‘Postura submissa’

15.05.20

Nos telefonemas que trocaram nas horas seguintes à visita que Jair Bolsonaro fez a Dias Toffoli na semana passada, na companhia de um batalhão de representantes do setor empresarial, ministros de cortes superiores tentavam entender a razão do que chamaram textualmente de “postura submissa” do presidente do Supremo em relação ao presidente da República. Alguns se indagavam até se o Planalto tem alguma carta na manga capaz de assustar Toffoli. “Alinhamento ideológico não é, institucional também não. Só pode ser algo pessoal”, dizia um ministro. A visita repentina, em que Bolsonaro procurou transferir para o Supremo o peso político da derrocada da economia em razão da pandemia, incomodou os demais integrantes da corte. Eles chegaram a ensaiar um pedido conjunto de explicações a Toffoli, sob o argumento de que a reunião expôs o tribunal. Nas conversas travadas logo após o episódio, as excelências lembraram que Toffoli topou uma visita marcada às pressas por funcionários de baixo escalão, sem seguir a liturgia usual, e que o presidente do STF só soube na hora que o staff de Bolsonaro estava transmitindo o encontro ao vivo nas redes sociais do presidente.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéToffoli: concessões do ministro a Bolsonaro chamam a atenção de colegas

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Passou pela cabeça de vcs que o medo de ser confrontado com a verdade passou a existir? Vários nomes de peso da inteligência jurídica brasileira já se posicionaram contra a intromissão do poder Judiciário em assuntos dos outros 2 poderes, principalmente no Executivo, já que o Legislativo se acovarda em cobrar o Judiciário, o Executivo está mostrando a sua cara. Pq vcs acham que isto acontece, será que é pq ao contrário do que vcs propagam, o Executivo não deve nada portanto não teme?

  2. Foi o suspeito e incompetente TOFFUlia que, em um despacho ignóbil e criminoso, PARALISOU por SEIS meses as investigações sobre o Flávio MILICIANO BOÇALnaro. Depois, em um JAVANÊS patético, revogou sua sentença, seu voto e suas convicções. Querem mais ? Lembremos da mesada dos 100 mil, recebidos do escritório de sua própria esposa ! Mais ?? Foi o TOFFUlia que "obrou" o nefando JUIZ de GARANTIA !! Mais ??? Temos o inquérito do FIM DO MUNDO !!! LAVA TOGA E IMPEACHMENT, JÁ ! Basta, BASTA !!!

  3. Não conheço o menu de comportamentos da Suprema Corte, mas a meu ver o que o Ministro Toffoli, num momento de grave crise política e social foi não rejeitar a ponte que lhe era oferecida, de supetão, sem comunicado de prévia inaguração.

  4. Toffoli tem muito rabo preso. Até hj não explicou a mesada que recebe(ia) da mulher.? Algo estranho entre outros de sua vida particular e de ministro.

  5. Fofoqueiros de plantão sem qualquer credibilidade , o jornalismo se faz com isenção , cada vez mais tendenciosos , agora tentando preparar outro pra Presidente... Bolsonaro não vos dei Dinheiro!! Escumalha

  6. Nenhuma carta na manga. Provavelmente só o despreparo intelectual de ambos e a mesada recebida por um, além do trancamento de investigação pela SRF

  7. Ainda bem que minha assinatura vence amanhã. Cancelei minha assinatura. Não colaborarei com essa oposição irresponsável ao Bolsonaro, que só favorece a esquerda e os corruptos fisiológicos do Centrão.

  8. Na REPÚBLICA do RABO PRESO, cada qual se defende como pode ! Como explicar a liberdade de Renan Calheiros, o eterno ? Na sua época, a polícia do senado tinha até aparelhagem para interceptações telefônicas, lembram-se ? Jader Barbalho, Sarney, Lobão, Artur Lira, Michel Temer, Aluísio Nunes, Geraldo Alkimin, José Serra, Aécio Neves, Dilmanta, Pimentel, etc e etc... Só os togados são honestos e santos ? Quanto ao TOFFulia, basta suas origens.

    1. Ao contrário do que pensa (e age...) Bolsonaro, não se trata da "Casa da Mãe Joana"!

    2. Quem pensam que são esses ministros do STF? Não podem fazer uma concessão ao presidente da república? Aqueles corruptos de capa preta ridícula?

  9. 😇 O “motivo” não tem nada a ver com o escritório de advocacia da mulher do Toffoli (e muito menos com o da mulher do Gilmar que vira e mexe corre subserviente ao palácio do palhaço chefe da tal palhaçada).

    1. sai robô!!! Toda vez texto genérico contra a revista que crítica o governo!!

    2. sai robô!!! Toda vez texto genérico contra a revista que crítica o governo!!

    3. Cancelou, mas não parou de ler Tarcizio? Você viu o seu "mito" segurando e mostrando a Crusoé nesta semana. Ele não cancelou... Vc viu também qual o link que mandou para o Moro, apontando "mais um motivo para a troca" da DG? Pois é, ele lê, confia e acredita nas informações do Antagonista e do Merval.

  10. Algo além da mesada de 100 mil? Além da planilha odebrecht “amigo do amigo do meu pai”? Cai no golpe de assinatura 2 anos . Não fui avisada e agora sou refém de jornalistas da Globo no antagonista e Crusoe

  11. Postura submissa ou postura de arrogância ? A visão da Crusoe só vai até o Presidente da República. Palhaços ! Assinantes, retirem a renovação automática dessa Crusoe, pois funciona com uma arapuca. Sou obrigado a pagar por 12 meses porque atrasei 5 dias.

  12. Cada matéria que leio da Cruzoantas mais identifico o DNA rede glóbulo. Nada de construtivo. Só críticas, conspirações, nefasto.

    1. Pode esclarecer, Clara apagada? Campanha de quê? As eleições já acabaram.

  13. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

  14. Eu estou sempre comparando a Suprema Corte Americana com o nosso Supremo. A diferença de qualidade é tão negativa para nós, que dá vontade de gritar. Que gentinha sem caráter compõe o STF!

    1. Tem razão Maria!!!Alias esse stf é um amontoado de incompetentes e corruptos

    2. Cadê o meu comentário pra maria#doutoraemcorteamericanasqn.?Meu Deus. Q é isso?

    3. Maria, vc conhece a fundo a corte americana? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkm

  15. BANDITÓFOLIS É O CAFETÃO DA VANUSA DO PALÁCIO DO PLANALTO, A MERETRIZ SERVIL E OBEDIENTE, PORÉM INSANA.AGORA A PROSTITUTA DO PALÁCIO DO PLANALTO COBRA ATITUDES DO SEU CAFETÃO PELOS SEUS TRABALHOS REALIZADOS AO ANIQUILAR A LAVA-JATO;COAF; INGERÊNCIA NA POLÍCIA FEDERAL; UM PETISTA NA PGR...EM TROCA DA PROTEÇÃO DE SEUS FILHOS BANDIDOS E DE SI MESMO. O CAFETÃO BANDITÓFOLIS COMO UM CAFETÃO QUE É DEVE BANCAR O PEDIDO DE SUA PROSTITUTA INSANA, OU ENQUADRÁ-LA E PÔ-LA EM SEU DEVIDO LUGAR DE VADIA INSANA.

  16. Não é de se estranhar de postura submissa do ministro Dias Toffoli (aquele que foi reprovado por duas vezes em concurso para juiz estadual de primeira instância). Sua Excelência, antigo funcionário do PT, é submisso ao condenado Luiz Inácio Lula até hoje.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO