Governo de Minas GeraisRomeu Zema: nenhuma menção a Bolsonaro no seu material de campanha

Zema e secretários mantêm salários e jetons

06.10.19 18:12

Contrariando promessa de campanha, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), não abriu mão do salário nem o trocou pelo valor simbólico de um salário mínimo, opção dada pela Assembleia Legislativa. Emenda aprovada na reforma administrativa do estado, que começou a valer em 30 de junho, dava 30 dias ao político do Novo para rejeitar o vencimento, assim como o vice-governador Paulo Brant e os secretários de estado.

O governador, o vice e os secretários ganham, respectivamente, 10,5 mil reais, 10,25 mil reais e 10 mil reais — em valores brutos. O Portal da Transparência de Minas mostra que o governador recebeu, até agosto, 8 mil reais líquidos de salário, e os doou a instituições de caridade.

Ao assumir o cargo em janeiro, Zema alegou que repassaria o salário a uma entidade porque descobriu não haver a opção de deixar de recebê-lo. Mas a possibilidade foi criada pela emenda incluída pelos deputados estaduais na reforma administrativa. A reforma foi votada em abril e sancionada em maio, para entrar em vigor um mês depois.

Em 2018, o então candidato do Novo ao governo de Minas registrou em cartório a promessa de que ele, o vice e secretários não receberiam um real enquanto os servidores públicos estivessem com salários atrasados ou parcelados. Depois de eleito, no entanto, apenas Zema e Brant anunciaram as doações.

O jornal O Estado de Minas revelou que os secretários do governo mineiro, além de continuarem recebendo, turbinam os ganhos com a participação em conselhos de empresas públicas do estado. Apesar de ter condenado os jetons na campanha, o governador do Novo disse que errou e que eles são necessários, enquanto o estado não puder dar aumento aos secretários.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto o Novo quer devolver dinheiro do fundo eleitoral, o único governador do partido não cumpre uma promessa que está ao alcance dele. Como é que vai cumprir o que não está?

  2. Se querem voltar a receber os salários, então que resolvam o problema dos atrasos. Boa parte dos servidores que estão com os salários atrasados não ganha nem o salário que eles "não" podem abrir mão, isto pq tem os jetons. Um mínimo de empatia é o que falta à classe política brasileira, que doadores do Novo se juntem para complementar o valor, não importa, o custo de se cumprir o que foi dito é relativamente baixo.

  3. Para que ele fez a promessa e ainda registrou em cartório? Ainda foi lá e prometeu pelos outros. Rapadura é doce, mas não é mole. Ele não precisa do salário e já que os salários dos secretários podem ser turbinados por jetons, então que eles não abrem mão dos salários. Tecnicamente jeton não é salário, é irrelevante se é uma tecnicalidade, o importante é que o que foi dito na campanha tenha sido cumprido. Ele disse que o que ia fazer, não como seria feito.

  4. Chamada imoral da Cruzoé, ESTÁ ABRINDO MÃO DO SALÁRIO SIM! Em favor dos que precisam! Acontinuar ne linha de enganação esquerdista, vou cancelar minha assinatura. Toma tento Zé!

  5. Valeu Zema! Ao menos a gente sabe para onde está indo a grana... Se fica no governo, ou vai ser roubado, ou vai para funcionários públicos.

  6. Pobre Brasil, pobres brasileiros... É facada nas costas de todos os lados. Parece que a nova política do Novo não foi além do discurso mesmo... o partido envelheceu em tempo recorde.

  7. Nessa vcs pisaram na bola, Crusoe!! Colocam um titulo de que o governador não está doando o salário, mas no texto confirmam que está sendo doado.. Aí não...

  8. O Novo30 está renovando a política. Acompanhem direto na fonte, sem intermediários. Estou estranhando a postura de Crusoe.

  9. Se ele está doando o salário, isso é uma forma de abrir mão do salário. Melhor que esse dinheiro vá para os pobres. E se ele está ganhando alguns jetons, ele está vendo que só quem é rico ou corrupto (ou ambas as coisas) não precisa do salário pra sobreviver.

  10. Pela minha avaliacao o Zema e' uma freira no cabare, comparado com os demais governos, anteriores de MG e dos outros estados. So vejo bandido pra td lado. Aqui no RJ a rachadinha e o toma la da ca', viraram coisa normal inclusive com o Senador da familia JB, mergulhada ate o pescoco na lama. Segue em frente Zema e continua trua cruzada de fazer uma gestao de qualidade em MG.

  11. Espero que o Zema continue com essa trajetória que traçou para governar nosso estado. Nós funcionários públicos estamos sentindo que nosso estado, hoje tem um gestor.

  12. Sou mineira de Belo Horizonte e afirmo que Zema vem se revelando um excelente gestor...Minas Gerais há muitos anos vem sendo saqueada...Aécio Neves, Anastasia, Pimentel...cada um desses deixou no governo um rastro de destruição...Zema chega colocando a casa nem ordem, vem pagando em parcelas o décimo terceiro atrasado, honra o salário do funcionalismo, embora tb em parcelas, mas de maneira pontual e corr

  13. Ao Renato escritor desta matéria, não moro em MG, moro em SP. Mas vejo excelente ações de gestão e profissionalismo sendo conduzidas pelo governo de MG. Fala um pouco delas ao povo. Vocês preferem o Pimentel e o PT de volta em MG ?

  14. Antes de ir para a cama com a donzela (eleitor), o sujeito é só amor e promete tudo; depois de consumado o ato, ele desconversa e diz que não é bem assim, casamento não é coisa legal, blá, blá, blá... E a donzela (eleitor) não tem mais saída; virgindade não se repõe.

  15. Disparado o melhor gestor que Minas já teve. PSDB, PT ,PMDB, governaram para a elite política e enriquecimento próprio. Melhor pagar jetom que superfaturar obras como os demais governos passados. Parabéns Zema!

  16. Notícia nada nova (já foi matéria aqui na Crusoé) para um partido nada novo. Requentando café? Pq não fazem busca de matérias que já foram veicularas aqui e assim, caso nada de NOVO para acrescentar faz-se outra pauta.

  17. Prometeu sob uma legislação, que desconhecia. Não podendo cumpri-la, também por motivo legal, passou a doar à beneficência. Sob nova legislação, o cenário mudou. O compromisso também. Entre receber salário mínimo e deixar de contribuir com a caridade com um valor um pouco maior, aquele que vinha repassando, preferiu continuar ajudando os necessitados. Fez bem.

  18. Tem que cumprir o que prometeu, custe o que custar. Desfaça a promessa na próxima eleição. Se assim não o fizer, o Novo ficará velho rapidamente.

    1. Zuriel, passando a régua segundo seus critérios não teremos mais eleições no Brasil e os ditadores não precisarão prometer nada para assumir o poder.

    2. Nao tem q dar chance na proxima eleicao... O cara nao e confiavel!! Mentiu, entao tem que ser expurgado. De outra chance e vai repetir o 171.

  19. Salário é sagrado. Trabalhou, tem que receber. Realmente esse lance de prometer que os secretários não receberiam salários foi uma tremenda bobagem. Não faz sentido. Ele já se explicou e já reconheceu que errou. Falou na campanha o que não sabia. Neste particular, prometeu o que não podia cumprir. Agora é tocar o baco e fazer um excelente governo.

  20. Vou julgar depois de saber a verdade real. Enquanto são só notícias unilaterais vou dar o crédito da dúvida até que haja um esclarecimento com total credibilidade.

  21. Cara de palhaço, votei neste milionário pra quê?? A mesma merda de sempre, deixou 40.000 jovens estudarem e gastarem suas economias para um concurso de agentes penitenciários e praticamente não chamou ninguém, é mais dá mesma merda do mesmo!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO