‘Corrupção pesada’

17.04.20

Em reunião reservada nesta quinta-feira, 16, Jair Bolsonaro afirmou que suspeitas de corrupção no Ministério da Saúde estão na origem dos desentendimentos entre ele e Luiz Henrique Mandetta. Diante do novo ministro, o presidente disse que o clima entre ele e Mandetta já não estava bom havia algum tempo, e que está enganado quem pensa que o clima azedou por causa das divergências sobre a política de isolamento social. A essa altura, deixou escapar que meses atrás pediu a Mandetta para resolver casos de “corrupção pesada” no Ministério da Saúde e foi ignorado pelo subordinado. Bolsonaro afirmou ainda que chegou a pedir que o agora ex-ministro demitisse alguns funcionários suspeitos de envolvimento em irregularidades e, também nesse caso, nenhuma providência foi adotada. É uma declaração rara. Normalmente, o presidente evita falar sobre suspeitas de corrupção no governo para não abrir flancos no discurso que o elegeu. Tanto é assim que, desde o início da crise com Mandetta, ele nunca tocou nesse assunto publicamente.

Reprodução/FacebookReprodução/FacebookBolsonaro com Mandetta antes do rompimento: relação estremecida há tempos

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se isso fosse verídico, no inicio do desentendimento, o Pr teria deixado escapar alguma coisa, não que o Mandetta é honesto, mas foram a fundo depois da briga, quando as milícias digitais de Bolsonaro passaram a atacar pesadamente o Ministro em suas falcatruas ainda em MS, agora o dossier pelo jeito está quase pronto, pode apresentar novas denúncias. Essa estória de que pediu ao Ministro etc etc, fica o dito pelo não dito.

  2. o envolvimento e a preocupação com o Convid 29, por outro lado os gatunos estão e continuam roubando, usurpando do poder, não existe consciência - corruptos o povo e o presidente estão de olho, não pensem que não serão descobertos

    1. Bravo!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏 Não há como acreditar em mentiras. BolsoLula saiu do mesmo saco de farinha do ex-presidiário LulaNaro.

  3. Parabéns, Bolsonaro! Votei em vc justamente por causa da corrupção. Rua e cadeia para is ladroes do nosso dinheiro.

    1. E como fica os conchavos entre BolsoLula, atualmente chamado de BolsoNero, aquele que incendiou Roma, e os políticos condenados por trem participado de Esquemas de Corrupção do Mensalão e Petrolão? BolsoLula quer entregar as chaves dos cofres públicos para políticos condenados por corrupção. BolsoLula e LulaNaro nascream um para o outro. ❤️ mensaleiros e petrolei

  4. quem foi que nomeou esse Ministro e outros que estão respondendo por falcatruas. Eu não fui. Então só agora que viu? Me poupem... Os malucos sempre agem assim.

    1. Não seja raciocinio curto. A nomeação pode ter ocorrido antes da descoberta das falcatruas, oi que não?

  5. Se em outros ministérios o Bozonaro mete a colher, demite secretários, superintendentes, etc, pq agora, no caso do MS ele apenas pediu ao ministro para tomar providências? Pq o pr não tomou as decisões? Mentira dele.

    1. Fala apenas um caso em que ele retirou alguma pessoa abaixo de qquer ministro. Por mais que globolixo, isentões et caterva afirmem o contrário, o PR é o ÚNICO democrata a comandar um dos 3 poderes.

  6. Saúde e educação nunca foram prioridade em governo algum. O pouco que fazem é de péssima qualidade. O presidente deve fiscalizar com lupa estes milhões enviados para os Estados.

    1. Esses gastos dos governadores e prefeitos devem estar no portal da transparência. E verificado com lupa

    1. A competência para investigar e julgar é da justiça. Ao presidente compete exonerar.

  7. Assusta mesmo receber dia e noite as .....mensagens enviadas pela Milícia do Mal aos seus súditos, incapazes de pensar sózinhos, que só sabem repassar, repassar e encher o saco de nós, os que veêm e tiram suas próprias conclusões. Xô babacas com este discurso encomendado.

    1. Muda de revista então, talvez seja vc que está no lugar errado. Vai procurar a sua turma.

    2. talvez Luciano até demiti ministro,venham proibir ao presidente. onde já se viu,votar na imprensa,quantos concordaram e quantos discordaram da demissão

  8. Hoje, 18042020, houve a maior carreata da história de São Paulo. Pedindo #ForaDoria #ForaMaia #FechamentoCongresso #FechamentoSTF. Agora vcs vêm com Baboseira? #ForaGazeta #ForaFoice #ForaBoBo.". #SomosBolsonaro

    1. Eu não!!! Esse PR é o mais irrelevante da história.

    2. É até inocente se não outra coisa Dizer; porque demiti e não apurar? KKK apurar se a raposa do galinheiro come galinha. bota a raposa para fora, enquanto pode

  9. Se ele sabia de corrupção, que mandasse apurar, afinal foi ele o eleito presidente pelo povo, não foi o ministro. Não custa nada lembrar que o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio, foi denunciado pelo MP por usar laranjas na última eleição e não foi afastado pelo presidente. E a "rachid" praticada pelo filho dele, Flávio Bolsonaro, quando deputado estadual, segundo o MPRJ ? Sem contar que Ciro Gomes afirma que Jair Bolsonaro praticou "rachid" quando deputado federal.

    1. Mas o rachid, infelizmente, é de "usos e costumes" no Brasil, portanto, não baliza nenhum polícia.

  10. Agora vai dizer que havia corrupção há meses? Tenha dó. Se for verdade só vai provar a própria incompetência por manter um suposto no ministério. Atitude vergonhosa de um presidente que já ae mostrou fraco e inepto.

  11. Penso que se o presidente Bolsonaro, tinha informações ou indícios da prática de corrupção por dever de ofício teria determinado apuração e afastamento dos possíveis suspeitos ele tem poder para mandar apurar qualquer irregularidade que ele tome conhecimento não é pedir presidente determina e sua ordem de ser cumprida se assim não fez é omisso.

  12. Não duvido de Mandeta ser corrupto: É político! No entanto, também não duvido de que Bolsonaro o esteja caluniando para se safar do ônus de o ter demitido: Bolsonaro também é político.

  13. JB é um louco vaidoso c tendência à esquizofrenia que não aceitou um ministro dando de goleada na sua popularidade de 70 por 30 %.Tentou fazer c ele o mesmo jogo q fez c o Moro- jogou baixo, tirando sua autoridade e competência. Mandetta trucou e saiu ganhando deixando p JB a responsabilidade pelas mortes q virão em consequência de suas escolhas baseadas no seu ínfimo conhecimento de baixo clero. Aguardem !!!

  14. Infelizmente a nossa confiança no ex-ministro vai se transformando em desapontamento. Metido a profissional técnico competente, parece que faz parte de um esquema comandado pelo DEM, com catinga de PT e PSDB do Doria. Vade retro, cambada.

  15. Ora se o ministro pertence ao DEM e tem como costas quentes o Alcalheiros e o Botofogo...com certeza aí tem alguma coisa errada....tomou a decisão certa presidente, pra rua os corruptos e quem os defende.

  16. Real saída do Mutretta, foi 1 bilhão, renovação propaganda do M. Da Saúde, debaixo do pano. Alguém tem dúvida? Só pesquisar o passado do Mutretta.

    1. Marco infelizmente o DEM o congresso e o STF vão deixar esse país uma M. O Mandetta começa a avaliar o covid de fora METE o pau e eles voltam ao poder em 2020. E os coitados de nós Brasileiros se f.

    2. A corrupção deve ser apurada sistematicamente e tecnicamente e não politicamente.

  17. O passado do Mandetta o condena, vai ter que devolver 6 milhões, por gestão fraudulenta em MT. Bolsonaro já sabia que Mandetta estava envolvido nesta Mutreta. Pau que nasce torto não tem jeito, morre torto. Agora renova, os contratos de propagando do Ministério da Saúde, com a imprensa, valor 1 bilhão sem autorização do Bolsonaro, e aquela emissora fica com a maior parte, tem Mutreta ou não? Este foi o real motivo da saída do meliante.

  18. Se a corrupção do governo estivesse restrita ao ministério da saúde, eu estaria tranquilo. A corrupção ê generalizada. Pior ainda, está sendo organizada. Perdão para desmatadores, subsídios para criminosos e até mesmo terra de graça para grileiros fazem parte deste processo de transferência total dos bens públicos para certos setores nocivos da sociedade.

    1. Xará, pura balela da sua parte que a corrupção está sendo organizada..A qualquer indício o presidente age prontamente, sempre. foi com o cara que usou jatinho para ir à Índia, foi com o Osmar t. Mas é que a crítica pela crítica, sempre estúpida como essa sua, não é de quem tem raciocínio. Corrupção gay, sem dúvida. Sempre houve, é um mal nacional difícil de controlar, com 2 milhão de funcionários. Agora, dizer que esse governo organiza a corrupção, cara, me desculpe, falou uma tremenda asneira

    1. Em hipótese nenhuma, esse maluco não merece crédito.

    2. Preferem acreditar no lulinha presidiário paz e amor!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Esquerdopatas estúpidos geralmente não.... é o seu caso?

  19. Ora, se Mandetta é corrupto, pergunta-se: porque nomeou-o como Ministro? Porque foi conivente com a corrupção e não o demitiu logo que teve a notícia do crime?Encaminhou as provas ao Ministério Público?

    1. Provavelmente depois da nomeação tomou conhecimento dos fatos, por que não???

    1. Maria, você sabia que a marielly foi assassinada??? Vá catar coquinho!!!

    2. Maria, O Mandetta manchou o próprio nome. Procure nos arquivos de noticiários. La o MS ele é causado de corrupção. E hoje, na Jovem Pan, mais uma denúncia contra o Mandetta por desvio de R$ 40 milhões, la no Maranhão. Com um prefeito amigo dele. Como pode ver, JB não precisou fazer nada. A própria natureza se encarregou disso.

  20. É um cara de pau o Bolsonaro, não deu tempo do dossier ficar pronto, mas já deve estar nos finalmente, o que já foi noticiado. Era só o Mandetta ficar submisso que nada disso ocorreria. Me lembrei do José Dirceu com o Roberto Jefferson. O Butantan deve recolher um pouco de veneno do serpentário de Brasília que está com excesso. o 02 pode até administrar a filial.

  21. Um chefe tem o direito de dar crédito ao subordinado e esperar dele uma resposta correspondente ao crédito recebido. Se com a passagem do tempo, não há resposta satisfatória, vamos combinar, ao chefe resta afastar aquele que se omitiu ou resolveu peitar seu superior hierárquico. Em tal situação, demissão pura e simples é o que acontece no mundo real. Simples assim....

    1. Quando o cara vai comentar assuntos sério e trata o Presidente do Brasil de Bozo não tenho dúvidas que é adepto do Lula Ladrão e joga pedra com a mão esquerda.

    2. Essa é nova. Atenção: Mandetta foi demitido por conivência com corrupção. Típico do Bozzo. Alguém acredita em alguma coisa que o Bolsonaro fala?

  22. Bolsonaro é um mentiroso patológico. Bastava Mandetta se sujeitar ao Chefe que, tal qual o ministro do turismo, o chefe da Secom ou Onyx Lorenzoni, seria protegido. Bolsonaro não dá a mínima para irregularidades em seu governo ou sua família. Tudo que importa é a fidelidade cega, a submissão total.

    1. Esperamos até agora as “provas” da fraude no primeiro turno da última eleição. Esperamos também os resultados dos exames da Covid-19.

    1. Perfeito Romero, para essa gente pau que dá em Chico, não bate em Francisco. Contra Queiroz e Bolsokid argumentam falta de provas, contra os outros eles encontram provas rapidinho, se não existirem eles constroem! A boa noticia é que eles pensam que são a maioria, quando na verdade, não são, apesar do barulho que fazem!Carroça que faz mais barulho é carroça vazia!

    2. Mais fácil é lembrar do quanto o Lulopetismo roubou a nação.

    3. E Presidente faca o que tem de fazer. Apresente Queiroz e depois o senhor fala " neste escandalo," e depois nos outros que vão surgir para queimar o ex ministro.

    1. não é possível que com 2 anos de campanha 15 meses de governo todos os partidos de esquerda toda a Grande imprensa procurando erros ou defeitos no Bolsonaro esses motadelas da vida só falam no Queiroz o filho dele e maior e senador pergunta pra ele porá

    2. ELISABETE, e se a corrupção for comprovada? Você já ouviu falar em contrato superfaturado? Não creio que você seja a favor da corrupção? As torneiras do dinheiro estão fechadas e agora foi liberado muitos recursos para os estados e também para o ministério da saúde, ex-Mandeta e num vacilo, o vírus da corrupção ataca novamente.

  23. Agora vai querer suja a imagem do ex-,ministro a todo custo como fizeram com os outros. Mandetta mencionou publicamente que foi pedia a cabeça de Wanderdon e Gabbardo.

  24. BOÇALnero, em seus delírios de poder, grandeza e perseguição, "vê" ameaças e desonestidade na própria sombra ! No concreto, o que temos é um "aprendiz" de nazista que, com apenas 30% de aprovação, demite um MINISTRO humanista, com 76% de aprovação, simplesmente porque, para o "mengele" tupiniquim, a morte dos idosos é o justo preço a ser pago pelo seu "foco" na economia !

    1. Acredito que o PR não emplaca 2021, já está costeando o alambrado.

    2. kkkklkk....58 milhoes ta bom pra ti!!! ate 2026....kkkkkk....

  25. Lamentável, um presidente que diz ter conhecimento de algo errado, querer colocar para baixo do tapete. Deveria, desde que ficou sabendo de qualquer irregularidade, tomar ações para coibi-las, e não ficar como um choramingas a portas fechadas.

  26. Covidiotas pelo mundo afora acham que se impõem ao vírus. Ah, não sem uma vacina eficaz ou tratamento confiável! Mesmo quem escapa do vírus pode vir a enfrentar sequelas pulmonares, renais e cardiológicas. Embora prefira idosos, o vírus ataca quem cruze seu caminho. Fanfarrões emudecem qdo se deparam com caixões amontoados ou cadáveres empilhados nas ruas. Mas, nem por isso, assumem responsabilidade por políticas míopes, sem base na ciência. Levarão o troco nas eleições vindouras, sua obsessão.

    1. Saulo, o único cadáver que o getúlio vê todo dia é esse que está entre as pernas dele.

    1. Na Europa filmam os hospitais lotados filas de caixões aqui só falam porque não mostram ?

  27. O ex ministro da saude, Henrique Mandeta, pode ser um excelente medico, mas um pessimo ministro. Se achava acima do Presidente JB e nao respeitava a hierarquia, alem de se juntar ao "inimigos do povo e do Governo" Presidente da Camara, Presidente do Senado e dos lideres do seu partido o DEM. O preseidente JB foi ate mesmo benevolente em nao demiti-lo assim que começaram as divergencias protagonizadas pelo ex-ministro. Saiu tarde.

    1. Pra quem defende o 'Carniça', esse é fichinha. Por enquanto...

  28. Mentira! A destruição de reputação do ex ministro Mandeta já vai começar porque é só isto que o presidente sabe fazer. O que ele não quer é assumir responsabilidades pelas mortes que virão em peso se relaxarem a quarentena. É o covarde de sempre.

    1. Maria eu já estava passando mal lendo os comentários antes do seu agora, melhorei com visão sensata e sábia sobre Mandetta x Bolsonaro. Li certa vez:"Brasil uma nação composta por: Cego, Mudo e Surdo" Não concordo cem por cento com essa afirmação, mas ela procede.

    2. assiste no YouTube o site Te Atualizei. Título: São Mandetta.

  29. Quero ver quando cutucarem o assunto dos grileiros, fazendeiros e ruralistas na Amazônia (deixa os escândalos da Petrobrás no chinelo); os assuntos de Itaipu; as milícias (digitais e não digitais); rachids... É certo que uma hora a conta chega, vide o próprio Lula que também se achava acima o bem e do mal.

  30. Troque o disco. Essa esquerdalha acéfala, usa antolhos para desviar as maracutaias dos governos esquerdistas, não tem outros argumentos reais então bate nessa tecla, já que o pano de fundo Mariele, morreu mesmo. Que Deus a tenha, e agora deixe sua alma em paz. Mas agora, rebatendo, quem mandou esfaquear o presidente?

  31. JB e os tres tans tans ficaram indignados com a popularidade de Mandetta, sentam encima do próprio rabo para atribuir corrupção ao adversário.todos sabem dos casos de Rachid da familia

    1. Mas para isso ele não pede investigação, ao contrário ,faz acordo para abafar.

    2. Santa ignorância! Para de ler fofoca e assistir a Globo! Te atualiza!

    1. ex ministro Mandetta é cavernoso e muito perigoso! Um lobo em peledecordeiro! DEMoníaco!!!

    2. Essa máxima serve para a amizade com as milícias também, MARIA?

    3. E como! coordenador da campanha do Aécio! Diz -me com quem andas e te direi quem és!"

    1. Vc deveria perguntar como arranjar emprego e renda para os 14 milhões que o governo Dilma e Lula deixaram ,?

    2. Troque o disco. Essa esquerdalha acéfala, usa antolhos para desviar as maracutaias dos governos esquerdistas, não tem outros argumentos reais então bate nessa tecla, já que o pano de fundo Mariele, morreu mesmo. Que Deus a tenha, e agora deixe sua alma em paz. Mas agora, rebatendo, quem mandou esfaquear o presidente?

  32. A unica coisa boa que aconteceu no pleito eleitoral para presidente, foi o de tirar os comunistas, ladrões e corruptos do poder. Porém, instalou-se no Planalto, o Manicômio Federal, comandado pelo Louco Mor e seus dois filhos malucos. Até gora só fizeram merda. É fuderam os trabalhadores. Lamentável.

    1. Acho que, não demora, vc vai querer falar também do caso Marielle. Aqui não é lugar para isso. Comente sobre os 256 milhões no Espólio de Marília Letícia, que nunca trabalhou.

  33. Canalha esse presidente. Corrupção pesada foi a rachadinha dos filhos que ele move a máquina pública para resguardar e ameaçar.

    1. Corrupção pesada ? fala sério, diz que ele é maluco.

  34. Bostanaro inventa as coisas de acordo com suas conveniências. Até agora não mostrou o que houve de fraude eleitoral Chuta!!! Se isso é verdade, por que não apurou? Mais uma doidice desse doido. É leviano também!!!!

    1. Lourival, aqui fala quem paga a assinatura. E essa conversinha de “lulista” já tá bem batida.

    2. Eu votei no Bolsonaro. Ele discursa conforme a conveniência. Como ele. Precisa diminuir o apoio de mais de 70% ao Mandetta, vem com essa agora. Oras ele tinha a caneta e os órgãos de fiscalização, assim deveria ter denunciado antes

    3. Você é lulista, né?! Aqui não é lugar para quem concorda com os desvarios cometidos pelos comunistas.

  35. O psicopata busca a qualquer preço elamear o nome do Mandetta, e muito provavelmente construira e implantara muitas provas falsas a exemplo do que o PT fazia com seus desafetos.

    1. Você já viu nas manchetes dos jornais, quando o Mambeta do passado agia? E dos milhares desviados das secretarias que ele comandava? Estude primeiro, para depois não falar bobagens. Vá lá no portal da transparência.

  36. Se havia suspeitas de corrupção há tempos, onde estavam o Gen. Heleno do GSI e o Alexandre Ramagem da ABIN, que não cuidaram de investigar isso a fundo, antes de divulgar, cortando assim esse mal pela raiz?

    1. Marcos, v. bem sabe que faz uma indagação socrática. A pergunta contém sua resposta. Só se combate corrupção quando não se está embobinado nela. Ou quando familiares, ou amigos, não foram colhidos com a boca na botija. Do contrário, arma-se uma série de estratagemas, polêmicas, ladainhas para cobrir o traseiro. Veja como lograram imobilizar o Grupo Sem Rabo Preso do Senado. Os rabilongos de todos os poderes da Res Putrida temem tal grupo, um dos raros segmentos capazes de inovar politicamente.

  37. Tem q se apurar. Desde o início deste governo tudo, mas tudo que parece o anúncio do "Vaticano", no máximo em 15 de vira realidade. Um país sujo de merda, controlado por políticos em seus clãs, despreparados, como Sarney, FHC, Collor, etc. A esquerda é usada, por incognitiva. Apenas dão as caras e se locupletam. Social-DEMOCRACIA é o codinome do atraso, da delinquência, onde bandidos se locupletam.

  38. Se tem indícios de corrupção, o presidente deveria acionar o MPF e solicitar abertura de investigação. Simples assim.

  39. Só que não ver são os que se escudam na politica para sobreviver...A saude sempre foi um ralo de dinheiro publico... Olhem para saúde do Brasil.

  40. agora o jornalista Antagonista também não assina suas reportagens??? Ta virando globo lixo 2?? cade o nome de quem fez a materia.

    1. Aprendeste bastante com o velho Lula, hein? Odete, Odete...

    2. Perfeito Odete. O discurso dos robôs traz sempre a a mesma justificativa barata.

    3. Odete6 nada disse sobre o Aécio, o Botafogo, o Mandetta é suas máscaras. Aqueles funcionários do MS serão investigados, já q sobre esses funcs públicos aparelhados nada se suspeita!

    4. Esquerdopata detectada. Quiçá seja o novo nick do jose que anda sumido!!!!

    5. ...lamber as botas do trampo-agente laranja e trazer apenas o coronavirus como retribuição dele, disseminar a covid19, envergonhar o BRASIL em diversificadas modalidades, parecer-se com a marginalha petralha, ser acusado pelo planeta de o pior a lidar c/a pandemia, etc...etc...né, mesmo?!

    6. Quem sabe é o DR. LUIZ HENRIQUE MANDETTA também quem tem o criminoso hábito de "fazer "rachids" em dupla c/ o queiroz", dizimar fake news, criar caso c/ a China, mentir e enganar o POVO BRASILEIRO, praticar estelionatário eleitoral, nepotismo, fazer depósitos inexplicáveis, esconder sua covid19 e a familiar, abusar e esconder contas do cartão de crédito.gov, fazer acordões espúrios com a corvolândia stf, quebrar medidas preventivas, colocar os seus e as eleições acima de tudo e de todos....

  41. O histórico do ex ministro envolvido em corrupção não é novidade, agora presidente quem com porcos se mistura farelo come, esse adágio popular revela os bastidores do poder e da politicagem.

    1. PFL? PP? Opa, tem um conhecido deputado que agora é presidente que se esbaldou nesses partidos.

    2. Q é PFL, q é Maluf, q é ARENA, q é P MDB, q é PP, q é PSDB, q é PT, q é PCdoB, quê é CENTRÃO, q é Sarney, q é FHC, q é Dória, q é Renan Calhorda, q é Barbalho, q é Lyra e Bezerra, q é Collor, q é Richa, q é Aécio, q é FHC, c estatais como Odebrecht, JBS, Globo, Itaú, Bradesco. Q têm poderes LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO paralelos. Está tudo mapeado, e ñ haverá retrocesso. Desde 2013 NAS RUAS findamos o CONLUIO entre os 3 PODERES. Breve a PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO p PRISÃO em 2a. instância...

  42. Tomara que seja mais uma denúncia vazia, como a da fraude na sua eleição e outras que tem por hábito soltar, não tomar qualquer providência e torcer para que fiquem apenas como "provas" de que ele seria diferenciado.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO