dono é Levy Fidelis. Vejo tb q agora a torcida da esquerda invadiu a área de comentários de meios de comunicação q antes desqualificava e o usa como veículo de sua torcida. Lembra qdo Gilmar virou herói da petezada. Curioso.

    1. Amélia, fechado; esse núcleo duro está mais para semi duro, namorando o mole.

  84. Esse Olavo pode ter tido seu papel ao alertar os brasileiros sobre a ameaça vermelha. Agora está extrapolando, está se achando demais, a vaidade dele (além de muitas posturas equivocadas) chega a ofuscar as verdades que diz. Estamos em uma guerra, o inimigo joga sujo e não é hora de provocar cisões internas na equipe.

  85. Esse cara pode até ter tido seu papel ao alertar os brasileiros sobre a ameaça vermelha. Mas está extrapolando, acho que a vaidade está falando mais alto e ele está semeando uma divisão na direita que só favorece a oposição. Fique aí nos EUA e deixe a equipe do governo trabalhar. Um governo deve ser para todos, não para um grupinho de religiosos fundamentalistas, por mais que tenham apoiado sua eleição.Continuo confiando no bom senso de Mourão e demais generais.

  86. realmente e infelizmente a vaidade a falta de himildade e o ego deste novo governo....vai implodi.lo de dentro para fora.....triste

  87. Terra Plana, Fetos abortados na Pepsi, a Terra 🌎 não gira em torno do Sol 🌞 etc etc etc e tem maluco que ainda chama o boca suja de filósofo Kkkkk 😂 Acordem, saiam desta escravidão mental enquanto é tempo ⏰

    1. Boatos? Kkkkk tem vídeo do Guru fazendo todas essas afirmações escatológicas! Kkkkk Gente burra e fanática, credo!

    2. "Aristóteles em Nova Perspectiva", "Jardim das Aflições", "Dialética Simbólica" etc. E tem gente que acha que pode julgar o trabalho de um intelectual com base em boatos kkkkk :) Acorda, sai dessa (a tua) escravidão mental enquanto é tempo!

  88. Muitos generais numa cúpula que não suporta tanto, o presudente vai pagar um preço alto por tornar seu ministérip verde oliva, que quando se fala em defender benefícios não dão tão diferentes dos vermelhos da esquerda caviar. Aguardemos...a briga é grande e a rinnha é pequena, quem perder sai, vale para o presidente também.

  89. Nenhum general estaria no governo se o capitão não tivesse se candidatado. O general (vice) deveria falar pessoalmente com o capitão, no lugar de ficar expondo seus juízos e pensamentos principalmente pra jornalistas que estão ávidos por destruir o governo. Afinal de contas ele é governo ou oposição?

    1. Concordo contigo Cássio. Que o Presidente se recupere bem antes de por todos em seus devidos lugares.

  90. Certos os generais em não tomar conhecimento. É o que todos deveriam fazer. Como antes, quando a imprensa nem tocava no nome desse histérico encrenqueiro. Estão dando muito espaço a esse guru dos cabeças ocas da direita xucra. O sujeito é medíocre e se acha a última bolacha do pacote. Nem mora no Brasil,há muito tempo, e se acha no direito de ficar dando ordens. Devemos esse porqueira aos Bolsonaro kids, esses rapazes tão medíocres quanto seu mestre. Misericórdia, que pobreza intelectual!

    1. Pesquisem nas redes, principalmente no Youtube, 80% do que o Guru fala é Conspiração e Fake News. Acordem, fanáticos!

    2. "Lelinista", Marcos? Então...tá! Eu me divirto! Pelo menos nos fazem rir!

    3. meninos apenas leiam os livros do olavo....a o deixem em paz....

    4. Jarbas, só idiota acredita que Olavo acha que a terra é plana.

    5. "Não sou aluno do Olavo" blá blá blá mas é ADUBO do Guru! Acordem Olavetes, parem de babar ovo de alguém que acredita que a Terra é plana!!!

    6. Não sou "kids", não sou aluno do Olavo, mas minha ignorância não chega ao ponto de agir como lelinista, "acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". Mais argumentos e consistência nas adjetivações, por favor.

  91. Uma questão está posta: como será a performance político-administrativa dos generais neste governo do capitão? O povo elegeu "o mito" e este os comandantes das armas. Até aí, nada a se estranhar, afinal qualquer governante traria para próximo de si seus "eleitos de primeira ordem". Resta saber como será o governo nacionalista. Quanto ao "guru que não se aceita no cargo", este sim é uma novidade na formação ideológica e política brasileira. Ele e seus discípulos merecem atenção e leitura crítica.

  92. Menos... Civilidade e educação são tipo tipo canjinha de galinha que não faz mal a ninguém e nem nunca é demais. A razão, quando pura, límpida e reta, não carece de falas tortuosas, gritarias e ou baixarias tipo soltar os cachorros. Muito menos a nação. Lamentável, desnecessária e injustificável, a falta de equilíbrio, tanto lá como cá. Mesmo porque não soma nada e fica só no barulho, igualzinho a matilha latindo correndo atrás de automóvel que fica com cara de tacho se o carro para, rs.

  93. Sugiro, se possível, fazer uma matéria sobre Olavo de Carvalho apontando seus enganos, mostrando seus possíveis erros de avaliação... falar somente de palavrões, sem diploma, religioso, guru, astrólogo,enganador... impondo ser desnecessário explicar exatamente quais são as divergencias reais, parece desonestidade, medo ou inveja. Aponte aí um grande filósofo brasileiro com diploma. E os generais para engolirem alguma coisa precisam de VOTO, o golpe de 68 no confroto de 64 é passado.

    1. Concordo. E o fato a estudar poderia ser este: um sujeito, praticamente sozinho, quebrou a hegemonia da esquerda. Como foi possível? Sem diploma, religioso, astrólogo? Mas fez.

  94. O Olavo tem muitas falhas, mas não há como negar que ele é a grande mente por trás do surgimento pensamento conservador no Brasil. Sem ele estaríamos na eterna ciranda entre comunistas e social-democratas.

    1. Olavo veio de encomenda. Graças a Deus! Não à toa, teve como professor um padre filósofo estoniano (Stanislavs Ladusãns), um representante aqui de João Paulo II com a missão de se contrapor ao engodo marxista da "teologia da libertação". Para os que não sabem, Olavo só não se formou porque este seu orientador na PUC morreu e os idiotas de sempre ocuparam o espaço. (Só idiota pede benção a idiota.)

  95. O que faziam esses generais no período em que PT e PSDB, de mãos dadas, afundavam o Brasil? Ah, claro: estavam no seu Olimpo, muito acima do Prof. Olavo, muito acima de todos nós...

    1. Trabalhando. pacificando favelas, vigiando fronteiras, construindo estradas, distribuindo água, etc. Quem governou, se foi bom ou ruim foi eleito. General ou qualquer militar não é pago pra julgar governo nenhum.

    2. Assistindo nada! Estavam conferindo medalhas de honra ao mérito pra Marisa Letícia, pro Genuíno, pra mulher do Jose Alencar, etc. Joguem ai no Google. Eles babaram os ovos vermelhos dos comunistas o quanto puderam! Não se lembram do General Junito? Brasileiro não tem memória! E agora o mal é o Olavo? Errado é ele? Porra..

    3. ótima observação. parabéns. acrescentaria que Bolsonaro sob influência ou não a Olavo a quem devemos agradecer em dar um contra ponto e clareza a situação política no Brasil. foi quem de fato permitiu uma aproximação do militar ao governo.

  96. Concordo totalmente com Olavo de Carvalho. E diga -Se de passagem , Olavo não é Guru de Bolsonaro coisa nenhuma ! É uma das pessoas mais cultas , que só quem não o conhece, faz um comentário estapafúrdio como o que acabei de ler.

    1. 😛 culto? Culto é o que vocês prestam ao Guru! Acordem Olavetes!

  97. Olavo continua tendo razão e parem com essa estória de que ele é o guru do Bolsonaro, não percam a credibilidade por favor. Não sejam mais uma “Foia”.

  98. Um guru que da aval para esses ministros "técnicos" Relacóes Exteriores, Educacáo e Familiar, etc, etc (esse náo tenho certeza se foi indicacáo ou somente simpatia) náo é um guru, é um encosto...astrologo!!!!!

    1. Obrigado pela dica Marcia, sou eng com especializacóes, conheço de sistemas, base orcámentaria, custos e com alguma(15 anos) experiencia em gestáo mas náo tenho que confessar que náo sou especialista em OCarvalho, e pelo que vejo nos videos que ele publica naó devo adquirir essa expertise

    2. Vai se informar Marcoa Com certeza você fala sem nenhum conhecimento Olavo de Carvalho tem sido de um valor ímpar para os rumos do País. Sugiro que você faça o COF . É um Curso on line. Se não quiser , leia pra começar, o livro : Tudo que você precisa saber para Não ser um Idiota Vai te cair bem ter um mínimo de conhecimento Fica a dica !

    3. O que enche o saco de verdade é ver pessoas analfabetas criticando outras sem ao menos conhecê-las. Como você pode criticar um escritor sem ler a sua obra ? Só no Brasil e os seus intelectuais periféricos, uma jaboticaba com certeza. Se tivesse a curiosidade de ler, por exemplo a " Nova era e a revolução cultural " ficaria pensando: " mas como é que ele conseguiu prever os acontecimentos de 2002 até 2016 estando em 1994 ? " Fazendo mapa astral com certeza não foi!!!!!!!!!!

    4. So falta alguém dar um depoimento que voi o Olavo na goiabeira........ësquerdopata", "direitopata", etc...isso é um saco

    5. Autômatos geralmente pensam com dados programados por um ser humano e inseridos no seu " cérebro ". A esquerda solta gatilhos como " guru " ou " salvador da pátria " e os autômatos aceitam os dados sem muito reação, nem de direita e nem de esquerda, simplesmente aceita. O autômato até consegue ler um livro de determinado autor para depois proferir a sua crítica. Ai está a grande diferença, alguns autômatos sabem ler, e até gostam já alguns ditos seres humanos não tem o hábito.

    6. É muita estupidez, Olavo de Carvalho não é guru de nada, já cansou de explicar isso, mas acho que precisa desenhar. No mais, é o astrólogo com mais best sellers de filosofia do Brasil, só isso já seria o suficiente para desmoralizar os filósofos diplomados da USP.

    7. Náo meu caro, somente náo acho que alguém esta certo sem analisar o contexto, resumindo, "náo sou robo de esquerda nem táo pouco de direita", quero o correto, de acordo com minha percepcáo, sem acreditar em falsos gurus ou pseudo salvadores da patria....quando escuto uma "retrospectiva do futuro"percebo na hora que estou sendo lesado

  99. O fato da caserna estar em silêncio só corrobora que Olavo de Carvalho tem razão. Quem o acompanha sabe que ele vem tentando avisar os milicos desde a década de 1990 sem sucesso. E quem se interessar pela história vai ver que ser militar não quer dizer de direita, muito pelo contrário. O período do regime militar foi onde a esquerda mais proliferou. Coincidência? Olavo tem razão.

  100. Generais que se acham, bateram continência para comunistas, ladrões e vagabundos. Estão no poder a reboque do Bolsonaro, nunca tiveram coragem de enfrentar o foro de São Paulo. Calem-se e não falem bobagens. Olavo sempre tem razão

  101. A matéria está impregnada com o estilo “Igor não deixa de fazer fofoca e provocar cizânias” ... é esse tipo de jornalismo que está afundando a Globo, Folha de São Paulo e afins, que misturam as coisas. A “Ilha do jornalismo” foi criada com o mote de ser isenta e tratar dos fatos. Não é o que matérias como esta faz. Em primeiro lugar, foi a mídia esquerdopata que plantou a ideia que Olavo é mentor dos militares. Não é. o presidente exibiu o Livro do Olavo pelo seu conteúdo. Agora, ser Guru?

  102. ...(cont.) essa suruba em que quem entra de marcha ré é o zé povo, aposentados do Inss, professores, e até um tempinho atrás(?) os médicos cubanos, fazendo uma rachadinha (como na Alerj) com Raul Castro.

  103. É o seguinte, com a eleicáo na OAB e consequente vitória "apertada"" de seu presidente rico e de esquerda (novidade), o General- Vice Presidente, democráticamente escolhido pelo seu Capitáo, e um espalha merda do estado americano da Virginia (até que ele acertou bastante) , um Jean Willys virando modelo político, ser um Jair Bolsonaro, esfaqueado, operado, sendo escrachado por nada que nada fez, só falta o Maduro se exilar aqui. Se ao menos tívessemos uma economia dos USA, justificaria ..(cont.

  104. A cada dia que passa, aumenta a minha convicção de que Ciro Gomes tem mesmo razão em classifica-lo como um "jumento de carga" xucro e de dura doma. Falou das "jabuticabas brasileiras", e na primeira oportunidade que teve, transplantou uma no generoso e fértil Banco do Brasil. Ele quer é o lugar de Bolsonaro.

  105. As pessoas esquecem que um país precisa se comunicar com todo mundo, independente de ideologia ou religião(simplificando). Isto se chama "Relações Exteriores".

  106. Olavo nem é formado e não passa no psicotécnico de Detran? Eu conheço muito "doutor" que tb não passaria... A verdade é que enquanto os militares eram espizinhados pela esquerda, que hoje vive de bolsa-ditadura, os militares não faziam nada. Quem não tem argumento ataca o argumentador

  107. Muito menos no Sr seu Olavo. Aliás, o Gen Mourão com certeza teria mais votos para vereador no Rio de Janeiro, por exemplo, que o Sr. Afinal ele mora (E sofre) no Rio, já o Sr aproveita bem sua morada americana, né?

  108. Olavo pode ser louco ou louco de sem vergonha brincando com sua capacidade de manipular os mais incautos, agora estes últimos, os manipulados, tomam o cara como um messias e repetem a ladainha " Olavo tem razão" como robozinhos. Não questionam nada, o que ele fala é lei, o que ele diz é inquestionavelmente o certo. Quem é o mais louco?

    1. Fernando, leia a resposta na outra observação que fez. Olavo não é megalomaníaco nem paranóico e quem precisa se tratar é quem não consegue contextualizar isto tudo na realidade que vivemos. Dê uma volta na esquizofrenia marxista aplicada ao nosso mundo, saia um pouco de sua bolha. Olavo tem uma personalidade forte e complexa, tem sua história e convicções, tem obviamente seus defeitos, mas negar sua capacidade é burrice.

    2. Quando ele tem razão, não pode admitir? A quem ele tanto ameaça? De onde vem este medo? Porque não argumentam diretamente com ele? Porque só adjetivam? O fato de tantos repetirem que ele tem razão não é um mantra irracional, é uma constatação da realidade observada. No caso aqui, as críticas aos militares procedem. Veja os vídeos e leia os livros para compreender. "Pitaco" e "guru" é observação de ignorante.

    1. Concordo.Alerta!...autocrítica e correção de rumos.Um "tunning" se faz necessário.

    2. ANTAGONISTAS querem colocar fogo no pais. Precisam vender. Está virando site de fofocas. Porque nao manda seus petardos para o REUNA?

    3. Jornalismo é isto mesmo. Quer informação verdadeira, vá à fonte primária. O sucesso do Antagonista é justamente por ele só indicar a notícia de forma rasa. E claro, ser uma voz antagônica ao que é normalmente difundido.

  109. Devo crer então que para o Mourão, Sócrates, o filósofo é sua obra,transcrita por Platão, por ser a analfabeto,deveria ser desprezada!? vejo que pouco sabe o general sobre o autodidatismo pelo qual se valeu tanto Sócrates como até mesmo o Filósofo Olavo de Carvalho...começamos bem nesse hospício Brasilis!

    1. Por falar em autodidatismo, será que já nos esquecemos dos danos provocados em nosso país pelo presidiário apedêuta?

    2. O brasileiro tem a crença que diploma é inteligência e sabedoria. Muitas vezes, nem capacidade técnica ele dá. E essa arrogância é que fez a esquerda deitar e rolar em cima dos militares.

  110. Não sou "Olavete" nem tão pouco fã incondicional dessa nova geração de generais omissos,que em profundo silêncio, permitiram que gatunos como o nine esvaziassem nossos cofres e ainda transformassem nosso país em chacota internacional! está correto o Olavo em suas críticas os generais! O Mourão tem cometido erros imperdoáveis, e quase todos pelas costas do presidente eleito! Não digeri bemo comentário sobre a embaixada,sobre os mimos a delegação árabe e também sobre o de Jean Willis! por favor!

  111. Os generais estão certos. Para idiotas, o silêncio é a melhor resposta. Tranquilamente, enquadrem a ala militonta do governo e os três patetas que a coisa anda.

    1. ... Na mosca, João !!! ... Eu não vejo nada de interessante no vampiro da Virgínia. Que fique por lá.

    1. Todo intelectual tende a super-valorizar a própria capacidade, o que não elimina o valor que ele e esta eventualmente possam ter. Diante de tanta ignorância, não compreender os arroubos de Olavo mostra a frieza e distanciamento também muito comum entre "intelectuais". A religião pode ajudar a tratar isto, a ter mais consciência e envolvimento com tudo, com o Todo. Mas para "religar" ao Coração, vai precisar praticar agir com o coração, ter cor agem. E vai se expor a críticas.

    2. Quem vê os vídeos e lê os livros e não percebe se tratar de um megalomaníaco paranoico e doente mental precisa de ajuda psicológica.

    3. Vejam os vídeos e leiam os livros. Fonte primária! Quem gosta de saber pelos outros é sogra.

  112. Em parte, Olavo tem razão. Agora, por ex., que o Presidente está afastado na prática, o Vice assumiu um protagonismo nunca visto nesse cargo. Parece que tem agenda própria, que não é a do governo do qual faz parte. Encontro com palestinos, contemporização com JWillys, e agora, dizem que uma viagem à China. Será que ele quer um país pra chamar de seu?? Não foi esse o programa que elegeu Bolsonaro!!

  113. Me parece que o distinto cavalheiro tem uma verdadeira aversão a uniformes militares e também me parece que o distinto cavalheiro que faz críticas acidas a distância não entendeu que a escolha dos militares esta relacionado com o fato de raramente se encontrar e militares corruptos e ladrões.

    1. Olavo tem razão é slogan de retardado, igual Lula Livre.

  114. Graças aos esforços dos militares desenvolvemos muita coisa boa no Brasil. E garantimos não nos tornar uma URSS, China, Cuba, Coreia do Norte etc

    1. O Olavo militava no PCB durante a ditadura. Não foi por causa dele que o Brasil não virou comunista. Aliás, a raiva que Olavo tem do comunismo é que ele se acha o maior gênio do mundo e nunca foi levado a sério pelos "cumpanheiros" do movimento.

    2. Saiba que nenhum dos generais atuais me passam o patriotismo daqueles que nos livraram do comunismo em 64!

  115. As instituições ficam; as pessoas, ideologias, discursos e partidos passam. E os militares não têm nada a provar a ninguém. A história está aí para quem quiser ler e estudar,

    1. Militar é gente, não uma instituição. E toda pessoa inteligente quer crescer. Ser criticado faz parte, ninguém nasceu capacitado.

  116. Então o Mourão e os generais que não leram deveriam ler. Nem que seja para tentar compreender o "inimigo" e saber do que se trata. (Informação que presta é de fonte primária, o resto é jornalismo de sogra.)

    1. Kkkk o Fernando disse tudo Kkkk só trapalhão no circo do Bozo Kkkk esse país é ima piada mesmo 😛

    2. Olavo é o cara que xinga quem o critica e fica inventando apelidos de quarta série para quem diz que ele está errado. Ele é o guru ideal para pessoas com inteligência emocional de crianças de 9, 10 anos, como você.

    3. Olavo tem muita razão. Não ouvir suas críticas é burrice. Empresas pagam ouvidorias para serem criticadas, se corrigir e crescerem. Gente também deveria querer crescer, mesmo sendo doloroso rever conceitos. Quando a fonte é qualificada, o que é o caso do Olavo, é uma oportunidade. Por isto a mídia, que o teme por medo, tenta desqualificá-lo. É uma censura velada.

  117. Quem acha que o Olavo não merece atenção porque não tem diploma, é um analfabeto. E quanto ao Mourão dando corda à palhaçada, ou melhor, à estratégia do Jean, é digno de puxão de orelha mesmo. É bom ouvir o Olavo e debater o assunto, porque fugir da discussão porque ele não tem diploma é pura covardia, ou incapacidade mental.

    1. O PT e a cambada ignorante tem fixação por diploma igual malandro gosta de atestado médico na segunda.

  118. P q é Igor Gadelha, essa pessoa desagradável, tendenciosa e pretensiosa, que faz essa matéria? É um tipo de Reinaldo Azevedo da Crusoé. Ninguém na imprensa chama mais Olavo de guru. Nem no Estadão. Ele está a discutir o tema do lulopetismo, da corrupção e da impunidade há décadas. Cutuca os militares dessa forma e pauta TODA a imprensa com temas relevantisimos que são o lulomarxismo E A ATUAÇÃO de militares num governo democrático. Cresçam! Leiam os fatos noutro nível PUTAQUEPARIU #OLAVOTEMRAZAO

    1. Tá vendo?! Olavetes são seres rasteiros e carentes por atenção. Eu passo.

    2. Tenho que concordar que a opinião de quem leu todos os livros do Olavo não vale nada. Se a pessoa não perceber que ele é um embusteiro depois de ler uns dois livros, ela possui sérios problemas cognitivos e não merece crédito nenhum.

    3. Leu todos os livros? Nossa!!! Escreva um artigo demostrando a incapacidade intelectual do autor. Conta outra.

    4. Embusteiro que tira seus fatos de qualquer lugar menos da realidade. Não é porque ele fala coisas que você acredita que o faz uma pessoa sã. Acordem, olavetes!

    5. Claro que leu. Olha o nível do seu comentário. Expõe com clateza a profundidade da leitura. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    6. Tente novamente. Interpretar, entender, não é tão difícil. Enfim, ler é o primeiro passo. Aplique-se.

  119. O Olavo tem o direito de criticar os generais que hoje são políticos, por sua vez os generais tem o direito de não darem bola para isso, o ruim é a imprensa colocar lenha na fogueira para vender essa briga. Esse é o jogo.

    1. O Guru gosta de ofener, o embusteiro manda até o Papa pra'quele lugar e se diz católico praticante. Kkkk 💩

    2. Mesmo tentando ridicularizar em reunião de pauta, o Antagonista luta por princípios globalistas e não compreende religião. É um lugar comum entre intelectuais, não ao Olavo. Este é o ponto, costumamos temer o que não compreendemos e não podemos controlar.

    3. Ah mas essa imprensa está aqui apenas pra isso: fazer fuxico, intriga e militância mal disfarçada. Vai ser mais difícil pôr luz na imprensa que limpar a lama assassina o mar de Minas.

  120. Já perceberam o quanto os fiéis fa seita são raivosos e agressivos. Se acham superiores a todos, mas não passam ze um bando de bundas-suja.

  121. O fato é que Mourão não sabe seu lugar como vice, desconhece a plataforma que o elegeu e sobretudo a base ideológica que sustentou a virada contra a ditadura Bolivariana que se instalava no Brasil... Embora se entenda o comportamento e a agenda de generais perfeitamente adaptados nestes 25 anos de governos e ministros da defesa esquerdistas.

  122. Minha Nossa! O inimigo comum é a esquerda! Ser abatido por fogo amigo é de lascar! Assim, vai ficar fácil para a esquerdalha acabar de destruir o Brasil já a partir da próxima eleição.

    1. O problema é que o Mourão e outros ainda não entenderam como chegaram onde chegaram e como elite das FFAA desconhecem o que o Olavo alerta há 40 anos...

    1. PROBLEMA NO APLICATIVO ANDROID Devido a uma atualização no navegador Chrome, do Google, o app da Crusoé não apresenta corretamente o conteúdo de nossas reportagens. Estamos totalmente dedicados à solução do problema, o que deve ocorrer em breve. Lembramos a todos que o conteúdo da Crusoé pode ser acessado integralmente no site http://www.crusoe.com.br. Pedimos desculpas pelo transtorno causado aos assinates. Equipe Crusoé

  123. Os egos e vaidades em detrimento dos interesses da nação. País de Banania não muda mesmo. Dá realmente volta de largar de lado esse m.....toda. Arghhhh.

    1. sim. inclusive ele morre de raiva de dizerem isso e eles ignoram e o chamam mesmo assim.

    1. Esse Elias vive no mundo da lua. 99,9% dos eleitores do Bolsonaro não sabe quem é Olavo, e 99,9% desses votaria no Haddad se soubessem que um demente como o Olavo tem alguma influência sobre o Bolsonaro.

    2. Não. se não fosse a obra dele, jamais Bolsonaro teria vencido os esquerdistas degenerados e nem direita existiria no Brasil.

    1. 99,9% de quem elegeu o Bolsonaro não sabe quem é o Olavo e se soubesse votaria no Alckmin, no Ciro e até no Haddad.

  124. Por um país sem mitos e sem gurus onde apenas homens honestos mas passiveis de falhas governem.A vantagem de Mourão sobre Bolsonaro é que ele não tem 3 chatos intrometidos ao redor dele e é mais garantia de que o Estado se mantenha laico! Quanto a Olavo de Carvalho não foi eleito pra nada, não faz parte do governo nem aqui vive,portanto é só mais um a dar palpite!

    1. Nunca ouvi falar de Olavo e ainda assim votei em Bolsonaro. Você ELIAS dá muito crédito ao sujeito.

    2. Aposto que a maioria que elegeu Bolsonaro nunca leu uma linha de Olavo de Carvalho, muitos sequer ouviram falar!

    3. Só que ele não se candidatou, portanto, eu (e um monte de gente) votei para Presidência da República no Bolsonaro e no Mourão, não votei no Olavo de Carvalho nem nos Bolsofilhos!

    4. se não fosse o Olavo de Carvalho nem direita existiria no Brasil e jamais o Bolsonaro venceria os esquerdistas degenerados.

  125. Gadelha, todos agradecemos se você puder evitar que a sua cabecinha sequer pense em assuntos importantes como o Professor Olavo. Continue com a sessão de fofocas que estava menos irritante.

  126. Achar que o piscótico cuspidor do Jean Wyllys(PSOL) é "um dos principais adversários políticos de Bolsonaro" é não enxergar a violência agressiva e louca que JW trata todos que pensam diferente e que vem minguando seus eleitores. Seria importante examinar e comentar os acertos/erros de avaliação da realidade feitos p/ professor Olavo nos últimos anos. Será que nunca ter lido um livro do filósofo é uma coisa boa? Sei não, fica parecendo com o mentiroso FHC q diz nunca ter ouvido falar no filósofo

  127. Resposta dada pelos “aliados de Mourão” e até mesmo pelo Mourão evidenciam o total desconhecimento da obra do professor Olavo de Carvalho. Uma grande injustiça sendo cometida contra ele. Dia 31/Jan/2019 Olavo deu a resposta merecida via Twitter .

  128. O Olavo está ressentido por não ter sido nomeado embaixador em WD.C. Não tem perfil para esse cargo, acho que para nenhum outro. Grosseiro e falastrão.

    1. o Olavo falou de ser embaixador em tom de brincadeira.....o sujeito tá levando a vida sossegadamente e já fez muito pelo Brasil, quando todo mundo só sabia lamber a equerda.......

    2. Parabéns Maria, por pensar fora da caixa do Olavismo! O Guru é um embusteiro e está sendo desmascarado! 💩

    3. Olavo é um demente que inclui na conspiração dele todo mundo que discorde um dia dele sobre qualquer coisa. Qualquer país decente teria trancafiado um cara desses no hospício, mas como aqui é Brasil de irresponsáveis que ficam com a bunda sentada na cadeira e querem um salvador da pátria, ele encontrou terreno fértil pra viver bem nos EUA fazendo lavagem cerebral nos boçais que pagam fortunas em cursos que só ensinam as pessoas a virarem fánaticos pelo Olavo.

    4. A Maria gosta do estilo e da competência do JWyllys, né? Patética...

    5. E vc "Maria" ja leu alguma obra do Prof. Olavo? Ou conhece Olavo assim como Mourão e sua cúpulas...

    6. Que injustiça este comentário sendo feito contra um dos poucos filósofos que bateu de frente contra o pensamento único que dominou o Brasil nos governos do PT. Lamento descordar PROFUNDAMENTE do seu comentário !

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO