MarioSabino

Cuidado com o lobo

19.02.21

O procurador Helio Telho resumiu à perfeição, no Twitter, o que ocorreu no Supremo Tribunal Federal no julgamento da prisão do deputado federal Daniel Silveira, que ofendeu os ministros em vídeo publicado no YouTube e teve a prisão decretada por Alexandre Moraes avalizada pela unanimidade do plenário:

“Como disse um colega:

‘Finalmente o STF resolveu evoluir a jurisprudência para combater o crime…

Vejam os pontos positivos da decisão unânime de hoje:

  1. Audiência de custódia não precisar ocorrer em 24h;
  2. Pode ser por videoconferência;
  3. Na videoconferência, o preso fica na delegacia e não no Fórum;
  4. Prisão de ofício pode, sem pedido do MP;
  5. Risco de pegar Covid no estabelecimento prisional não é mais motivo para soltura;
  6. Mandado agora pode ser cumprido à noite, basta que o crime seja permanente;
  7. Se o traficante postar foto ou vídeo em rede social com armas e drogas, a polícia pode ir a qualquer momento fazer a  prisão em flagrante.’”
Daniel Silveira é um desclassificado, o vídeo que lhe causou a prisão é asqueroso e ele merece ser cassado pelos seus pares. Nada disso está em discussão, não perderei o meu tempo com ele. O que deveria estar em discussão é o fato de que o Supremo Tribunal Federal, primeiro pela ação de Alexandre de Moraes, em seguida com a anuência dos demais ministros, rasgou mais uma vez a Constituição, ao prender um deputado por emitir opiniões, por piores que elas sejam, ferindo a sua imunidade. Além disso, inventou o mandado de prisão em flagrante, como se flagrante delito pudesse ser objeto de decisão de um ministro do STF, independentemente do momento do cometimento do crime. E, como descreveu ironicamente o procurador Helio Telho, o tribunal ainda perpetrou atos que serviram, em outros casos, para que ministros soltassem criminosos e também o verbo contra o Ministério Público e magistrados de primeira instância.

A expressão “jurisprudência de ocasião” já não é suficientemente forte para definir o que ocorreu. Eu me pergunto como um professor de Direito ainda terá coragem de ensinar aos seus alunos que o Brasil vive sob o império da Constituição Federal. Já era difícil para mim, simples jornalista, dizer isso aos meus filhos, sem me envergonhar da mentira. Resolvi deixar de mentir. Até ontem eu mantinha um exemplar da Constituição sobre a minha mesa de trabalho. Devolvi-o à estante e o troquei por um lindo tomo das fábulas de Jean de La Fontaine, com ilustrações de Gustave Doré. Na dedicatória, está escrito: “Ao Marinho, com beijos dos titios Nice e João Jorge, 25-12-69.”

O meu tio João, irmão do meu pai, morreria seis meses depois, fulminado por um ataque cardíaco aos 37 anos. Minha tia Eunice se afastou da família depois que cunhadas quiseram avançar sobre a prataria e as joias dela. O tio João era o nosso tio rico e bondoso. Deu-me muitos presentes (inclusive umas açõezinhas da Petrobras, quando nasci), mas o único que guardei foi o tomo de La Fontaine. Mais de meio século depois daquele Natal de 1969, eu o agradeço publicamente por ter me presenteado com o melhor retrato geral dos homens e, em particular, deste nosso Brasil. Nada expressa melhor os tribunais superiores nacionais, em especial o STF, do que O Lobo e o Cordeiro, uma das fábulas mais famosas do moralista francês. Vou reproduzi-la na bela tradução do Barão de Paranapiacaba, que consta do tomo que ganhei do Tio João e da Tia Eunice. Ei-la:

Na límpida corrente de um ribeiro

Mata a sede um cordeiro.

Chega um lobo em jejum que a fome atiça,

A farejar a carniça.

“Ousas turvar-me as águas, malcriado?”

 (Uiva o lobo irritado).

              Cordeiro

“Rogo, senhor, a Vossa  Majestade,

 E com toda a humildade,

Que não se zangue com seu pobre servo;

Pois, respeitoso, observo

Que embaixo e no declive estou bebendo,

E a água vem descendo”,

“Turvas (retruca o bárbaro animal):

Demais, falaste mal.

Há seis meses, de mim”.

             Cordeiro

“Não é verdade;

Conto só três de idade;

Não tinha inda nascido”,

              Lobo

 “Pois então

 Falou um teu irmão”,

             Cordeiro

“Não o tenho”.

               Lobo

 “Foi um dos teus parentes,

 Que me tem entre dentes;

 E eu vingo-me de vós — cães e pastores,

Que sois tão faladores”.

Disse, e sobre o cordeiro se despenha

E o conduz para a brenha,

Onde o come do mato no recesso,

Sem forma de processo.

Qual a razão do mais forte predomina

Esta fábula ensina.”

Há cordeiros balindo de felicidade com a prisão da ovelha desclassificada, sem perceber que o lobo também poderá conduzi-los para a brenha e devorá-los no recesso, sem forma de processo.

Obrigado, Tio João (e também perdão, Tia Eunice, pela cupidez das cunhadas minhas tias).                                       

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Mário!!! Vc tem conhecimento e sabedoria, atua sem viés ideológico sem paralelo como algum de seus pares. Faço questão de ler seus comentários.

  2. Por mais indignante que você fique quem disse que a era Bolsonaro rege-se pela constituição e pelo império da leis ? Claro que vivemos em um regime de exceção, e por ser isso é preciso por limites em casos que pode ser o começo de uma invasão do Capitólio que acontecerá se houver eleição em 2022 o que eu não acredito que haja ,partimos para um golpe de estado as claras e se houver eleição e o Mito perder vai ter invasão do nosso capitólio sim .

  3. Mario aguardo seu pronunciamento sobre a vacinação de idosos, principalmente acima de 90 anos. Merece um comentário seu pronunciamento sobre a mãe do Presidente.

  4. Olá Mário, Poderia por favor explicar aos assinantes de O Antagonista e Crusoé, como eu, qual foi o motivo da saída do Felipe Moura Brasil dessas duas mídias? Essa atitude da direção de O Antagonista e Crusoé me lembrou o que acontece rotineiramente nos países de regime totalitário em que “personas non grata” simplesmente desaparecem, são retiradas de circulação sem muitas explicações! Vocês nem ao menos agradeceram o excelente trabalho que ele realizou. Foi alguma briga com o Cláudio Dantas?

    1. Ele recebeu o convite de um concorrente e aceitou. Não veja problema onde não há.

  5. O lobo só se cria onde não há bom pastor. Pare de conversa fiada. Todo mundo rasga a Constituição quando lhe convém. #wakeupdeadman

  6. Melhor texto que li sobre o assunto. Parabéns. Tá todo mundo aplaudindo porque o cara é quem é, mas o fato é que o STF passou por cima de tudo, Constituição, leis, regimento etc. Moral da história: o único crime grave no Brasil é xingar ministro do STF, porque para os outros crimes, a leniência é a regra (só ver o que GM e Lewandowski e vão fazer com a Lava Jato).

  7. A fábula é bonita,mas a realidade é bem outra.Excepcionalmente concordo c o STF,o mal se corta p/ raiz,o pepino se torce de pequeno.Fico imaginando se os ministros nada fizessem,como seria daqui p/ frente,casa da mãe Joana onde cada um faz o q quer, anarquia instalada,mas a conta quem paga somos nós?Esperar q o Conselho de Ética tome alguma atitude é sonhar acordado,os bandidos se protegem,Flordelis está aí p/ provar. Não,Mário, enqto o STF estiver prendendo criminosos como Silveira, sou a favor

    1. O vc não conhece o STF ou tem um padrinho lá dentro . Tô achando que vc é um comunista enrustido

  8. Sabino, tem mais de um mês que tento resolver meu problema com minha assinatura. Já tentei todos os recursos, não consegui. Foi debitada em meu cartão em Janeiro. Sei que aqui não é o local para se discutir está questão, mas não sei mais o que fazer. Espero que leia e possa me ajudar. Rui Vale de Matos Júnior

    1. Vou pedir para o SAC verificar, Rui. Peço desculpas pelo inconveniente.

    2. Rui, eu não respondo pela revista, mas por aqui nunca me atenderam em absolutamente nada, parece até que não têm nada a ver com isso. Sempre sou atendida nesse mail, pelo Atendimento, falo com a Raquel Corte. Tenta lá: [email protected]

  9. C. A Constituição virou a Dama da Luz Vermelha do STF. Em alguns casos, a Lei Fundamental é a Geni do STF, como naquela velha de Chico Buarque pré-petista.

  10. Perfeito! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💥💥💥💥💥💯💯💯💯💯👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼.

  11. Onde estavam as provectas criaturas que correm em defesa do parlamento quando lá , na casa do povo, a tentativa de criar a CPI da Lava Toga foi defenestrada por assinaturas terem sido retiradas do pedido ? Maneiras de corrigir exorbitâncias no STF existem e são constitucionais . Idem no CN . Fora disto , a palavra ditadura só muda de lugar ....

  12. “Não temas nada, é apenas uma letargia, doença comum aos espíritos logrados. Ele se esqueceu por um momento de si mesmo, facilmente recobrará a razão, no entanto somente se recordar quem eu sou. Ajudemo-lo. Comecemos por abrir seus olhos, que se cegaram pelas coisas humanas.” Trecho de A Consolação da Filosofia (Boécio), pra ajudar a acordar. Nem panelas nas janelas se ouvem mais.

  13. Espetacular a lembrança do jornalista ao fazer a transcrição da fábula, que conhecemos quando ainda éramos pequenos. Podemos comparar o lobo com esse Ministro truculento, que representa o STF que rasga as Leis que devia guardar. Onde poderemos nos socorrer como mortais? ainda temos um Presidente que não deixou que chegássemos a ser comparados a uma Venezuela ou Cuba. Ou empurramos esse lobo para descer as corredeiras e se espatifar nas suas tiranias ou seremos engolidos. Acorda Brasil.

  14. O maior inimigo do povo brasileiro é a Brasília corrupta. Sergio Moro se tornou o maior inimigo da Brasília corrupta. O povo decente precisa de defensores honestos e competentes como Sergio Moro, Deltan Dallagnol e afins! Povo na rua em grande massa para salvar a democracia das garras dos corruptos! Quem mais salvaria o Brasil?

  15. Oportuna a lembrança de La Fontaine. Creio que os ministros não a tenham conhecido, ou a esqueceram. Mais provável, pois esqueceram a Constituição, de memória bem mais recente. Pobres desmemoriados. Morrerão quando descerem aos túmulos, diferentemente de La Fontaine!!!

    1. Tem um ditado wue diz assim: Quem desdem quer comprar! Lembram-se o tanto que o Bolsonaro ridicularizava o Maduro? Pois então, ele comprou a franquia e com o nosso dinheiro.

  16. Vivemos sob o império das leis, digo, das "descontitucionalizações". "A lei do mais forte. "Eu posso, eu quero, eu faço!" Com recesso ou sem recesso. Com processo ou sem processo. Tenho dito! (São leis desvalidas???)

  17. É preciso lembrar que além do centrão e do Bolsonaro o próprio STF participa do conluio para colocar bandidos no Supremo. O Brasil afunda com o apoio do Exército.

  18. O STF parece uma instituição de loucos que não sabem mais o que fazer e metem os pés pelas mãos em qualquer situação no Brasil. Uma tristeza ver no que se tornaram.

  19. Esse é o ponto... o precedente perigoso que a prisão do troglodita abre: hoje é um brucutu que ofende, amanhã é qualquer um de nós que critique. E a todas essas, André do Rap, Flordelis, Lula... todos soltos.

    1. Primoroso, essa palavra se encaixa como luva, uma perfeição, nada descreveria melhor a situação. A simplicidade da fábula com sua clareza retumbante. Recado de STF: Estamos acima de tudo e de todos.

    1. parabéns Mario ,muito Bom ! o que será de nós com os Deuses do Olimpo! lena

  20. O video do deputado é pesado, colocou uns adjetivos muito forte! entretanto com outras palavras, outros adjetivos ele poderia ter feito a mesma crítica!m Agora dizer que ele é um perigo para a democracia é um absurdo! Entretanto Gilmar Mendes acusa o presidente de genocida e ai não é grave? ele tem provas disso? Resumindo o que o deputado falou tirando as palavras chula, é exatamente isso que está ocorrendo no supremo e quem está provocando esse mal estar são alguns juízes que se sente um Deus!

  21. Resumindo: vivemos na pior das ditaduras, aquela em que o Poder que poderia por algum freio na insanidade é o ditador. Toda a justiça no Brasil é podre, quanto mais alto o escalão, pior. O STF, então, é composto por analfabetos funcionais, vagabundos, corruptos e ditadores. Uma CANALHADA da pior qualidade.

    1. Mario aonde está o Felipe Moura Brasil, ele faz falta e o seu papo antagonista.

  22. Mário, faz tempo que eu andava triste com a situação brasileira. Mas me curei lendo "Chatô, o rei do Brasil". A conclusão ao ler o livro foi simples: faz 100 anos que isso aqui é assim. Lembra da lei "Teresoca"?

  23. Gostei muito do texto e da fábula,retrata exatamente os fatos. Realmente,agora não sabemos mais o que é permitido ou não dizer,se podemos opinar sem o risco de processos.(Ja vivemos isto nos anos 70)

  24. Concordo com os argumentos. Mas é muito difícil não sentir prazer com a prisão desse beócio. Principalmente porque ele apostava em ser solto rapidamente pela câmara, tanto que postou um vídeo a respeito quando foi preso. Estava tão seguro de si que “tirou ondinha” com a policial do IML por conta da máscara.

  25. Ministros atropelam a Lei Maior, para punir um fora da lei. O Povo não aguenta mais esse Pilar da Democracia, infestado de foras da lei. Esses Ministros nos enchem de vergonha e indignação.

  26. Mario muito obrigado por trocar o livro da Constituição Brasileira e colocar um livro do mestre em contos infantis que tinham uma verdade de fundo.Creia eu fui criado em um lar em que a noite minha tia liam para nós a fábulas de La Fontaine a noite e tb os outros autores como os irmãos Grinn e Monteiro Lobato.

  27. Caro Jornalista, com todo respeito, discordo. Não há direito individual absoluto que não comporte restrição. Houve flagrante sim, seja por ter a prisão sido efetuada dentro das 24hs do cometimento do crime, seja pelo seu caráter permanente e reiterado. Neste caso específico, não houve erro por parte do STF, já que prisão em flagrante pode ser feita por qualquer cidadão.

  28. Agradeço a análise imparcial dos erros cometidos pelos integrantes dos 2 lados desta história.quanto ao "fortão" ele é o retrato fiel deste presidente e seus filhos....os inúmeros erros do STF..só me resta chorar o constante rasgar da Costituiçao.

  29. viva a inteligência aguçada ( hoje tão em falta nos nossos dias) sempre presente em tudo que vc escreve, é um deleite ler tudo o que vc escreve, obrigada

    1. Davi, o que se vê é a interpretação casuística da Constituição aos interesses (ou competência) do " supremo " de plantão.PQP.

  30. Mario, você é cirúrgico. O primeiro (Nobre Deputado) quiz punir não podendo; o segundo (Exmo. Ministro) puniu sem poder e o terceiro (Nobre Assembleia) devendo punir não puniu, um e outro. E nós, cordeiros de Deus, já estamos no mato embrenhados e comidos ha muito tempo.

  31. Excelente, Mario! Penso que covardes acuados, e é assim que se encontra o STF, perdem as estribeiras, os parâmetros e escolhem caminhos obscuros.

  32. Mario, não tenho a metade da sua cultura, do seu intelecto. Eu só quero agradecer por você existir porque eu sei que sou um dos cordeiros, vibrei com a prisão do idiota, mas se vai contra a CF, eu vou dizer o quê?! O Brasil é uma viagem sem volta.

  33. De volta às fábulas e receitas de bolo. O irônico é que o golpe veio daquele que deveria ser o Guardião dos cordeiros. Obrigado, Marinho! Eles passarão... Eu passarinho!

  34. Sabino, você parece um cara sensato e inteligente. Como tal, sugiro cuidar dos cordeiros que infestaram os sites do qual participa; o Antagonista publicou umas 70 notas desde a prisão ilegal do troglodita alegando que ele "ameaçou" as Excrescências - coisa que jamais colaria em DP alguma do Brasil se qualquer de nós, mortais, ouvisse as mesmas grosserias ditas em tese como ele fez. Mainardi odeia o jumento, até compreensivelmente, dada sua perda, mas é assim que se deixa de fazer jornalismo.

  35. Incrível!Obrigado Sabino, por nos presentear com inteligência! No Brasil da conveniência, da torcida quase que religiosa ( onde Lula e Bolsonaro são aclamados), da pilantragem sistêmica dos Lira, Gilmar, Moraes e cia ilimitada. Ainda assim, temos nossa ilha!!!

  36. Lendo isso tudo sobre a evolução da jurisprudência suprema (que de acordo com a fábula de La Fontaine não é evolução mas regressão) imagino que tu e a Crusoé tiveram sorte, caro Mario. Se a tese do flagrante pode se sustentar enquanto um vídeo está vivo posso pensar o mesmo sobre um texto escrito? Afinal a cupidez combina com fome com pratarias e com inveja do trabalho bem sucedido. (Eu também não dou a mínima para a boçalidade do deputado). Abraço

  37. Maravilhoso, pungente, é tão maravilhoso quando se recorre a histórias, fábulas, para, de forma lúdica e inteligente, cutucar a canalhice que nos envolve e tolhe a nossa fragílima democracia! Irretocável, Mario!

  38. Eis que na semana em que presidente e ministro defendem o fim do Antagonista e da Crusoé, o ilustre Mário Sabino se presta a usar sua coluna semanal para ser um "idiota útil" do presidente. É bom que ele tenha voltado pro La Fontaine, pois age como uma pessoa da idade do público alvo original do escritor.

    1. Eu também não entendi . Dá pra explicar o que quis dizer ?

    2. Cara.. não consegui, na minha torpe ignorância, entender o significado ou o designificado do teu "coments". Dá pra traduzir pra nossa língua?

  39. Você é FODA MESMO. Desculpe o linguajar. Tenho respeito e admiração pelo seu trabalho mas o homem Mario é muito pra esse país de MERDA. Perdão novamente.

    1. Era tão bom quando os escândalos eram uma Fiat Elba e uma mulher sem calcinha no palanque, né? Mas não é que tenha piorado, é que o véu agora está sendo tirado...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO