RuyGoiaba

Campeonato Brasileiro da Desculpa Esfarrapada

15.05.20

O governo Bolsonaro está mesmo decidido a proporcionar entretenimento de qualidade no meio da pandemia, entre uma centena de mortes e outra. Como não temos bola rolando nos gramados do Bananão nem teremos Olimpíada em Tóquio no meio do ano, a turma resolveu se dedicar com afinco ao que chamarei aqui de CBDE, o Campeonato Brasileiro da Desculpa Esfarrapada — o único que premia a torcida brasileira (com um diploma de imbecil).

Esqueça clássicos como “o cachorro comeu minha lição de casa” ou o “não é nada disso, eu posso explicar!” do marido que chega em casa com batom na cueca. Os cracaços do governo, que chutam com as quatro, são pura ousadia e alegria: eles querem que você acredite que o presidente mandou embora o chefe da Polícia Federal, forçando a demissão de seu ministro mais popular, e reivindicou para si a superintendência do Rio por causa da “segurança” de sua família — que, vejam vocês, não é feita pela PF, e sim pelo GSI de Augusto Heleno.

Você começa a desconfiar de que aquela piada atribuída ao maior intelectual do marxismo, Groucho Marx, sobre “inteligência militar” como contradição em termos seja 150% verdadeira no Brasil. Os ministros-generais nem se deram ao trabalho de combinar uma historinha melhor com o capitão antes dos seus depoimentos da última terça-feira, 12 (Hamilton Mourão jura que isso não aconteceu: “quem alinha discurso é bandido”, escreveu o vice no Twitter. Tu o disseste, Mourão). Só podem estar disputando o CBDE — e já dispararam na liderança, igual ao Flamengo no Brasileirão do ano passado.

Existe, porém, outra equipe do governo que está muito bem na disputa: aquela turma da Secom que divulga o “placar da vida” das pessoas curadas de Covid-19 para se contrapor ao total de mortos no Brasil, mais de 13 mil no momento em que escrevo este texto. Excelente iniciativa, que espero ver estendida a outras áreas. Quando divulgarem de novo o número de homicídios no país — que costumam ser mais de 60 mil todo ano —, o certo é destacar os mais de 200 milhões que NÃO foram assassinados. E dar os parabéns a você, brasileiro que, pelo menos por enquanto, não foi assassinado nem morreu de Covid-19.

(Se os fãs de esporte ficarem entediados com o CBDE, sempre dá para acompanhar a Olimpíada do novo coronavírus: já estamos em sexto no ranking mundial, mas com grandes chances de pódio. Brasil acima de tudo.)

***

A GOIABICE DA SEMANA

Ernesto Araújo ordenou que a assessoria de imprensa do Itamaraty pare de enviar notícias dos veículos de imprensa brasileira aos postos diplomáticos no exterior. O chanceler, de acordo com a agência Reuters, está insatisfeito com a cobertura de seu — por assim dizer — trabalho à frente do Ministério das Relações Exteriores. É tudo muito simples: se ninguém lê as notícias, então não existe notícia ruim! Que bom que ainda não inventaram a internet, né?

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéErnesto atira no mensageiro e quebra o termômetro para acabar com a febre

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns e obrigado Sr. Rui. Somente aqueles que escolhem ser cegos e surdos não percebem essas desculpas esfarrapadas, mas as vezes o óbvio precisa ser dito. Quem sabe assim você cura a cegueira desses coitados.

  2. Gostaria de saber em que faculdade de jornalismo o Ruy estudou. E me informasse também quem foram alguns dos seus professores. Coitado, deve ter sido conduzido ao esquerdismo. Precisamos ter piedade dele tadinho.

  3. Agora já sei porque o teu nome é Goiaba. É muita idiotice numa fruta só! Entre no site do Portal da Transparência- REGISTRO CIVIL e navegue pelos gráficos, escolha o estado, a cidade, mude as datas. Vc vai constatar que os dados das principais doenças pulmonares tiveram queda expressiva numa época em que históricamente sobem, ao passo que os de Covid subiram. Por que será, né? Use seus parcos neurônios. https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid

    1. Zombaria é usar esse dado para enfiar goela abaixo do brasileiro que o Covid não mata e que, nas entrelinhas bolsonarista, é só uma gripezinha que atinge um pequeno grupo da população.

  4. Vc quer relacionar não assassinados com curados, está chamando os leitores de asnos, imbecis? Vc é que é. Parece mais que vc também participa desse time que criou. Tem alguém aí na revista checando as publicações ou cada um pública o que quer? Se for assim me avisa que cancelo a assinatura desse blog. Bloquete é o que vai virar se continuar assim. Uma goiabice.

  5. Melhor que a dos generais, só a do advogado do Serrano da Paraíba que disse que o time jogou no Paraná contra o Andraus com um grupo de jogadores ajuntado apenas pro jogo fantasma. rs

  6. Um fim de semana bom, outro ruim. Outro bom, mais um ruim. E assim vai. Fazer o que, né? Faltou inspiração? Então : "hay gobierno, soy contra!" Tem nada não! Mas, o seu CBDE fica anos luz do FEBEAPÁ!

    1. Assim como não tem lógica e razão usar o dado das pessoas curadas para fazer um contraponto das pessoas que morreram por causa do vírus. A não ser que a informação sirva para mostrar que a média no número de mortos em relação aos infectados é diferente do resto do mundo, o que todos sabemos ser maior o índice de mortos aqui por causa do nosso precário sistema de saúde, mas a SECOM divulga essa informação dos curados como algo positivo. Simplesmente populismo barato para enganar o gado trouxa.

  7. Nunca esperei intelectualidade aqui. Mas considerando-se que o Presidente está sob pressão 24h e esse Goiaba sentadinho em sua casa, o nível de idiotice que ele escreve é abismal. Novembro acaba meu castigo com ass. (hole)

  8. Continua só MERDA... Estes também se juntaram à podridão , Rodrigo Maia e Aécio Neves cadê o comentário!! Infelizmente acreditei na imparcialidade!!

  9. Né? Até a estupidez do povo tem limite. Eles estão sempre no movimento contrário, e o pior é que acham que estão encobrindo tudo direitinho, tapando o sol com a peneira.

    1. Sorria até chegar o momento de chorar amargamente e sem solução! Tristeza total com essa revista!

  10. p Ilustre General Heleno, desembarca dessa podre... Para de bater palma pra maluco! O cara é um doido descontrolado, sem a mínima noção de gestão! Desembarca disso enquanto é tempo!

    1. Militares são patriotas, sempre salvaram o Brasil, incompreendidos seguem seu trabalho, JB deixou a farda para ser político.

  11. Houve renovação sem minha permissão. Que porcaria, sabem que é ilegal e mesmo assim nos furtam. Tenho que perder tempo indo ao procom.😡

  12. Vejam quem Moro queria no Governo, e tirem suas conclusões: http://sensoincomum.org/2020/04/29/ilona-szabo-governanca-global/

  13. Donald Trump, presidente dos EUA, criticou a estratégia da suécia "Se tivéssemos seguido a estratégia sueca, poderíamos ter dois milhões de mortos", disse. Contra esse maldito comunista, nosso Jair Deus quer seguir a Magistral Suécia. Glória ao Messias Bolsonaro, nosso Salvador, senhor de nossas vidas, somos servos de vossa sapiência, ó magnânimo, panteão patriota da sabedoria universal. Damos nossas vidas ao seu louvor, para que o comunismo morra no Brasil e no Mundo. Glória ao nosso Deus!

    1. @Emerson, faltou dirigir-se a ele como Capitão Cloroquina o herói dos terraplanistas...

  14. todos os ministros podem se calar, o vice presidente pode se calar, a população brasileira não pode, tenho para mim que uma pressão popular mais forte com convulsões sociais em grande escala capazes de acabar com essa palhaçada que virou o executivo brasileiro ainda não ocorreu pelo SARS COV, o grande Salvador do Bolsonaro e algoz de todos os outros brasileiros.

  15. Acabei de renovar a assinatura dessa revista e já estou arrependido, já li matéria idiota, mas como essa nunca li, que jornalismo de péssimo mal gosto!

  16. É isso mesmo. Este é o governo mais trapalhão e panaca da nossa história. Está conseguindo bater até a Dilma, o que eu achava há algum tempo atrás que seria impossível.

  17. Tem um filme do Monty Python em que um personagem mente compulsivamente, me lembrou muito o nosso Pr atual, o outro aquele barbudo, nunca estava sabendo de nada, mas agora podemos estar vivendo um momento histórico deste governo com as comparações e argumentos totalmente sem nexo, algo que talvez não veremos mais, é como um Airton Senna ou um Pelé, quem viu viu.

  18. Ruy Goiaba, neste artigo virou um "goiabão". Muito parecido com o falatório da globo "não reciclável", visto que o lixo o é. Essa cantilena ficou maçante num falatório similar onde se comenta tais notícias. Dá enjouo e se tivermos mal alimentados, vomitamos, literalmente falando. Que falta de criatividade jornalística para nos atrair, já que estamos "enjaulados"! Ainda bem, que no meu caso, estou lendo obras espíritas que me dão um novo lenitivo da vida!

    1. Marcelo, ele até tentou mas como o alto generalato não comprou a idéia (para que se aventurar nessa loucura se existe um vice militar de 4 estrelas?). O jeito foi se prostituir com o centrão. O problema é que assim ele age como um cafetino, pois que a prostituta é o nosso suado dinheiro que ele entrega para os putanheiros do centrão comerem a vontade. E gadinho ainda bate palminha para essa promiscuidade. Cadê as bandeiras de campanha? usaram como papel higiênico...

    2. Será que ele vai ter coragem e capacidade de dar um golpe e nos transformar em uma Venezuela? Qual nome ele adotaria para o governo tirano dele? Bozo Chaves ou Hugossaro? talvez Fidel Bozo ou Bozo Castro? Lembro que a única ideologia de um ditador é ditar, seja o que vcs dizem ser comunista ou mortadela não existe na ditadura, tá?

    3. Ah, Moro, Eu, Mandetta, Regina Duarte, Joice, MBL, DEM, Teich , os Antagonistas, Janaína, todos comunistas. E o PT quieto só dando corda pro cara se enforcar.

  19. Muito divertido Seo Goiaba. Pode pedir aumento pro Seo Diogo q conta com a minha torcida. Aumento acima de tudo e Deus contra

    1. Para o meu arrependimento votei no MENTECAPTO jair dick vigarista,chapolin colorado

    2. De titularidade, se é isto que você quer dizer, se precisar, no seu caso há oferecimentos até pela internet. Esse negócio de nível, nada a ver com competência administrativa se não tiver tirocínio para gestão. A Dilma, segundo ela, tiinha formação universitária em economia, e quase doutorado na Unicamp (mentira cabeluda). Contudo, não sabia fazer uma pequena conta de porcentagem. Certamente, você votou nela ou no imbecil do Haddadlula.

  20. É de se considerar que os diplomados na ESG tenham expertise em táticas e estratégias. Contudo, ao participarem de um desgoverno hilário, incompetente e suspeito, eles se esforçam para seguir as "recomendações" e também contornar as trapaças "capitaneadas" pelo BOÇALnero e, aí, acabam entrando para o FEBEAPA !!! Quanto a esse híbrido mutante, o ArnestOLAVETE, trata-se de um espécime raro, insuperável. O Barão do Rio Branco deve estar se revirando na tumba Oh, Pátria Amada !!!

  21. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/vou-interferir-ponto-final/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  22. Imperdível, como sempre, a edição, como um todo. Brilhante: "quem alinha discurso é bandido"; tu o disseste, Mourão. Uma pergunta, se me permitem: o que houve com a excelente Ana Paula Henkel? Deixou a revista?

    1. O próximo a se mudar pro cordão dos puxa-sacos deve ser o fraquíssimo Narloch. Boa viagem a eles.

    2. também gostaria de saber da Ana Paula Henkel, uma notável profissional super star da CRUSOÉ!

    3. A "excelente" Ana Paula Henkel só sabia bajular o presidente e resolveu escrever pra revista oficial de bajulação do presidente ao invés de escrever para a Crusoé.

  23. Muito bom, como sempre. Se continuar nessa toada, já já vão começar a divulgar, direto da câmara, a quantidade de milhões que NÃO foram roubados ainda. Brasil, sil, sil!!!

    1. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

    2. >>> Ficarei livre de ler o que escreve pessoas como você. >> Esquerda, Zé Mané? Eu nunca li nada que defenda ou pregue esquerda aqui na Crusoé e nem em O Antagonista. O que leio sempre é a defesa do correto e a condenação (sem meios-termos) de tudo que é indecente; a condenação e defenestração de Delinquentes e Sociopatas. >>> Vá pro 247.

  24. Parabéns para mim que não fui infectada pelo Covid e não fui assassinada. E parabéns Ruy por me fazer rir. Está difícil ultimamente.

    1. sei que não é o lugar mas preciso de uma informação da editora e não consigo contato por telefone nem pelo WhatsApp. Minha assinatura creio que encerrou e não manifestei a vontade de renovar, ao contrário, em comentário manifestei meu descontentamento com os rumos editoriais da publicação e portanto queria cancelar minha assinatura. com surpresa vi o débito de 160,00 no meu cartão sem que eu o tivesse autorizado. Por favor me orientem como cancelar o débito no meu cartão e a assinatura. grato.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO