RuyGoiaba

Lombroso tem razão

08.05.20

No século 19, o criminologista italiano Cesare Lombroso tentou associar características físicas dos seres humanos, como tamanho da mandíbula, à tendência inata de certas pessoas à sociopatia e ao comportamento criminoso. A teoria de Lombroso era descendente da frenologia, que alegava que o formato do crânio era um indicador de traços de personalidade — e, como a própria frenologia, já foi desacreditada pelos cientistas há muito tempo.

Mas o Bananão, pátria amada idolatrada, é craque em ressuscitar coisas que deveriam estar mortas e enterradas há muito tempo, como sarampo e elogios a intervenções militares. É claro que as teorias do criminologista do século 19 não podiam ficar de fora: basta olhar para a classe dirigente brasileira, para as suas características físicas e estéticas, para concluir que LOMBROSO TEM RAZÃO. (Aliás, eu sairia tranquilamente à rua com uma camiseta dessas — nos tempos em que ainda não havia coronavírus por aí e a gente podia sair.)

Você olha para a cara de um político velho, o olhar opaco, a papada dupla ou tripla, a caspa sobre a lapela do terno mal cortado e pensa “não é possível que esse aí não seja muito, mas MUITO corrupto”. Observa a careca – ou o implante — de um empresário e tem absoluta certeza de que ele é sugar daddy de uma amante 35 anos mais jovem. Repara bem na expressão de um sujeito com ar de idiota e sai convicto de que os neurônios dele nunca se comunicaram direito uns com os outros. Vai conferir e voilà: é isso mesmo. Oscar Wilde tinha toda a razão quando escreveu que só os frívolos não julgam pelas aparências.

Reconheço que, do ponto de vista legal, não há o que fazer contra isso: não dá para prender o corrupto lombrosiano, por exemplo, sem ser confrontado pelo excelente argumento jurídico de que quem vê cara não vê coração. Só queria que meu país parasse, uma vez na vida, de votar em gente que só falta circular por aí ostentando um luminoso de neon piscante com a palavra BURRO na testa. A julgar pelas amostras colhidas no WhatsApp e nas redes sociais, não vai acontecer: os imbecis lombrosianos são a cara do Brasil.

*

Não sei o que foi mais engraçado – quer dizer, trágico — nessa história de Jair Bolsonaro levando Paulo Guedes e uma claque de empresários ao STF para pressionar pelo fim da quarentena nos estados. Talvez os empresários dizendo que ficaram surpresos com a iniciativa do presidente e não se sentiram à vontade para recusar, puxa vida (só faltou o Bolsonaro mandar um “rá, pegadinha do Mallandro!”). Ou o sujeito da Abrinq falando na “morte de CNPJs”. Alguém poderia responder “e daí?”, como o presidente fez ao ser questionado recentemente pelas mortes de CPFs. Ou indagar se esses CNPJs não têm histórico de atleta e não aguentam uma simples gripezinha ou resfriadinho.

Como disseram no Twitter, aposto que os CNPJs estão “morrendo de outra coisa” (má gestão, por exemplo) e os contadores estão sendo obrigados a registrar que foi de coronavírus. Quem eles pensam que enganam, hein?

*
Aldir Blanc (1946-2020)

Quando a grande Ella Fitzgerald morreu, em 1996, o colunista Frank Rich, do New York Times, comentou sobre seus songbooks de grandes compositores americanos: “Era uma mulher negra que popularizou canções urbanas frequentemente escritas por judeus imigrantes para um público nacional predominantemente de cristãos brancos”. Coisa parecida aconteceu com Aldir Blanc, übercarioca da zona norte, cujas parcerias com o mineiro João Bosco – muitas cantadas pela gaúcha Elis Regina – resultaram em músicas nas quais qualquer brasileiro se reconhece, como “De Frente pro Crime”: o corpo estendido no chão, o camelô que veio vender anel, a baiana pra fazer pastel e churrasco de gato, o homem que sobe na mesa do bar e faz discurso pra vereador. RIP, Aldir.

***

A GOIABICE DA SEMANA

O Coronafest promovido por Jair Bolsonaro na rampa do Planalto no domingo (3) mostra que o presidente, além de todas as excelsas qualidades que lhe são atribuídas, ainda tem a de ser a Velha Surda. Tenho certeza que, de tanto os olavetes pedirem ao seu governo o resgate da ALTA CULTURA, ele resolveu atendê-los — só que entendeu “resgate do PAULO CINTURA”. Issa!

Reprodução/TwitterReprodução/TwitterPaulo Cintura está a cara de Luiz Felipe Pondé, daí a confusão com “alta cultura”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa! "Os imbecis lombrosianos são a cara do brasil: Boa!! Muito boa!!! Quem duvidar entre num site da rede social e leia os comentários! Se tiver estômago e muito 'saco'.

  2. Nos últimos anos, as eleições estão niveladas por baixo. Sempre se vota no menos pior, jamais no melhor. Se os políticos são ruins, deve ser porque o povo não é tão melhor, já que o poder emana do povo.

  3. Comentar o que? Parece texto do 'Balança mas não cai', só sabem jogar pedra, nunca está bom. Vai lá, espertinho, senta na cadeira do Capitão e governa, vai. Vai??? Ser pedra é muito fácil, quero ver ser vidraça.

  4. Sim é meu nome aí em cima. Não preciso me esconder. Essa revista acabou. Virou um jornaleco. Estou arrependido de ter assinado.

  5. Continuo assinante desta revista, pois as vezes preciso rir um pouco, e este palhaço esta se superando a cada dia na arte de fazer piada, gostaria que este colunista comentasse algo sobre Lula aparecer mijado em público e Dilma Vana sair carregada de tanto vinho de um restaurante em Paris!!

  6. É dura a realidade, mas Lula, Dilma e agora o Bolsonaro são o retrato do Brasil, e até esse direito de escolher tranqueiras querem nos tirar, em vez de tirar um pouco dos impostos ninguém fala, mas o bom que por maior que seja a burrada ou o absurdo, tem sempre uma claque (que não são poucos) para apoiar e aplaudir.

  7. A gororoba do goiabão ficou difícil de digerir, não estou mais reconhecendo a linha editorial da revista... Sei que não estamos no melhor dos "mundos", mas ainda prefiro esta república, apesar dos arroubos histriônicos do presidente, do que ter q voltar a era do Luladrão e da Dilmasurtada... Pensando seriamente em rever a minha assinatura???

  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKK. Continuo assinante dessa "Cruzes, não é?" por causa da sua coluna, que alinha o cérebro com as asas da fina ironia, coisa difícil de acontecer com outros articulistas. "Há muito tempo nas águas da Guanabara..."

  9. Não aguento tanta gente inteligente se fazendo de burra! E ainda sendo aplaudida! bolsonaro levou os empresários para o Stf porque quem fodeu o Brasil foi o STF!, ao dizer que os tiranetes locais poderiam proibir a atividade econômica! Vocês sabem disso, seus filhos de puta!

  10. Tanta inteligência e capacidade argumentativa pra ficar só atirando pedras e dividindo mais o país... Não se esqueçam: Colhemos o que plantamos. Em breve não haverá mais críticas editoriais aqui. Mas não será por causa da debandada de assinantes.

    1. Essa da revista ver sempre o copo meio vazio, irrita a maioria dos leitores que tem capacidade mínima de crítica; o Boso pisa, mas boa parte das vezes no que há de pior na política e no judiciário da pátria amada

  11. Verifiquem, Todas as reportagens falando mal do Presidente da República. Para a Crusoe não existe nada elogiável em Bolsanaro. Isso que o torna especial e oportuno para o Brasil e mostra como essa Crusoe é tendenciosa.

  12. Puxa, não sabia que o Aldir tinha ido. O mundo não está sendo justo. Não sei se mundo perde mais com a ida do Aldir ou com ficada do Renan, Gilmar, Alexandre, Lula... Sei lá.

  13. A do Lambroso..... Neon? Já estamos na era do Led ! kkkkk A dos empresários no STF, foi a "goiaba + madura que vi até hj". Parabéns Ruy !

    1. Sério mesmo???!!! Bem, cada analfa tem o intelectomerda que merece...

  14. Pobre do pequeno empresário brasileiro, luta com todas as suas forças diariamente para manter as portas abertas, gera empregos, paga impostos e é taxado de incompetente quando quebra.

  15. Muito boa a goiabice semanal. Só gostaria de lembrá-lo, com relação aos "estranhos" que elegemos, que o Collor foi eleito basicamente pela aparência quando disputava contra o hoje (ladrão) de nove dedos.

  16. Falando em faces, semelhanças e homologias, não tinha notado a eleição do Batoré para o Senado. Chegou até a Presidência.

  17. Muito boa a citação ao Aldir Blanc, também autor das frases "no rala rala é que se educa a molhadinha" e "não tem cinismo quem diz entre a Santa e a meretriz só muda a forma com que as duas se arreganham", ambas na letra de Coco do Coco, música do Guinga. Rip Aldir.

  18. Usando Lombroso , Quando vejo a lingua branca de bolsonaro, já sei que ele tem, deficiencia mental,deficiencia de proteinas,má alimentação e hemorroidas... ahhh sim e a lingua presa.

    1. É melhor um presidente com todas essas características do que um ladrão que depois de 13 anos e 5 meses no poder, deixou 13 milhões de desempregados, 60.000 homicídios por ano, triplicou a dívida interna, acabou com a educação, estamos em penúltimo lugar no rancking mundial de educação, acabou com os Correios (e veja que é um monopólio) quase faliu a Petrobrás, mergulhou o Brasil na mais profunda recessão de sua história muitas outras mazelas. E mais, a aparência do Lula é bem pior.

    2. Será que são dois os neurônios mesmo, ou o Tico deu no pé?

  19. Ironizar sobre a "morte" de empresas, atribuindo à má gestão tal ocorrência, ou seja, a quarentena nada tem a ver com a quebradeira, é de uma hipocrisia digna da comunista Manoela Dávila ou da disfunção intelectual da anta disléxica, a escolher.

    1. E aqueles dentes brancos enormes, com placas, parece um cavalo.

    2. Nossa! É mesmo! faltou citar o implante dentário. Jesus, Maria, José!!!

  20. Muito bom! Retrato humorístico perfeito da situação patética do nosso país. Quanto aos "lombrosianos", não tem jeito, não: o brasileiro médio, ao que tudo indica, gosta mesmo é de político corrupto e bronco. E isso estiver retratado na cara do sujeito, acho que o eleitor até gosta mais.

  21. Que texto maravilhoso, divertido e ácido ! Quem tem repertório cultural e " caneta" de verdade , realmente um presente pra desopilar meu fígado nessa sexta ! Cumprimentos ao sábio redator!

  22. Será possível mudar os critérios pra um cidadão ou cidadã ocupar cargos e funções que interferem na vida das pessoas? Exigências: eletroencefalograma, eletrocardiograma, avaliação clínica sobre doenças degenerativas, exame com três psiquiatras, sua relação familiar com espôsa e educação dada aos filhos, se cumpre a palavra dada, se trata igualmente pobres e ricos, se tem coragem de ser justo e não mentir, etc. Para os três poderes da República!

  23. Goyaba, respeito com o Cezar Lombroso!!! Afinal ele é até nome de rua no Bom Retiro, antigo reduto judaico de São Paulo....ou seria antisemitismo de algum vereador, que deu a sugestão do nome da rua em pleno bairro judeu paulistano (tinha muitos amigos lá...)???? E como anda o complexo de vira-lata? Melhorou????

  24. Parabéns pela homenagem ao craque Aldir Blanc. Espero que faça (se é que tenha ainda emoções, não cinematográfica) corar a nossa já minúscula secretária de cultura (com que destino perverso cresceu essa estrutura administrativa... já mal nascida).

    1. Mudando de bananal para banana, sou Moro pra 2.022 e Mourão pra ontem.

  25. Ruy, você é craque ( gostaria que estivesse no meu Time, o Flamengo). Realmente e antes de ler o texto, diga-se, neste momento faltava desenhar a facies lombrosiana de muitos...

    1. Eduardo, o Goyaba será o centro avante do Palmeiras, tão logo o campeonato volte. Podes crer!

    2. Inclusive para vc, que ainda embarca na lorota do futebol....

  26. Parece que a VELHINHA DE TAUBATÉ, Se multiplicou no Brasil. Acreditam que o Bolsonaro é um presidente que vai cumprir as promessas de campanha.

    1. Fingir que não vê quem são os obstáculos para ele cumprir com a promessa, é um ato de extrema hipocrisia. Você é funcionário de Globo, Folha ou Crusoé?

  27. queria nos seus olhos para evidenciar a tese de lombroso. estude os olhos desse felipe moura brasil, um farsante, revestido de jornalista, paulo viana (rj)

  28. Perfeita sua descrição! Tem anos que me pergunto como as pessoas podem votar nesses políticos profissionais depois de ver a cara deles: a palavra que me vem ao ver o fuço do Maia é "porco"... e dos irmãos Gedell metralhas...

    1. Essa é fácil: relatório sigiloso da pf como prova inequívoca da amizade e agradecimento do Ramagem, o verdadeiro diretor da PF, não esse testinha de ferro que arranjaram. E a trilha musical adivinha qual será?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO